TIMES

Por Matheus Aquino — João Pessoa


Depois de ter derrotado o Audax Rio por 4 a 0 no último dia 17, pela 1ª rodada do Carioca 2024, Tite, do Flamengo, fez uma declaração um tanto quanto polêmica, que gerou uma série de debates no meio do futebol. E para alcançar um entendimento sobre a afirmação do treinador do Rubro-Negro carioca, o ge buscou a opinião de 23 técnicos, de 23 estados do país, para saber se a visão do comandante flamenguista também é seguida por outros profissionais que estão disputando os estaduais.

O Campeonato Carioca atual, na minha opinião, é o mais forte do Brasil. Hoje. Antes era São Paulo, agora é o Rio. Ele é muito difícil".
— Tite, técnico do Flamengo.
Veja a coletiva de Tite, do Flamengo, após a vitória sobre o Audax

Veja a coletiva de Tite, do Flamengo, após a vitória sobre o Audax

Ao longo dos últimos dias, diversas entrevistas exclusivas foram feitas pelo ge, para entender as perspectivas de cada um desses profissionais sobre a afirmação do treinador Tite, do Flamengo. Dos 26 estados e o Distrito Federal, apenas técnicos de Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina não participaram do levantamento.

O Campeonato Paulista foi reconhecido pela maioria dos técnicos como o mais competitivo entre os estaduais de todo o Brasil. Ainda que outras competições também tenham sido citadas, como o próprio Carioca, o Mineiro e o Gaúcho, foi o torneio de São Paulo que se destacou, com uma larga vantagem em relação aos demais.

Carrossel estadual mais forte do Brasil, Campeonato Carioca, estaduais — Foto: Arte: Cisco Nobre/ge

O Paulistão conta com o maior contingente de clubes participantes nas três principais divisões do futebol brasileiro. Ao todo, 11 equipes estão distribuídas entre as Séries A e B do Brasileirão. O número demonstra um claro contraste com o Carioca, que conta apenas com quatro dos 12 participantes entre a 1ª e a 2ª divisão.

Divisões dos clubes cariocas e paulistas

Carioca Paulista
Série A Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco Bragantino, Corinthians, Palmeiras e São Paulo
Série B Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Santos
Série C Volta Redonda Ferroviária e São Bernardo
Série D Audax Rio, Nova Iguaçu e Portuguesa Água Santa, Inter de Limeira, São José-SP e Santo André

Confira as opiniões dos treinadores

Acre — Vaguinho (Rio Branco-AC)

Treinador do Rio Branco-AC, Vaguinho, de 55 anos, foi auxiliar de Vadão na seleção brasileira de futebol feminino no Pan e nas Olimpíadas do Rio. Com larga experiência no futebol paulista, especialmente como jogador, o técnico afirmou que o Paulista é o mais difícil do Brasil, especialmente pelo número de equipes figurantes nas principais divisões do futebol brasileiro.

Tite já disputou vários Paulistas e sabe. A Série B tem sete paulistas, na Série A tem três, e na Série C tem dois. Isso mostra a força do Paulista. Cada um tem sua opinião".
— Vaguinho.

Alagoas — Daniel Paulista (CRB)

Técnico de renome no futebol nordestino, Daniel Paulista, de 41 anos, é natural de Ribeirão Preto e comanda o CRB há três temporadas. Para o treinador do Galo da Pajuçara, as competições estaduais são donas de particularidades. No entanto, ele acredita que o torneio de São Paulo é mais homogêneo.

Cada estadual tem a sua particularidade. Mas, o Paulista é o mais difícil, equilibrado e estruturado do país. Os times do interior têm investimentos interessantes e por isso fazem frente".
— Daniel Paulista.

Daniel Paulista, técnico do CRB — Foto: Francisco Cedrim/ASCOM CRB

Amazonas — Luizinho Vieira (Amazonas)

Experiente treinador do futebol brasileiro, Luizinho Vieira, de 51 anos, comandou o Amazonas na história campanha até a Série B. Para ele, o Campeonato Paulista reúne um nível de dificuldade superior ao Carioca. Ainda assim, ele vê outros muito parelhos, como o próprio Amazonense, o Gaúcho e o Mineiro.

Devido ao investimento, acho o Paulista mais difícil do que o Carioca. Porém, Amazonense, Gaúcho e Mineiro, também são difíceis. Ser protagonista de uma competição é desafiador, e o Amazonas não pensa pequeno".
— Luizinho Vieira.

Amapá — Miguel Seruca (Macapá)

Português, o técnico Miguel Seruca está em território amapaense desde 2021, quando foi contratado para assumir o Macapá. Comandante do Leão há três anos, o profissional não titubeou ao afirmar que o Paulista é o mais difícil do Brasil.

O Campeonato Paulista é o mais difícil.".
— Miguel Seruca.

Bahia — Oliveira Canindé (Bahia de Feira)

Multicampeão no Nordeste, por onde acumula expressivas conquistas, como a Série D 2010 pelo Guarany de Sobral, e a Copa do Nordeste 2013, pelo Campinense, Oliveira Canindé comentou que Tite defenderá o Carioca por ser o estadual que ele disputa. Ainda assim, o comandante do Bahia de Feira afirmou que o Paulista é o mais difícil de todo o Brasil.

O Paulista é o mais difícil do país. Não tem como comparar com o Carioca. Tite está no Carioca e vai olhar para o lado dele. Mas o Paulista está à frente".
— Oliveira Canindé.

Oliveira Canindé, treinador do Bahia de Feira — Foto: Divulgação / Bahia de Feira

Ceará — Washington Luiz (Iguatu)

Com uma carreira construída em território cearense, Washington Luiz tem conduzido o Iguatu em uma campanha sólida no Cearense 2024. Para o treinador do Azulão do Centro-Sul, ainda que o Carioca tenha demonstrado evolução nas últimas temporadas, o Paulista ainda é a competição mais árdua para ser disputada em todo o território brasileiro.

O Carioca tem evoluído bastante nos últimos anos, até pela capacidade de investimento das equipes maiores. Mas, o Paulista é o mais forte, justamente pelo investimento dos times grandes e dos clubes do interior".
— Washington Luiz.

Distrito Federal — Paulinho Kobayashi (Capital)

Ex-jogador com carreira sólida no futebol grego e técnico há mais de 15 anos, Paulinho Kobayashi comentou que o torneio mais difícil de ser disputado no Brasil é... a Série D. De acordo com ele, são diversos times, de diferentes regiões e que exigem excelência para conquistar os três pontos dentro das quatro linhas. Mas, quando o assunto foi estadual, o profissional afirmou que o Paulista é o mais organizado.

Particularmente, o Campeonato Paulista é mais nivelado e organizado".
— Paulinho Kobayashi.

Técnico Paulinho Kobayashi, em 2023 — Foto: Lenílson Santos/Ferroviário

Espírito Santo — Duzinho Reis (Real Noroeste)

Duzinho tem larga história no futebol capixaba e é um dos grandes nomes do Real Noroeste. Comandante da Águia desde 2019, ele afirmou que o Paulistão é o estadual que reúne a maior competitividade do Brasil. Ainda assim, ele vê particularidades em cada competição.

São Paulo tem mais clubes nas principais divisões. Está muito à frente do Carioca. Mas, cada estadual tem a sua particularidade. No Espírito Santo, todos têm condições de buscar o título".
— Duzinho Reis.

Maranhão — Thiago Gomes (Sampaio Corrêa)

Jovem treinador, Thiago Gomes é um dos novos técnicos da safra brasileira. Com um bom início de temporada na Bolívia Querida, o comandante participou do levantamento e comentou que Carioca e Paulista reúnem elevados níveis de dificuldade. Ainda assim, ele vê o torneio de São Paulo como o mais difícil.

Carioca e Paulista são muito competitivos, mas o Paulista tem mais capacidade de investimento, até pelo aporte da Federação e mais clubes disputarem em divisões superiores. O número é maior e aumenta a competitividade".
— Thiago Gomes.

Thiago Gomes, técnico do Sampaio Corrêa — Foto: Ronald Felipe / SCFC

Mato Grosso — Luciano Dias (União Rondonópolis)

Auxiliar técnico do Corinthians em 2023, Luciano Dias tem liderado o União Rondonópolis em um início promissor de temporada, com cinco vitórias em seis partidas disputadas. Conhecedor do futebol brasileiro, o profissional foi categórico ao afirmar que o mais difícil é o Paulista.

O Carioca não é o mais forte. É visível que o Paulista é o mais difícil, não somente pela tradição, mas pela competitividade. São cinco clubes de Série A há muito tempo, e sete a oito disputando Série B. O Paulista é mais equilibrado".
— Luciano Dias.

Mato Grosso do Sul — Rodrigo Cascca (Costa Rica-MS)

Com larga trajetória no futebol, Rodrigo Cascca já passou por clubes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Baseado em suas largas experiências no futebol brasileiro, que ele apontou o Carioca como o campeonato estadual que reúne um conjunto de atributos que o tornam o mais difícil de todo o país.

O Carioca é mais difícil pelo conjunto. Os grandes do Rio têm mais elenco do que os quatro de São Paulo, que também tem o Bragantino. Mas, trabalhar aqui no MS também é desafiador, por conta dos gramados ruins e viagens longas".
— Rodrigo Cascca.

Rodrigo Cascca, quando foi auxiliar-técnico do Paraná, em 2022 — Foto: Carlos Alexandre/Movimento e Foco

Pará — Rafael Jaques (Ex-Águia de Marabá)

Rafael Jaques foi demitido do Águia de Marabá dias após ter contribuído com o levantamento do ge. O então treinador do time paraense apontou o Paulista como o estadual mais árduo de ser disputado de todo o futebol brasileiro.

O Paulista é o mais equilibrado de todos os campeonatos do Brasil. É o mais difícil. Mas, cada competição tem sua característica e o seu alto nível de dificuldade".
— Rafael Jaques.

Paraíba — Cristian de Souza (Botafogo-PB)

Estreando no futebol nordestino, Cristian de Souza é gaúcho e tem passado boa impressão no comando técnico do Botafogo-PB. Para ele, o campeonato do estado de São Paulo está acima de outros estaduais do Brasil.

Eu vejo o Paulista acima dos demais, a nível de competitividade, investimento e qualidade. Depois vêm Carioca, Gaúcho, Mineiro, Paranaense etc".
— Cristian de Souza.

Cristian de Souza, técnico do Botafogo-PB — Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB

Pernambuco — Pedro Manta (Afogados)

Conhecido nome do futebol pernambucano, Pedro Manta comentou que qualquer treinador vai defender o campeonato em que disputa. Segundo ele, foi o caso de Tite, do Flamengo. Para o treinador do Afogados, o Paulista é o número 1 em nível de dificuldade.

Eu vejo o Paulista como mais completo. Como Tite disputa um forte Carioca, para ele é o mais difícil. Assim como Abel Ferreira falará na realidade dele. É mais difícil para a realidade dele. Cada um tem sua dificuldade".
— Pedro Manta.

Piauí — Flávio Araújo (Altos)

Figura histórica do futebol nordestino, Flávio Araújo foi categórico ao colocar o Paulista como o estadual mais árduo do Brasil. De acordo com o técnico, alguns fatores colaboram para isso, como a injeção financeira da Federação Paulista de Futebol (FPF-SP) no campeonato.

O Paulista é disparadamente o mais difícil. Todos os times recebem um apoio financeiro muito forte e formam times muito bons".
— Flávio Araújo.

Flávio Araújo, técnico do Altos — Foto: Julio Costa/ge

Paraná — Gilson Kleina (Azuriz)

Um dos nomes mais conhecidos do levantamento realizado pelo ge é Gilson Kleina, que tem vasta história no futebol paulista. Ex-treinador de grandes clubes do estado, como Palmeiras e Ponte Preta, o profissional foi direto: o Campeonato Paulista é o mais difícil.

O Paulista é o mais difícil, onde o investimento é muito maior. Falo com isso com propriedade, que disputei sete. O interior tem forte investimento, a capital nem se fala e a Federação investe bastante".
— Gilson Kleina.

Rondônia — Wesley Edson (Genus)

Atualmente no futebol rondoniense, Wesley Edson seguiu o comentário do treinador do Flamengo e afirmou que o Campeonato Carioca é o mais árduo do país.

Todo campeonato que estamos à frente da equipe, esse sim é o mais difícil. O mais desafiador sempre será o próximo. Mas, concordo com Tite".
— Wesley Edson.

Roraima — Chiquinho Viana (São Raimundo-RR)

Desde 2013 no São Raimundo-RR, Chiquinho Viana é um dos maiores nomes da história da equipe de Roraima. Para ele, qualquer clube pode surpreender no Paulistão. Segundo ele, esse elemento torna o campeonato ainda mais difícil em relação aos demais.

O Paulista é mais difícil. Além dos grandes, você tem uma quantidade maior que pode surpreender, enquanto no Rio tem somente os quatro".
— Chiquinho Viana.

Chiquinho Viana, técnico 11 vezes campeão roraimense pelo São Raimundo-RR — Foto: Hélio Garcias/São Raimundo-RR

Rio Grande do Norte — Robson Melo (Potiguar)

A trajetória de Robson Melo, atualmente liderando a comissão técnica do Potiguar, como técnico de futebol passa pelo Norte e Nordeste do país. Mas quando a avaliação é nacional, ele não tem dúvidas ao escolher o Paulista como o mais difícil.

O mais desafiador é o Paulista, pelo nível dos atletas e a estrutura dos clubes".
— Robson Melo.

Rio Grande do Sul — Renato Gaúcho (Grêmio)

O renomado técnico multicampeão Renato Gaúcho, não destacou um campeonato como o mais desafiador do país, ainda que tenha fornecido uma lista das competições que ele considera de maior relevância em todo o Brasil. Com passagens por grandes times, como Flamengo e Fluminense, o atual comandante do Grêmio colocou Carioca, Gaúcho e Paulista no mesmo patamar de igualdade.

Cada estadual tem suas peculiaridades e dificuldades. Carioca e Paulista são difíceis, o Gaúcho é complicado também, assim como outros. Eu adoro jogar o estadual. Mas cada um tem suas características e dificuldades".
— Renato Gaúcho.

Renato Gaúcho, treinador do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Sergipe — Givanildo Sales (Falcon)

Com uma jornada extensa no futebol nordestino, Givanildo Sales, que está no Falcon, de Sergipe, comentou que o nível do Campeonato Carioca teve o seu patamar elevado. No entanto, ele afirmou que o Paulistão segue na pole position em questão de dificuldade.

A nível técnico, o Carioca melhorou muito. Mas, o mais competitivo é o Paulista. As equipes do interior sempre brigam pelo acesso ao Brasileirão. O Paulista é o mais difícil".
— Givanildo Sales.

São Paulo — Pedro Caixinha (Bragantino)

Técnico sensação do futebol brasileiro, o português Pedro Caixinha afirmou, em coletiva de imprensa após a derrota sofrida pelo Massa Bruta para o Água Santa, que o Paulistão é o campeonato estadual mais árduo do Brasil. De acordo com o comandante do Bragantino, o torneio de São Paulo reúne um nível de competitividade acima dos outros.

Desde que cheguei, tenho ouvido que o Paulista é o mais competitivo. Conheço muito essa realidade e também conheço a outra".
— Pedro Caixinha.

Técnico Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Tocantins — Jairo Nascimento (Tocantinópolis)

Treinador do Tocantinópolis há quatro temporadas, o jovem Jairo Nascimento, de 40 anos, disse que o Campeonato Paulista é o mais difícil do futebol brasileiro há alguns anos. Segundo ele, um parâmetro para isso é o número de times que estão nas principais divisões do país.

O Carioca tem seu grau de competitividade. Mas, sabemos que o Paulista há tempos é considerado como o mais competitivo do país. Podemos pegar como parâmetro o número de equipes participantes das séries A, B e C do Brasileirão".
— Jairo Nascimento.

Veja também

Mais do ge