TIMES

Por Elton de Castro e Lafaete Vaz — Recife


Murilo Falcão explica situação do Flamengo de Arcoverde — Foto: Rafael Bertanha / E aí? Produções

A vitória por 2 a 1 sobre o América-PE, neste domingo, levou o Flamengo de Arcoverde à oitava posição do Pernambucano. No entanto, o clube foi punido com a perda de 13 pontos, por conta da escalação irregular do atacante Júnior Silva. Com isso, além de perder a vaga nas quartas de final da competição, o clube de Arcoverde está rebaixado para a Série A2. De acordo com o diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Murilo Falcão, a entidade tem que acatar a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE).

- A gente recebeu o acórdão ontem (sábado) e vamos tirar os pontos. Até porque, se não o fizermos, quem estará infringindo a lei somos nós. O que temos agora é que o Flamengo-PE está fora. Se o Flamengo-PE recorrer e se o recurso for aceito, aí acataremos a decisão. Mas esse recurso é com o STJD, não é mais conosco. Aqui não cabe mais recurso.

De acordo com o dirigente, a pontuação atualizada ainda não aparece na tabela oficial por conta de um problema no sistema.

- A gente ainda não tinha atualizado, porque tivemos um problema de servidor, mas é uma decisão que temos que acatar. O clube foi punido e os pontos estão, neste momento, retirados.

Ainda tentando manter-se na competição, o presidente do Flamengo de Arcoverde, Olavo Bandeira, garantiu que o clube entrará com uma representação junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva-STJD, para que o clube possa seguir no Estadual.

- Vamos recorrer nesta segunda-feira com toda a certeza. É uma situação que temos a esperança de mudarmos o panorama e vamos tentar junto ao STJD que a punição seja retirada.

Com a saída do Flamengo-PE, o Petrolina herda a oitava posição e, consequentemente, será o adversário do Sport nas quartas de final. Enquanto o clube de Arcoverde se junta ao América-PE como clubes rebaixados para a Série A2.

Entenda o caso

O Flamengo de Arcoverde foi denunciado no Artigo 214 do CBDJ (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) pela escalação irregular do atacante Júnior Silva.

Após ter vencido julgamento na primeira comissão do TJD-PE, a Fera Sertaneja foi novamente julgada (desta vez no pleno) e punida com a perda de 13 pontos no Campeonato Pernambucano, em julgamento realizado na noite da última terça-feira.

Conforme apurou anteriormente o GloboEsporte.com, a diretoria do Flamengo-PE esperava o resultado da partida deste domingo para saber se entrava ou não com recurso no STJD. Caso tivesse empatado ou perdido a partida contra o Vitória-PE, não adiantaria ao time sertanejo pedir recurso.

Veja também

Mais do ge