TIMES

Por Redação do ge — Recife


Rafael Pereira anunciou, nesta quarta-feira, a aposentaria dos gramados aos 39 anos. O agora ex-zagueiro, com passagens por Náutico, Santa Cruz e Sport, fez o comunicado através das redes sociais. Ele, no entanto, deverá seguir trabalhando nos bastidores do mundo da bola.

Rafael Pereira, zagueiro do Santa Cruz — Foto: Rafael Melo/SCFC

- Esse comunicado não é uma despedida do futebol, mas sim uma transição para novos desafios que essa paixão irá me proporcionar - conta.

O último clube do zagueiro foi o Santa Cruz, no primeiro semestre desse ano, onde esteve como titular absoluto.

Antes, no Recife, Rafael Pereira passou, em 2013, pelo Sport, quando participou da campanha do acesso à Série A. Ele defendeu também o Náutico, entre 2015 e 2016.

Rafael Pereira esteve no Ituano entre 2022 e 2023 — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Em quase duas décadas de carreira, Rafael Pereira 700 jogos. No currículo, faturou os títulos de campeão catarinense (2021) e cearense (2017 e 2018).

Rafael Pereira ainda acumulou passagens por 16 clubes, entre os quais, além dos pernambucanos, passou por Chapecoense, Juventude, Criciúma, Ceará, Avaí e Ituano.

Texto de Rafael Pereira na íntegra

O sonho de menino se tornou realidade. Das quadras de futsal de Taió para os principais gramados do nosso país. Um recorte simples que serve para ilustrar os últimos 31 anos da minha vida. Todos eles dedicados ao futebol. De diferentes maneiras, mas sempre com a mesma paixão. Esse esporte foi de lazer à profissão. Da emoção à razão. Isso se tornou minha vida. Uma jornada de luta, desenvolvimento e conquistas.

O futebol me proporcionou conhecer o mundo, criar novas relações e aprender sobre culturas distintas. Foram mais de 700 partidas oficiais, 16 escudos diferentes, títulos, gols, acessos de divisão, competições internacionais e a certeza de que viver todos os sacrifícios valeram a pena.

Esse comunicado não é uma despedida do futebol, mas sim uma transição para novos desafios que essa paixão irá me proporcionar. Deixo os gramados para trabalhar nos bastidores e repassar um pouco da minha realidade para as novas gerações. Gerar oportunidades para que outros sonhos se materializem será minha nova missão.

Obrigado, futebol!

Veja também

Mais do ge