TIMES

Por Redação do ge — Recife


Agraciada com cinco jogos na Copa do Mundo de 2014, Recife acumulou histórias curiosas dentro e fora da Arena de Pernambuco. Esta sexta-feira marca dez anos da primeira das partidas, a vitória da Costa do Marfim sobre o Japão por 2 a 1, e o ge recorda momentos daqueles dias agitados na capital pernambucana.

No estádio, os torcedores viram duelos memoráveis - como a zebra histórica da Costa Rica sobre a Itália e a vitória da Alemanha sobre os EUA em dia de dilúvio. Nas ruas, teve união de torcedores japoneses e do Íbis, e o famoso ator Will Ferrell animando compatriotas norte-americanos numa boate no bairro de Boa Viagem.

Willl Ferrel convoca norte-americanos em boate no Recife para EUA x Alemanha, pela Copa do Mundo 2014 — Foto: Reprodução

Will Ferrell se inspira em Suárez e promete "morder alemães"

Empolgada pela vitória sobre Gana, na estreia, e empate com Portugal, a seleção dos Estados Unidos foi para a terceira partida na fase de grupos podendo empatar com a Alemanha pela classificação. E nas vésperas do jogo, os torcedores norte-americanos no Recife se reuniram numa boate para uma noite bem animada com a presença ilustre do ator Will Ferrell.

O humorista, trajado com a camisa de sua seleção, brincou como se fosse entrar em campo: "Se o jogo tiver muito contato, eu vou morder todos os jogadores alemães que eu precisar". Uma clara referência à famigerada mordida de Luís Suárez em Chiellini no Uruguai x Itália ocorrida dois dias antes.

Em 2014, no Recife, Will Ferrell diz que "morderá jogadores alemães se for preciso", antes de EUA x Alemanha, pela Copa do Mundo

Em 2014, no Recife, Will Ferrell diz que "morderá jogadores alemães se for preciso", antes de EUA x Alemanha, pela Copa do Mundo

Dilúvio em vitória da Alemanha

Muller marca gol em Alemanha x EUA marcado por muita chuva — Foto: Reuters

Os norte-americanos e Will Ferrell não poderiam imaginar, mas no dia seguinte a ida à Arena de Pernambuco foi bastante complicada por conta de um verdadeiro dilúvio que caiu no Recife. A cidade praticamente parou com inundações, e o acesso ao estádio foi complicado até mesmo para as seleções.

A drenagem do campo, para o bem do futebol, funcionou perfeitamente e a bola rolou. A Alemanha venceu os Estados Unidos por 1 a 0 com gol de Muller (relembre no vídeo abaixo), e ambas as equipes classificaram-se para as oitavas de final.

Melhores momentos: Estados Unidos 0x1 Alemanha pela 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo

Melhores momentos: Estados Unidos 0x1 Alemanha pela 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo

Zebra e olé da Costa Rica sobre a Itália

Foi na Arena de Pernambuco que aconteceu uma das maiores zebras das Copas do Mundo: a vitória da Costa Rica sobre a Itália por 1 a 0. A seleção da América Central passou de fase com o resultado, e os italianos, com a posterior derrota para o Uruguai, não se classificaram no Grupo da Morte junto à Inglaterra.

Com gol de seu maestro, Bryan Ruiz, e brilho do goleiro Navas em defesas importantes, os costarriquenhos se tornaram queridinhos dos pernambucanos - que gastaram o "olé" nas arquibancadas. A Costa Rica voltaria a jogar no mesmo estádio pelas oitavas de final.

Melhores Momentos: Costa Rica 1 x 0 Itália pela 2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo

Melhores Momentos: Costa Rica 1 x 0 Itália pela 2ª rodada do Grupo D da Copa do Mundo

Torcida vira a casaca por mais futebol

As oitavas de final entre Costa Rica e Grécia foi o único jogo da segunda fase e, consequentemente, o último da Copa do Mundo na Arena de Pernambuco. A necessidade de "um pouco mais de futebol" gerou uma situação inusitada entre os torcedores no estádio.

O "time da casa", a Costa Rica, vencia por 1 a 0 até o finalzinho da partida e segurava o placar com um a menos. Mas das arquibancadas a torcida começou a migrar seus anseios de gol para a Grécia. O motivo? O empate levaria à prorrogação, o que renderia mais 30 minutos de bola rolando. E foi isso que aconteceu.

Costa Rica vence a Grécia nos pênaltis e faz história na Copa do Mundo

Costa Rica vence a Grécia nos pênaltis e faz história na Copa do Mundo

O gol de Sokratis nos acréscimos levou o jogo ao tempo extra. Com a manutenção de empate, decisão nos pênaltis com a torcida voltando a torcer pela Costa Rica - que passou para as quartas, consolidando a melhor campanha da história do país em Copas do Mundo.

Torcedores da Costa Rica tomam ruas do Recife para comemorar

Torcedores da Costa Rica tomam ruas do Recife para comemorar

Torcida Japíbis promove união entre Japão e Íbis

A seleção japonesa ganhou o apoio do Pior Time do Mundo para sua partida na Arena de Pernambuco contra a Costa do Marfim. Em nome da resenha, torcedores do Íbis fundaram a torcida "Japíbis" e conquistaram amizade dos imigrantes japoneses do Recife durante a Copa com direito a muita resenha (veja no vídeo abaixo).

Torcedores do Íbis criam a "Japíbis"

Torcedores do Íbis criam a "Japíbis"

Seja pela aura do Íbis ou não, o Japão perdeu da Costa do Marfim por 2 a 1. Mas a "Japíbis" rendeu momentos engraçados - como no aniversário do atacante Honda, em que os torcedores deram um jeitinho de presentear o jogador com uma camisa oficial da união (veja no vídeo abaixo).

No dia do aniversário, Honda ganha camisa do "Japibis"

No dia do aniversário, Honda ganha camisa do "Japibis"

Torcida Japíbis uniu torcedores do Íbis e japoneses na Copa do Mundo de 2014 — Foto: Daniel Gomes

Veja também

Mais do ge