TIMES

Por Redação do ge — Teresina


O Conselho Deliberativo do Parnahyba agendou a data da eleição para a definição da presidência do clube para os próximos três anos. O pleito vai ocorrer no dia 20 de outubro, no CT Petrônio Portela, no bairro Nossa Senhora de Fátima, no litoral do estado.

CT Petrônio Portela do Parnahyba — Foto: Firmo Nogueira

Tem direito ao voto e a se candidatar a qualquer cargo somente os sócios que não possuem inadimplência com o clube. Esta eleição também vai escolher os componentes do Conselho Deliberativo, da Diretoria e do Conselho Fiscal do Parnahyba para o próximo triênio.

O pleito deste ano vai ficar marcado por ser a primeira eleição que vai eleger cargos para os próximos três anos. Anteriormente, o regulamento do clube determinava que os mandatos tinham validade de dois anos. Porém, em uma reunião extraordinária do Conselho, realizada no dia 5 de março deste ano, alterou para a duração de três anos.

Eureliano Barros, presidente do Parnahyba — Foto: Julio Costa/ge

Atualmente, o Parnahyba é presidido por Eureliano Barros e Casé Neves é o líder do Conselho Deliberativo Azulino. O mandato de ambos vai finalizar no final deste ano.

Com Eureliano Barros à frente do clube, o Parnahyba foi vice-campeão do Campeonato Piauiense por duas oportunidades, a última vez nesta temporada. Na ocasião, o Tubarão perdeu a decisão do estadual nos pênaltis, para o Altos. Relembre a final abaixo.

Os pênaltis de Altos 4 x 3 Parnahyba, pela final do Campeonato Piauiense 2024

Os pênaltis de Altos 4 x 3 Parnahyba, pela final do Campeonato Piauiense 2024

Relembre imbróglio das eleições do Parnahyba no final de 2023

Parte do Conselho Deliberativo do Parnahyba convocou os sócios para as eleições do clube para o dia 8 de outubro do ano passado. Na ocasião, o edital foi assinado pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Dutra.

Casé Neves, presidente do Conselho Deliberativo do Parnahyba — Foto: Lucas Marinho

No entanto, o ato foi considerado ilegal pelo presidente do Conselho, Casé Neves, que publicou ato administrativo cancelando as eleições. Mesmo assim, um grupo de conselheiros e sócios considerou o ato ilegal e realizou o pleito normalmente, elegendo a Chapa Jonas Guimarães para mandato de três anos.

A situação foi judicializada por Casé e pelo atual presidente do clube, Eureliano Barros. Segundo a atual gestão, o Parnahyba não tem sócios suficientes para realizar uma eleição e por isso o mandato atual, tanto do presidente quanto do Conselho Deliberativo, devem ser adiados por um ano.

A atual gestão do Conselho Deliberativo se reuniu e votou pelo não-reconhecimento do pleito realizado em outubro. Ainda assim, outro grupo de conselheiros ignorou a decisão e realizou a eleição de sua mesa diretora normalmente, elegendo João Medeiros para presidente do CODE e Paulo Eudes para o cargo de presidente da diretoria executiva.

Parnahyba x River-PI, Campeonato Piauiense 2024, Bismarck — Foto: Pablo Cavalcante

Dentro de campo, o Parnahyba vai voltar a disputar uma partida oficial somente no próximo ano. Como foi finalista do Campeonato Piauiense de 2024, o Tubarão ganhou o direito de representar o Piauí na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube também vai disputar o estadual em 2025.

Veja também

Mais do ge