TIMES

Por Redação do ge — Teresina


O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) confirmou para esta quarta-feira o julgamento do Comercial-PI, acusado de realizar a escalação irregular do lateral-esquerdo Lucas Piauí, em partida contra o River-PI, válida pela 13ª rodada do Campeonato Piauiense.

TJD define data para julgamento do Comercial-PI — Foto: reprodução

Em documento assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Marcelo Leonardo Barros Pio, o julgamento fica agendado para às 19h, minutos antes do início das semifinais do Campeonato Piauiense. A sessão deve ocorrer de forma virtual, por meio de vídeo conferência.

Artigos que o Comercial-PI pode ser punido

Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente.

Art. 191. Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento:

PENA: (Revogada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)

  • I - de obrigação legal; (AC).
  • II - de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; (AC).
  • III - de regulamento, geral ou especial, de competição. (AC).

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a 100.000,00 (cem mil reais), com fixação de prazo para cumprimento da obrigação. (AC).

Marcelo Pio, presidente do TJD-PI — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

O Comercial-PI finalizou a fase de classificação do Campeonato Piauiense na sexta posição, com 15 pontos conquistados. Em caso de punição, o clube pode perder três pontos e, desta maneira, ser ultrapassado pelo Corisabbá, caindo para sétima colocação e rebaixado para Série B do estadual.

Relembre o Caso

Lucas Piauí recebeu cinco cartões amarelos no decorrer da competição. O primeiro deles diante do Parnahyba, na sétima rodada, e depois mais dois diante do Fluminense-PI, no dia 12 de fevereiro, pela oitava rodada do estadual, quando foi expulso. Segundo o regulamento do Campeonato Piauiense, quando o jogador recebe dois cartões amarelos na mesma partida, eles não entram na contagem dos três cartões amarelos que geram punição automática.

Lucas Piauí, lateral do Comercial-PI — Foto: Pablo Cavalcante

Art. 22 – O jogador expulso de campo terá obrigatoriamente que cumprir a suspensão automática de 01 (um) jogo, de acordo com o determinado pela CBF e FIFA.

§2º – Quando um atleta receber um cartão amarelo e, posteriormente, na mesma partida, receber o segundo cartão amarelo com a exibição consequente do cartão vermelho, os cartões amarelos não serão considerados para o cômputo da série dos três cartões amarelos que geram o impedimento automático de 01 (uma) partida.

Por ter sido expulso, Lucas deveria cumprir um jogo de suspensão automática, que foi cumprida no W.O sobre o Ferroviário-PI, na 9ª rodada. O atleta voltou a campo no jogo seguinte, diante do Altos, e recebeu novo amarelo. Na partida seguinte, contra o Corisabbá, o atleta não foi relacionado, pois o clube havia contado um dos cartões contra o Fluminense-PI, e assim ele teria somado o terceiro cartão no jogo contra o Jacaré.

No jogo seguinte, Lucas volta a ser relacionado contra o 4 de Julho e recebe nova advertência, esta sim contando como terceiro cartão amarelo, segundo o regulamento. Desta forma, Lucas deveria cumprir suspensão automática contra o River-PI, pela 13ª rodada. Mas o atleta entrou em campo como titular, sendo substituído no segundo tempo.

River-PI x Comercial-PI - Campeonato Piauiense 2023 — Foto: Reprodução / Eleven Sports

Confira a sequência de jogos de Lucas Piauí desde o primeiro cartão

  • 05/02: contra o Parnahyba -recebeu o primeiro amarelo no campeonato
  • 12/02: contra o Fluminense-PI - recebeu dois cartões amarelos e foi expulso
  • 15/02: contra o Ferroviário-PI - W.O
  • 26/02: contra o Altos - Recebeu um cartão amarelo
  • 04/03: contra o Corisabbá - Não foi relacionado
  • 12/03: contra o 4 de Julho - recebeu um cartão amarelo
  • 16/03: River - Entrou em campo, supostamente irregular

Veja também

Mais do ge