TIMES

Por Fabio Grijó, Guto Rabelo e Sinclair Jr — Kobe, Japão


O Brasil teve o primeiro dia sem ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão. Apesar disso, os brasileiros não ficaram sem conquistas no penúltimo dia de competição. Nesta sexta-feira, Thiago Paulino conquistou a prata no arremesso de peso F57 (que competem sentados), e Lorena Spoladore ficou com a prata no salto em distância T11 (categoria de deficientes visuais). Quem também somou medalha para o Brasil foi Izabela Campos, bronze no lançamento de disco F11 (deficiência visual).

Lorena Spoladore é prata no salto em distância T11 no Mundial de Atletismo Paralímpico

Lorena Spoladore é prata no salto em distância T11 no Mundial de Atletismo Paralímpico

Lorena Spoladore comemora prata no salto em distância T11 — Foto: CPB

Thiago Paulino começou bem a disputa e tinha a melhor marca da prova até o iraniano Yasin Khosravi, último participante a arremessar, acertar a distância de 15,83m e garantir a medalha de ouro. O brasileiro, que foi submetido à amputação da perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, atingiu 15,08m. Com o resultado, Thiago ficou com a prata no arremesso de peso F57 (que competem sentados). O bronze foi para o finlandês Teijo Koopikka, com 14,74m.

Veja o arremesso de peso que deu a prata a Thiago Paulinho na categoria F57 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Veja o arremesso de peso que deu a prata a Thiago Paulinho na categoria F57 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Thiago Paulino é prata no arremesso de peso F57 — Foto: CPB

— Fico muito contente. Com meus 38 anos, conseguir essa medalha de prata em uma classe que é muito competitiva, aparecendo sempre novos atletas. Não estou muito acostumado com a medalha de prata, é um sentimento estranho. Mas o iraniano teve méritos. Agora vamos definir essa hegemonia com ele nos Jogos de Paris 2024. É o melhor começo de ano da minha carreira. Fiz o maior arremesso da minha carreira (15,27m) neste ano. Voltar para o Brasil agora e trabalhar mais ainda — disse Thiago após a prova.

Lorena Spoladore repetiu o mesmo resultado que somou em Paris 2023 e também levou a prata no salto em distância T11 (categoria de pessoas com deficiência visual). Lorena atingiu sua melhor marca na temporada: 4,95m. A brasileira ficou atrás somente da uzbeque Asila Mirzayorova, que fez 5,18m. O bronze foi para a chinesa Guohua Zhou, com 4,82m. Essa é a segunda medalha de Lorena em Kobe. Ela já havia conquistado o bronze nos 100m T11.

— É muito gratificante sair desse Mundial com duas medalhas. Por tudo que passamos na carreira, mas quando a gente supera os obstáculos, a medalha tem um gosto muito mais especial. Essa medalha é muito importante para mim porque foi nessa prova que fui descoberta na minha carreira no cenário mundial — disse a atleta.

E também teve medalha de bronze

Izabela Campos somou ainda um bronze para o Brasil nesta sexta-feira. Izabela participou de duas finais, mas só conseguiu medalha na segunda disputa: o lançamento de disco F11 (deficiência visual). A brasileira atingiu a marca de 36,84m e ficou na terceira colocação. A China conseguiu uma dobradinha na prova. Enhui Xue foi ouro (40,24m) e Liangmin Zhang levou a prata (38,62m).

— Essa medalha tem um significado muito forte para mim. Mostra que estou no caminho certo para os Jogos Paralímpicos. Vamos ajustar alguns detalhes para chegar bem em Paris — disse Izabela.

Izabela Campos é bronze no lançamento de disco F11 no Mundial de Atletismo Paralímpico

Izabela Campos é bronze no lançamento de disco F11 no Mundial de Atletismo Paralímpico

A competição em Kobe está quase acabando, mas vai ficar marcada na memória do atletismo paralímpico brasileiro. Essa é a melhor campanha de medalhas de ouro do Brasil na história dos Mundiais. São 18 vitórias, superando as 16 conquistas em Lyon 2013, que até então era o recorde. O país soma também 11 pratas e 7 bronzes. Quem lidera o quadro de medalhas é a China, com 26 ouros, 26 pratas e 21 bronzes. A competição continua na madrugada desta sexta-feira, com transmissão do sportv.

Veja a agenda do último dia:

  • 21h (Horário de Brasília) – Arremesso do peso F34 – Final – Eduardo Pereira
  • 21h12 (Horário de Brasília) – 200m T12 – Semifinal – Ketyla Teodoro
  • 21h19 (Horário de Brasília) – 200m T12 – Semifinal – Lorraine Aguiar
  • 21h24 (Horário de Brasília) - Lançamento de disco F37 – Final – João Victor Teixeira
  • 22h07 (Horário de Brasília) – 200m T47 – Round 1 – Maria Clara Augusto
  • 22h21 (Horário de Brasília) – 200m T47 – Round 1 – Fernanda Yara
  • 22h42 (Horário de Brasília) – 100m T63 – Round 1 – Vinicius Rodrigues
  • 22h45 (Horário de Brasília) – Salto em distância T36 – Final – Aser Ramos e Rodrigo Parreira

Veja também

Mais do ge