TIMES

Por Rodrigo Saviani — Curitiba


Revelação do Athletico, o goleiro Mycael confirmou a expectativa e foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para defender o Brasil no Pré-Olímpico. A competição será realizada entre janeiro e fevereiro, na Venezuela, e oferece duas vagas na Olimpíada de Paris.

Goleiro Mycael, do Athletico e seleção, usa lembrança de Bernardo como amuleto

Goleiro Mycael, do Athletico e seleção, usa lembrança de Bernardo como amuleto

Mycael já vinha sendo figura constante nas listas de Ramon Menezes. Com o treinador, ele foi o titular e camisa 1 na conquista do Sul-Americano sub-20, no início de 2023, e esteve presente na convocação da seleção principal em março, para o amistoso com Marrocos, quando Ramon estava como interino.

Depois disso, Mycael foi titular do Brasil no Mundial Sub-20 e vinha sendo chamado para amistosos e treinamentos da seleção pré-olímpica. Em novembro, ele brilhou na conquista do ouro do Brasil no Pan-Americano de Santiago – pegou um pênalti e ainda converteu a cobrança decisiva para a conquista.

Ligação entre Athletico e o ouro olímpico

Com a convocação para o Pré-Olímpico, Mycael dá mais um passo para manter uma recente tradição entre goleiros do Athletico e o Brasil em Jogos Olímpicos: nas duas últimas disputas, no Rio-2016 e em Tóquio-2021, o titular da seleção era o camisa 1 do Furacão.

Foi assim com Weverton (hoje no Palmeiras) e depois com Santos (atualmente no Flamengo), que defendiam o Athletico quando foram chamados e tiveram papel decisivo para a conquista do ouro nas duas edições.

Mycael em ação pelo Brasil no Pan-Americano — Foto: Lesley Ribeiro/CBF

Mycael

Mycael tem 19 anos e 1,91m de altura. Natural de Porto Velho, o jogador chegou ao Furacão em 2018, com 14 anos. Promessa do CT do Caju, o goleiro tem experiência com a amarelinha e diversas convocações para as seleções sub-15, sub-16, sub-17 e sub-20.

Em alta, o goleiro foi promovido para o time principal do Athletico no início da temporada. Ele vem sendo a terceira opção na posição, com Bento como titular e Léo Linck como reserva imediato de Bento. Mycael ainda não estreou no profissional.

O contrato de Mycael com o Furacão vai até março de 2027.

Pré-Olímpico

Além de Mycael, o técnico Ramon Menezes chamou os goleiros Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians) para o Pré-Olímpico.

O Pré-Olímpico será disputado entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto, na Venezuela. O Brasil está no Grupo A ao lado de Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia, adversária da estreia, no dia 23 de janeiro.

Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para o quadrangular final, que garantirá campeão e vice nos Jogos de Paris.

Veja também

Mais do ge