TIMES

Por Redação do ge — Recife


Ao entrar em quadra neste domingo para a final da Liga Nacional de Futsal, o pernambucano Richard estará realizando um sonho. Será sua primeira vez na decisão do torneio, coroando uma temporada quase perfeita e desmentindo quem, na época do Sport, desacreditava da carreira do hoje principal jogador do Atlântico Erechim-RS e artilheiro da competição.

O duelo é contra o Joinville, às 10h deste domingo, com transmissão ao vivo pela Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Formado na base do Sport, Richard é artilheiro da Liga Futsal e disputa título neste domingo

Formado na base do Sport, Richard é artilheiro da Liga Futsal e disputa título neste domingo

Richard é o artilheiro da Liga Nacional com 30 gols em 28 jogos. Aos 30 anos, vive auge da carreira, que começou nas quadras do Sport, clube onde esteve dos 5 aos 17 anos. Durante esse período, o avô era diretor da modalidade, o que rendeu muito desgaste pro jogador - e muita desconfiança no seu talento.

"Muita gente falava que eu só jogava porque era filho do diretor, tinha esse preconceito. E a minha saída pra fora, foi pra isso, pra mostrar que eu também jogo bem. Muita gente desacreditava, achava que eu ia bater e voltar, mas graças a Deus eu consegui batalhando, trabalhando, estar entre os grandes nomes do Brasil", afirmou o jogador.

Richard deixou o Sport para ir ao Palmeiras, onde chegou a tentar a transição pro futebol de campo, sem sucesso. Depois jogou por clubes de Santa Catarina (Marreco e Jaraguá) até chegar, em 2020, no Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.

Richard, artilheiro da Liga Nacional de Futsal pelo Atlântico de Erechim — Foto: Divulgação/Atlântico

Depois de três temporadas por lá chegou ao Atlântico e tem alcançado grande sucesso. De quatro competições, chegou à final em três - ganhou a Copa RS, perdeu a Copa Gramado para o Joinville e agora terá oportunidade de revanche contra o clube catarinense, pela Liga Nacional.

- É a competição que todo mundo quer ganhar. Tem aquela ansiedade pré-jogo, mas vai chegando mais perto isso diminui. O grupo tá bem confiante, já vem todo mundo alegre, nosso mental tá muito tranquilo quanto a isso.

Ganhar o título, portanto, seria o coroamento da temporada de excelência. E a chance de dar ainda mais orgulho a seu Beto, avô e principal incentivador de Richard. E a ele que dedicou todos os gols que fez na temporada. E espera dedicar também o troféu de campeão.

- Me emociono um pouco ao falar do meu avô. Dois meses atrás a gente passou um negócio muito difícil. Meu avô foi internado e isso me abalou um pouco. Hoje ele tá bem então é o jeito que eu consigo carregar ele comigo, cada gol que faço dedico a ele e eu sinto que ele tá sempre comigo nos jogos e isso é o mínimo que posso fazer - conta.

Richard, artilheiro da Liga Nacional de Futsal, em destaque com seu avô, Beto, no início na base do Sport — Foto: Arquivo pessoal

Veja também

Mais do ge