TIMES

Por Vitor Oliveira — João Pessoa

Reprodução / CBF

A Série A-2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino já tem clubes, grupos e datas definidos. O início da competição está marcado para o dia 15 de março e vai reunir gigantes do futebol brasileiro - como Vasco, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG e Athletico - em busca de quatro vagas para a elite nacional de 2021. A disputa vai contar com 36 times, divididos em seis grupos de seis cada. Confira, abaixo, as chaves:

Grupos Brasileiro Feminino Série A2 — Foto: Reprodução / CBF

O formato do torneio é bem prático e vai conter cinco fases de disputa. Os times de cada chave vão se enfrentar entre si, em turno único - portanto, só em jogos de ida. Os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para a segunda fase da competição; ou seja, 16 equipes avançam. Das oitavas de final - que terão os duelos sorteados - em diante, os jogos eliminatórios serão disputados em confrontos de ida e volta. Os quatro clubes que chegarem à semifinal se classificam para a elite do Brasileiro Feminino em 2021.

O Auto Esporte é o atual campeão de futebol feminino na Paraíba — Foto: Ana Flávia Nóbrega / GloboEsporte.com

A competição será composta por 26 campeões estaduais, os seis melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes, além dos quatro clubes rebaixados da Série A1, em 2019. Apenas a federação roraimense não vai ter representante, já que o último estadual não foi homologado pelo baixo número de participantes.

Campeões estaduais*: Atlético-AC, UDA, 3B Sport, Oratório, Bahia, Ceará, Real Brasília, Vila Nova-ES, Goiás, Juventude-MA, América-MG, SERC, Operário-MT, ESMAC, Auto Esporte, Náutico, Tiradentes-PI, Toledo, Fluminense, Cruzeiro-RN, Real Ariquemes, Brasil de Farroupilha, Napoli-SC, Juventus-SP e São Valério-TO.

Ranking Nacional de Clubes 2020: Athletico, Atlético-MG, Chapecoense, Botafogo, Vasco e Fortaleza.

Rebaixados da Série A1 em 2019: Foz Cataratas, São Francisco-BA, Sport e Vitória-PE.

*Ainda resta o campeão sergipano na lista dos campeões estaduais, assim como na tabela dos grupos, acima.

Cruzeiro e São Paulo realizaram a final da última edição — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O campeão da última edição da competição foi o São Paulo, que desbancou o Cruzeiro na final. O Tricolor fez uma campanha quase irretocável, com 13 partidas disputadas, acumulando 10 vitórias, dois empates e uma derrota. Foram 42 gols marcados e apenas quatro gols sofridos.

Quem já está no Brasileiro A1

Além de São Paulo e Cruzeiro, também subiram para o Campeonato Brasileiro da Série A1 no ano passado Palmeiras e Grêmio - terceiro e quarto colocados na segunda divisão. Assim, a elite passa a contar com outros times de camisa, fazendo companhia a Corinthians, Inter, Flamengo, Santos e Vitória, que já estavam garantidos.

Também vão participar da Série A1 os seguintes times: Audax (SP), Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Kindermann (SC), Minas Brasília (DF), Ponte Preta (SP) e São José (SP).

Veja também

Mais do ge