TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Um dos esportes que mais mudaram ao longo dos anos, a ginástica artística começou a ser praticada de forma recreativa e as primeiras competições não passavam de uma breve demonstração de habilidades que hoje não chegariam a impressionar. Veja no vídeo abaixo a comparação entre uma apresentação de barra fixa nos primórdios do esporte e a performance que rendeu ao japonês Daiki Hashimoto a medalha de ouro no aparelho nas Olimpíadas de Tóquio 2021.

Evolução na ginástica: barra fixa

Evolução na ginástica: barra fixa

A ginástica estreou no programa olímpico nos primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas 1986. No início das disputas, muitas vezes o desafio dos atletas era apenas manter o equilíbrio num determinado aparelho. Hoje, a modalidade é marcada por exercícios acrobáticos de extrema precisão e um rigoroso sistema de pontos dita os vencedores a partir de uma avaliação meticulosa da dificuldade da série e da execução dos movimentos.

O esporte surgiu como uma forma de manter o condicionamento físico, se preparar para outros esportes e como treinamento militar. Na primeira aparição olímpica, em Atenas, contou com a disputa de quatro aparelhos e apenas homens de cinco países na briga pelo título. Nos Jogos da Antuérpia, em 1920, atletas de 11 países participaram do torneio masculino e as mulheres fizeram parte de uma demonstração.

Apresentação de barra fixa nos Jogos Olímpicos de 1932 — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge