TIMES

Por Pablo Cavalcante — Teresina


O Campeonato Piauiense 2024 nem começou, mas as movimentações de mercado, realizadas até agora pelos postulantes ao título estadual, apontam que a competição terá muitas caras novas, em relação aos últimos anos.

Apesar disso, algumas “figurinhas carimbadas” do futebol local estão confirmadas para a próxima temporada e prometem não ser figurantes na disputa do torneio. O ge listou alguns dos nomes mais conhecidos do Campeonato Piauiense e que desfilarão pelos campos do estadual.

Bismarck - meia Parnahyba

Bismarck, meia do Fluminense-PI — Foto: Weslley Douglas

Bicampeão piauiense, atuando por River-PI (2019) e Fluminense-PI (2022), o armador chega ao Parnahyba para defender seu quinto clube no estado. Após passagens por Timon-PI e Oeiriense, além dos clubes citados anteriormente, o meia de 33 anos chega ao Tubarão como uma das referências técnicas do elenco azulino.

Flávio Araújo – técnico Altos

Flávio Araújo, técnico do Altos — Foto: Samuel Pereira / A.A Altos

Personagem mais vitorioso entre os citados nesta lista, Flávio Araújo é a principal esperança do Altos para a retomada do título estadual, em 2024. Pentacampeão do Piauí (2004, 2005, 2008, 2015, 2019), o treinador defenderá seu sexto clube piauiense. Antes do Jacaré, treinou River-PI, 4 de Julho, Parnahyba, Barras e Oeirense.

Gilmar Bahia – zagueiro Picos

Gilmar Bahia, zagueiro do Picos — Foto: Matheus H. - S.E.P.

Caminhando para sua 16ª temporada no futebol do Piauí, Gilmar Bahia pode ser considerado um jogador histórico do esporte local. O zagueiro de 35 anos foi um dos pilares do Picos na campanha que devolveu o Zangão à Série A, em 2023. Campeão piauiense pelo 4 de Julho (2020), Bahia já vestiu as cores de Parnahyba, Picos, 4 de Julho, Ferroviário-PI, Fluminense-PI, Comercial-PI.

Jaílson - goleiro Parnayba

Jaílson, goleiro do Flamengo-PI — Foto: Pablo Cavalcante

Parceiro de Gilmar Bahia no título estadual do Colorado em 2020, Jaílson é outro nome com larga história no futebol local. Em sua carreira, o goleiro defendeu os gols de 4 de Julho, Picos, Timon-PI, Ferroviário-PI, Flamengo-PI e Altos, clube pelo qual também foi campeão piauiense, em 2018. Aos 36 anos, ele guarda as redes do Parnahyba, na próxima temporada.

Leandro Amorim - zagueiro Altos

Leandro Amorim, zagueiro Altos — Foto: Júlio Costa

O Xerife está de volta. Dois anos após sua saída, Leandro Amorim retorna ao Altos para jogar o estadual. Campeão piauiense pelo clube em 2021, o zagueiro tem longo histórico no futebol local, com passagens por 4 de Julho, Comercial-PI, Timon-PI, Corisabbá, Flamengo-PI, River-PI, além da Manga Mecânica.

Tiaguinho – lateral-esquerdo Oeirense

Tiaguinho, lateral do Oeirense — Foto: Thiago Reis/Oeirense

Entre os que entram em campo, quem tem mais (títulos do Campeonato Piauiense), tem três. Campeão com Fluminense-PI (2022) e Altos (2021 e 2018), Tiaguinho está de volta à Série A estadual, agora defendendo o Oeirense, após um ano afastado dos gramados, devido a uma grave lesão no joelho. Anteriormente, o experiente lateral-esquerdo vestiu as camisas de Altos, Comercial-PI, Fluminense-PI, River-PI, flamengo-PI, Piauí.

O Campeonato Piauiense 2024 inicia no dia 13 de janeiro, com os confrontos entre River-PI e Picos, além de Corisabbá e Oeirense. Nesta edição, a competição terá um formato diferente dos últimos dois anos, com as equipes estando divididas em dois grupo durante toda a primeira fase.

Grupo A

  • 4 de Julho
  • Altos
  • Picos
  • River-PI

Grupo B

  • Coirisabbá
  • Fluminense-PI
  • Oeirense
  • Parnahyba

River-PI campeão do Piauiense 2023 — Foto: Aldo Carvalho

Aos finalistas do estadual são garantidas vagas no Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil. O campeão piauiense também ganha o direito de disputar a Copa do Nordeste.

Veja também

Mais do ge