TIMES

Por Guilherme Pereira e Lorena Dillon — Madri, Espanha


O sérvio Novak Djokovic ganhou mais um troféu para sua vasta coleção. Nesta segunda-feira, o número 1 do mundo no tênis faturou pela quinta vez o Prêmio Laureus de melhor atleta do ano graças às suas conquistas de 2023. Entre as mulheres, a espanhola Aitana Bonmatí, vencedora do Fifa The Best, foi a premiada na cerimônia de Madri. Ela liderou a Espanha ao título inédito da Copa do Mundo feminina de futebol no ano passado.

Novak Djokovic é eleito melhor atleta homem no Prêmio Laureus

Novak Djokovic é eleito melhor atleta homem no Prêmio Laureus

Djokovic recebe o prêmio Laureus — Foto: Pablo Cuadra/Getty Images for Laureus

O Brasil concorreu na categoria melhor atleta de esportes de ação com a skatista Rayssa Leal e o surfista Filipe Toledo. O prêmio, porém, ficou com a australiana Arisa Trew, skatista de 14 anos que se tornou no ano passado a primeira mulher a acertar em uma competição um 720º no vertical (duas rotações no ar).

Arisa Trew é eleita melhor atleta de esportes de ação no Prêmio Laureus

Arisa Trew é eleita melhor atleta de esportes de ação no Prêmio Laureus

Rayssa Leal no Prêmio Laureus — Foto: REUTERS/Violeta Santos Moura

Com o troféu desta segunda, Djokovic se iguala ao suíço Roger Federer como recordista do Prêmio Laureus na categoria melhor atleta masculino do ano. Os dois tenistas têm cinco títulos cada. O atual número 1 do mundo venceu também em 2012, 2015, 2016 e 2019.

Em 2023, Djokovic foi campeão de três Grand Slams - Australian Open, Roland Garros e US Open -, além de ter sido vice de Wimbledon. O sérvio de 36 anos também venceu o ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas da temporada.

Novak Djkovic no Prêmio Laureus — Foto: Carlos Alvarez/Getty Images for Laureus

Bonmatí, por sua vez, é a primeira jogadora de futebol a fatura o Prêmio Laureus de melhor atleta feminina do ano - a tenista Serena Williams é a recordista com quatro títulos. A meio-campista de 26 anos liderou o Barcelona nas conquistas do Campeonato Espanhol 2022/23 e da Champions League 2022/23, além de ter sido destaque da Espanha na conquista inédita da Copa do Mundo Feminina da Austrália e da Nova Zelândia.

Aitana Bonmatí é eleita melhor atleta mulher no Prêmio Laureus

Aitana Bonmatí é eleita melhor atleta mulher no Prêmio Laureus

- Não tenho palavras. Ser reconhecida como a melhor atleta do mundo entre todos os esportes é algo único, realmente valorizo bastante - disse Bonmatí.

Aitana Bonmatí no Prêmio Laureus — Foto: Angel Martinez/Getty Images for Laureus

Maior campeã mundial da história da ginástica artística e dona de sete medalhas olímpicas (quatro de ouro), Simone Biles conquistou o Laureus na categoria melhor retorno ao esporte. A americana de 27 anos havia se afastado da ginástica depois das Olimpíadas de Tóquio, em 2021, para cuidar da saúde mental. Ela voltou às competições em 2023 e conquistou quatro ouros e uma prata no Mundial da Antuérpia. A ginasta tem três títulos de melhor atleta feminina do Laureus (2017, 2019 e 2020).

Simone Biles é premiada com melhor retorno aos esportes pelo Laureus

Simone Biles é premiada com melhor retorno aos esportes pelo Laureus

Prêmios do Brasil no Laureus

A última conquista do Brasil no Laureus foi o de Daniel Dias de melhor atleta paralímpico de 2016. O ex-nadador dono de 14 medalhas de ouro em Paralimpíadas também faturou o prêmio em 2009 e 2013.

Em 2003, a Seleção brasileira masculina de futebol foi eleita a melhor equipe graças ao penta da Copa do Mundo e Ronaldo foi eleito o melhor retorno do ano. O skatista Bob Burnquist foi o primeiro brasileiro premiado, levando o troféu de melhor atleta de esportes de ação de 2002.

Confira a lista completa de premiados do Laureus 2024

Melhor atleta masculino - Novak Djokovic (Sérvia - tênis)
Melhor atleta feminino - Aitana Bonmatí (Espanha - futebol)
Melhor equipe - seleção espanhola feminina de futebol
Revelação - Jude Bellingham (Inglaterra - futebol)
Melhor atleta de esportes de ação - Arisa Trew (Austrália - skate)
Melhor retorno ao esporte - Simone Biles (Estados Unidos - ginástica artística)
Melhor atleta paralímpico - Diede de Groot (Holanda - tênis)
Prêmio Laureus esporte para o bem - Fundación Rafa Nadal (Espanha - tênis e educação)

Veja também

Mais do ge