TIMES

Por Wenner Tito — Teresina


A conquista do título piauiense pelo Altos neste sábado ajudou, indiretamente, uma outra equipe dentro do estado. Eliminado antes das semifinais do Campeonato Piauiense, o Fluminense-PI ficou sem vaga direta em competições nacionais para 2025. No entanto, a conquista do estadual colocou o Altos direto na fase de grupos da Copa do Nordeste, deixando a vaga do Piauí na fase prévia para o segundo colocado no Ranking Nacional de Clubes, o Vaqueiro. Entenda os detalhes a seguir.

Título do Altos no Campeonato Piauiense favorece Fluminense-PI — Foto: Weslley Douglas

Para a Copa do Nordeste, o campeão piauiense tem vaga direta na fase de grupos, enquanto o melhor colocado no RNC, hoje o Altos, disputa a fase prévia. Com o título do alviverde, a vaga vai para o segundo colocado, Fluminense-PI, que não pode ser ultrapassado por nenhum outro clube do estado. No ranking atual, foram considerados os resultados de 2019 a 2023, e os piauienses estão dispostos assim:

Piauienses no Ranking de Clubes da CBF

  • 56º: Altos (2.010 pontos)
  • 91º: Fluminense-PI (784 pontos)
  • 97º: 4 de Julho (690 pontos)
  • 136º: Parnahyba (380 pontos)
  • 179°: River-PI (226 pontos)
  • 192º: Picos (180 pontos)

Entenda como funciona o ranking

A CBF divulga ao fim de cada temporada o Ranking Nacional de Clubes, que leva em consideração a participação das equipes em competições nacionais nos últimos cinco anos. A cada atualização, são incluídos os resultados do último ano e desconsiderados os resultados mais antigos na versão anterior do RNC. Além disso, a pontuação pelos resultados mais recentes é multiplicada por cinco, do penúltimo ano por quatro, e assim sucessivamente, até o quinto ano em que a pontuação tem peso 1.

Em 2024, três times piauiense somam pontos no RNC: River-PI e Fluminense-PI, que disputaram a Copa do Brasil e ainda tem a Série D pela frente; além do Altos, que também disputará a quarta divisão nacional. Pela eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, Galo e Vaqueiro somaram 25 pontos, que valerão 125 na próxima atualização do ranking (peso 5 por ser pontuação da temporada atual).

River-PI disputa Série D, mas não tem possibilidade de ultrapassar Fluminense-PI mesmo em caso de título — Foto: Maria Vitória/River AC

Na Série D, a pontuação mínima que cada time somará no Ranking 2024 será 255 (51 por uma possível eliminação na primeira fase multiplicado por cinco). Em caso de título, o campeão somará 500 pontos (100 com peso 5).

Na próxima atualização do ranking, serão desconsiderados os resultados de 2019. Naquele ano, Altos e River-PI disputaram a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, e ambos foram eliminados na primeira fase nas duas competições e somaram 66 pontos no RNC, que serão descartados na próxima atualização.

O Fluminense-PI também perderá pontos, uma vez que os 101 somados pela eliminação na primeira fase da Série D e segunda fase da Copa do Brasil em 2022 deixarão de valer 404 (peso 4) e passarão a valer 303 (peso 3). O mesmo vale para a pontuação de 2023.

Campanha do Fluminense-PI na Copa do Brasil 2022 contará menos pontos na próxima atualização do RNC — Foto: Aldo Carvalho

Considerando estas pontuações, nenhum clube piauiense poderá ultrapassar o Altos no RNC ao fim desta temporada. Na disputa pela segunda colocação, o Fluminense-PI terminará o ano com no mínimo 937 pontos, caso seja eliminado na primeira fase da Série D. O River-PI, mesmo que seja campeão da quarta divisão, chega a no máximo 705 pontos. Veja abaixo as projeções de pontos para as três equipes ao fim de 2024:

  • Altos: 1.668 a 1.913
  • Fluminense-PI: 937 a 1.182
  • River-PI: 460 a 705

Eliminado antes das semifinais do Campeonato Piauiense, o Fluminense-PI só volta a campo no fim de abril, para a estreia da Série D.

Altos, Fluminense-PI e River-PI estão no Grupo A2 da Série D, ao lado de Maranhão, Moto Clube, Águia de Marabá, Cametá e Tocantinópolis. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta em 14 rodadas e os quatro melhores colocados avançam para a segunda fase.

Veja também

Mais do ge