TIMES

Por Arthur Ribeiro e Gil Costa — Teresina


Wallace Lemos, técnico do Piauí, comentou sobre o trabalho de mapeamento da equipe sub-20, que vai disputar o Campeonato Piauiense da categoria. O treinador reiterou que vai buscar usar até 12 jogadores da equipe amadora do Enxuga Rato durante a formação do elenco principal para Série B do estadual, que, de acordo com o treinador, deve ter 20 atletas de fora contratados.

Wallace Lemos, técnico do Piauí — Foto: Gil Costa

- Tenho uma conversa com a diretoria para a gente trazer 20 atleta para o profissional, na Série B (do Piauiense). Atletas que vão oportunizar seus momentos. Gosto muito de olhar para a base. A gente está trazendo alguns atletas importantes que a gente acredita que eles possam estar dando contribuição no profissional. Vamos ter de 10 a 12 atletas dessa equipe (do sub-20). Quem for merecendo vai tendo oportunidade - relatou Wallace Lemos, técnico do Piauí.

O Enxuga Rato fez o convite para Wallace Lemos, que aceitou o trabalho para não somente comandar o profissional, mas também para auxiliar no trabalho da categoria de base do clube. O trabalho integrado das equipes principal e amadora auxiliaram o "aceito" do treinador em relação ao pedido.

Equipe sub-20 do Piauí — Foto: Gil Costa

- É uma situação que nos agrada. Mesmo a gente estando no profissional. A gente sempre tem esses olhos voltados para a categoria de base. A gente tem esse costume de trazer esses atletas para trabalhar conosco. Quando surgiu esse convite da diretoria, a gente viu com bons olhos. Somos sabedores que podemos fazer uma situação que sempre tivemos vontade de fazer desde a minha chegada, que é procurar a estruturar novo modelo de gestão - treinador do Enxuga Rato.

Equipe sub-20 do Piauí — Foto: Gil Costa

O Enxuga Rato foi o primeiro clube a definir seu treinador para a Série B de 2024. Wallace Lemos, experiente no futebol piauiense, vai comandar a equipe nesta tentativa de retornar à Primeira Divisão local.

Neste ano, o profissional estava no Oeirense, onde conseguiu chegar até a semifinal do Piauiense. O Rubro-Anil vai ser o quinto clube do técnico do estado. Na elite estadual, Wallace foi duas vezes vice-campeão e chegou duas vezes às semifinais.

Jogo treino Piauí sub-20 x Fluminense-PI — Foto: Gil Costa

Até o momento, além do Atlético-PI, Flamengo-PI e Piauí, o Comercial-PI também demonstrou interesse em participar da competição, porém, o clube de Campo Maior está aguardando o aporte financeiro de um patrocinador máster para assegurar sua vaga na Segunda Divisão deste ano.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) ainda não divulgou a data do arbitral da competição – reunião que vai definir tabela e datas. Os dois primeiros colocados garantem um lugar na primeira divisão do Campeonato Piauiense em 2025.

Veja outros trechos da entrevista de Wallace Lemos

Wallace Lemos, técnico do Piauí — Foto: Gil Costa

Observação de atletas com jogadores da base de fora do estado

- A gente vem fazendo algumas observações e trazendo alguns atletas que a diretoria nos deu o respaldo de poder trazer atletas de fora para avaliação. Isso é importante. Para que a gente possa movimentar o mercado e a gente sair sempre do "mais do mesmo", que a gente via atleta saindo de um clube, rodava para o outro, ia para o mesmo. A gente vê de uma outra forma. Tem que ser um processo evolutivo. Que a gente possa formatar um grupo importante.

Princípio do trabalho

- É o principal objetivo (acesso). A gente sabia que o processo de montagem para a Série B está um pouco distante. Mas como a gente está no mercado, a gente tem algo previsto (de contratações), conversando com algumas situações, para que a gente possa, no momento mais oportuno, divulgar esses atletas e que a gente possa iniciar nossa pré-temporada. O foco agora é o sub-20 para buscar as melhores colocações na competição.

Veja também

Mais do ge