TIMES

Por Daniel Leal e Camila Sousa — Recife


A Ilha do Retiro é um canteiro de obras. Maquinário pesado, entulhos, funcionários em intensa atividade. A movimentação para o processo de modernização do estádio, porém, pode ser paralisada a qualquer momento.

Confira imagens das obras no gramado da Ilha do Retiro

Confira imagens das obras no gramado da Ilha do Retiro

Em processo de modernização, a casa rubro-negra recebe um investimento milionário para a troca do gramado e a instalação de um novo sistema de iluminação. É esta a razão pela qual a direção admite a possibilidade de fazer uma pausa nas obras.

O Sport foi punido com a perda de oito mandos de campo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo atentado ao ônibus do Fortaleza. Por essa razão, o clube estima um prejuízo de R$ 4 milhões e, por isso, calcula a necessidade de interromper as obras na Ilha do Retiro.

Obras na Ilha do Retiro — Foto: Daniel Leal/ge

A informação sobre a paralisação da obra foi avançada pela Rádio Jornal e confirmada pelo ge junto à assessoria de comunicação rubro-negra.

O Sport vai tentar reverter a pena com um recurso ao Pleno do STJD. Mesmo que consiga manter as obras normalmente, os prazos para a conclusão da reforma foram estendidos.

E como estão as obras neste momento?

O ge esteve nesta semana na Ilha do Retiro para uma atualização do que já foi feito e do que ainda há para fazer dentro da programação do clube. Os custos da obra estão orçados desde o princípio em R$ 8 milhões e não foram modificados.

Diferentemente do prazo para a conclusão das obras. Quando anunciou a reforma, o clube estimou, através do seu site oficial, que a conclusão da modernização se daria em abril. O novo prazo agora para que tudo fique pronto é agosto. Nesta altura, a Série B deverá já ter passado da metade.

- Já retiramos cerca de 70 centímetros entre gramado, solo e camada de brita. Chegamos na camada de impermeabilizante para, a partir daí, fazer uma terraplanagem e começar a parte de drenagem e irrigação do gramado - afirmou o engenheiro do Sport Walter Revoredo.

Já retirado, o antigo sistema de drenagem será reaproveitado no campo auxiliar. Nas escavações, inclusive, os funcionários rubro-negros foram surpreendidos com peças da época em que a Ilha do Retiro foi inaugurada, em 1937.

- Não sabíamos que iríamos encontrar. Encontramos tubulações da época de inauguração do estádio, com manilhas de concreto. Até guardamos algumas para o museu do clube porque são realmente peças históricas - disse Revoredo.

Manilhas faziam parte da estrutura da época da inauguração da Ilha do Retiro; peças vão para museu do clube — Foto: Daniel Leal/ge

Ao todo, cerca de 700 caçambas de areia já foram retiradas do campo da Ilha do Retiro. O material, no entanto, está estocado na sede à espera de uma licença da Prefeitura do Recife para ser removido. O destino será o Centro de Treinamento do clube.

O Sport estima que, neste momento, já foram executados 60% do trabalho de terraplanagem. A estimativa para que o gramado já esteja plantado é de mais três meses.

O que está em execução nas obras:

  • Renovação do gramado e da drenagem do campo
  • Instalação de painéis de LED para substituir os atuais refletores
  • Troca de toda a fiação do estádio

Qual será o gramado da Ilha do Retiro?

A nova grama da Ilha do Retiro será a "bermuda celebration". O engenheiro Walter Revoredo explicou que esse tipo é o mais indicado para pisos esportivos e em locais com clima tropical.

- Essa grama se adapta melhor em grandes arenas, tipo Macaranã, Arena de Pernambuco, e outras arenas do futebol brasileiro - afirmou.

Estádio Ilha do Retiro completou dois meses de obras — Foto: Daniel Leal/ge

Nova iluminação

Em paralelo às obras no piso, o Sport também trabalha na modernização das instalações elétricas e troca da iluminação, com instalação de painéis de led nos refletores.

- Além da troca do gramado estamos fazendo toda a revitalização da parte elétrica, em fase de projeto uma nova subestação e trocar toda infraestrutura, colocando toda a iluminação, led para atender às exigências da CBF - explicou Revoredo.

Obras na Ilha do Retiro podem ser paralisadas — Foto: Daniel Leal/ge

- Iniciaremos com 1500 lux (de iluminação) e depois, com acesso para a Série A, teremos 2500 lux, além da pintura do estádio interna e externa - concluiu o engenheiro rubro-negro.

O desejo maior do presidente do Sport, Yuri Romão, que seria realizar um "retrofit" da Ilha do Retiro, modernizando por completo o Adelmar da Costa Carvalho, por ora, está paralisado.

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge