TIMES

Por Wenner Tito — Teresina


Eliminado antes das semifinais do Campeonato Piauiense, o Fluminense-PI ficou sem vaga direta em competições nacionais para 2025. No entanto, os torcedores do Vaqueiro tem motivos para torcer pelo Altos na final estadual. Isto porque, em caso de título do Jacaré, a vaga do estado na Pré-Copa do Nordeste irá para o segundo time melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes, posição ocupada pelo Vaqueiro. Entenda os detalhes a seguir.

Altos eliminou o Oeirense na semifinal do, Campeonato Piauiense 2024 — Foto: Ascom

A CBF divulga ao fim de cada temporada o Ranking Nacional de Clubes, que leva em consideração a participação das equipes em competições nacionais nos últimos cinco anos. A cada atualização, são incluídos os resultados do último ano e desconsiderados os resultados mais antigos na versão anterior do RNC. Além disso, a pontuação pelos resultados mais recentes é multiplicada por cinco, do penúltimo ano por quatro, e assim sucessivamente, até o quinto ano em que a pontuação tem peso 1.

Para a Copa do Nordeste, o campeão piauiense tem vaga direta na fase de grupos, enquanto o melhor colocado no RNC, hoje o Altos, disputa a fase prévia. Em caso de título alviverde, a vaga vai para o segundo colocado. No ranking atual, foram considerados os resultados de 2019 a 2023, e os piauienses estão dispostos assim:

Fluminense-PI torce por título do Altos para ter calendário em 2025 — Foto: Wesley Douglas

Piauienses no Ranking de Clubes da CBF

  • 56º: Altos (2.010 pontos)
  • 91º: Fluminense-PI (784 pontos)
  • 97º: 4 de Julho (690 pontos)
  • 136º: Parnahyba (380 pontos)
  • 179°: River-PI (226 pontos)
  • 192º: Picos (180 pontos)

Em 2024, três times piauiense somam pontos no RNC: River-PI e Fluminense-PI, que disputaram a Copa do Brasil e ainda tem a Série D pela frente, além do Altos, que também disputará a quarta divisão nacional. Pela eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, Galo e Vaqueiro somaram 25 pontos, que valerão 125 na próxima atualização do ranking (peso 5 por ser pontuação da temporada atual).

Na Série D, a pontuação mínima que cada time somará no Ranking 2024 será 255 (51 por uma possível eliminação na primeira fase multiplicado por cinco). Em caso de título, o campeão somará 500 pontos (100 com peso 5).

Na próxima atualização do ranking, serão desconsiderados os resultados de 2019. Naquele ano, Altos e River-PI disputaram a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, e ambos foram eliminados na primeira fase nas duas competições e somaram 66 pontos no RNC, que serão descartados na próxima atualização.

Eliminado na semifinal do Piauiense, River-PI depende de acesso para ter calendário em 2025 — Foto: Weslley Douglas

O Fluminense-PI também perderá pontos, uma vez que os 101 somados pela eliminação na primeira fase da Série D e segunda fase da Copa do Brasil em 2022 deixarão de valer 404 (peso 4) e passarão a valer 303 (peso 3).

Considerando estas pontuações, nenhum clube piauiense poderá ultrapassar o Altos no RNC ao fim desta temporada. Na disputa pela segunda colocação, o Fluminense-PI terminará o ano com no mínimo 1.063 pontos, caso seja eliminado na primeira fase da Série D. O River-PI, mesmo que seja campeão da quarta divisão, chega a no máximo 785 pontos. Veja abaixo as projeções de pontos para as três equipes ao fim de 2024:

  • Altos: 1.668 a 1.913
  • Fluminense-PI: 937 a 1.182
  • River-PI: 460 a 705

River-PI e Altos se enfrentaram duas vezes em 2024 e tem novo encontro na quarta-feira — Foto: Maria Vitória/River AC

Eliminado antes das semifinais do Campeonato Piauiense, o Fluminense-PI só volta a campo no fim de abril, para a estreia da Série D. O River-PI, que caiu nas semifinais do estadual no último fim de semana, segue na disputa da Copa do Nordeste, competição pela qual enfrenta o Altos na próxima quarta-feira.

Altos, Fluminense-PI e River-PI estão no Grupo A2 da Série D, ao lado de Maranhão, Moto Clube, Águia de Marabá, Cametá e Tocantinópolis. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta em 14 rodadas e os quatro melhores colocados avançam para a segunda fase.

Veja também

Mais do ge