TIMES

Por Luiz Gustavo* — Belém


Com o encerramento da penúltima rodada do Campeonato Paraense, no último domingo, dia 25, três clubes decidiram trocar de técnico restando um jogo para o fim da primeira fase: Santa Rosa, Bragantino-PA e Tapajós anunciaram mudanças no comando. Após mais essas trocas de treinadores, o Parazão 2024 chegou a média de uma demissão de treinador por rodada: foram sete em sete jornadas disputadas.

Apenas cinco equipes decidiram seguir com os treinadores que iniciaram a competição, dentre elas, quatro garantiram classificação antes da rodada final: Paysandu (Hélio dos Anjos), Tuna Luso (Júlio Cesar Nunes), Remo (Ricardo Catalá) e Caeté (Artur Oliveira). O único fora da relação é o São Francisco, comandado por Samuel Cândido. Com um jogo atrasado pela sexta rodada, o treinador realizou seis jogos e somou apenas cinco pontos, campanha que deixa o Leão Santareno na 10ª posição.

Alexandre Finazzi deixou o Tapajós após a 7ª rodada do Parazão 2024 — Foto: Samuel Lopes/Ascom/Tapajós

Confira os clubes que já trocaram de técnico:

Cametá (Uidemar Oliveira por Junior Amorim)

O Mapará foi o primeiro clube a trocar o comando técnico no Parazão. Logo após a segunda rodada, Uidemar Oliveira foi demitido após dois empates em duas partidas. Junior Amorim foi o escolhido para assumir o time. Já com o novo treinador, a equipe conquistou sete pontos em 15 disputados, e agora ocupa a quinta posição com nove pontos somados.

Cametá fecha pré-contrato com o treinador Uidemar — Foto: Redes sociais

Águia de Marabá (Rafael Jaques por Mathaus Sodré)

O atual campeão paraense começou o Parazão com uma sequência de três jogos sem vencer, resultados que derrubaram o técnico Rafael Jaques. Um velho conhecido foi contratado para assumir o Azulão: Mathaus Sodré, campeão paraense com o time em 2023. Com ele, o Águia reagiu, foram duas vitórias, um empate e uma derrota. O clube está na sexta colocação, com nove pontos.

Rafael Jaques é apresentado como novo técnico do Águia de Marabá — Foto: John Wesley/Ascom Águia de Marabá

Canaã (Emerson Almeida por Léo Goiano)

O debutante na elite do Parazão é o único que ainda não venceu. Emerson Almeida saiu após uma derrota por 5 a 0 para o Remo na estreia e dois empates. Léo Goiano assumiu, mas a reação não veio, a equipe somou somente mais dois pontos, um deles contra o Paysandu, na última rodada, e vai para a rodada final na zona de rebaixamento.

Emerson Almeida, técnico do Canaã — Foto: Matheus Vieira | CFC

Castanhal (Wilton Bezerra por Emerson Almeida)

No ano de seu centenário, o Japiim fez um início de Parazão muito complicado. Em cinco rodadas, o time somou apenas dois pontos. A campanha ruim culminou na queda do treinador Wilton Bezerra. Para a sequência do campeonato, o Aurinegro apostou em Emerson Almeida, que já havia treinado o Canaã no estadual. Depois da troca, o Castanhal somou quatro pontos em seis disputados, e chega para a última rodada com um olho na zona de classificação e outro na zona de rebaixamento. O clube está em oitavo, com seis pontos.

Wilton Bezerra foi demitido do Cametá — Foto: Reprodução/Castanhal

Santa Rosa, Bragantino e Tapajós

Um tópico exclusivo para destacar as três últimas trocas de comando. Santa Rosa (sétimo colocado, com 8 pontos), Bragantino (nono colocado, com seis pontos) e Tapajós (11º, com 5 pontos) anunciaram na segunda-feira, dia 26, mudanças de técnico. Macaco-Prego e Boto negociam com um novo técnico, após as saídas de Rodrigo Reis e Alexandre Finazzi, respectivamente. Já o Tubarão anunciou que o Auxiliar Técnico Marquinhos Taíra comanda o time interinamente.

Rodrigo Reis, técnico do Santa Rosa — Foto: Marcos Júnior

A última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2024 será no próximo domingo, dia 3, com todos os jogos às 15h30. Com Paysandu, Tuna Luso, Remo e Caeté já classificados para as quartas de finais, as demais equipes lutam pelas últimas quatro vagas restantes, ou para evitar o rebaixamento para a Série B1 do estadual. O ge Pará acompanha todos os detalhes da rodada decisiva em Tempo Real.

* Estagiário, sob supervisão de Nicksson Melo.

Assista mais notícias sobre o esporte paraense

Veja também

Mais do ge