TIMES

Por Redação do ge — Tóquio, Japão


Não é à toa que ele tem o apelido de Luka Magic. Astro da NBA e do Dallas Mavericks, Luka Doncic, esloveno de 22 anos, fez de tudo ao comandar a sua seleção em uma fácil vitória contra a Argentina na estreia das duas equipes no basquete masculino das Olimpíadas - quase bateu recorde do brasileiro Oscar Schmidt. O placar da partida, disputada na madrugada desta segunda-feira (tarde em Tóquio), foi de 118 a 100.

Doncic marcou 48 pontos e foi o cestinha do jogo - foram seis bolas convertidas de três em 14 tentativas. Além disso, anotou 11 rebotes, cinco assistências e três tocos. Tirou os argentinos do sério. Em Seul 1988, Oscar marcou 55 pontos contra a Espanha e, desde então, é o maior pontuador de uma partida em Olimpíadas. A marca dura 33 anos.

Doncic foi o nome do jogo — Foto: Reuters

Uma das candidatas ao pódio, a Eslovênia confirmou ter conjunto que pode incomodar os adversários. Pela primeira vez nos jogos, não se intimidou diante de uma seleção com história: quarta no ranking mundial, a Argentina foi bronze em Pequim 2008 e ouro em Atenas 2004 e foi vice da Copa do Mundo de 2019.

Os próximos adversários da Eslovênia são Japão (quinta, 1h40) e Espanha (domingo, 1º de agosto, 5h20). A Argentina enfrenta ainda Espanha (quinta, 9h) e Japão (domingo, 1º de agosto, 1h40). O torneio tem 12 seleções, divididas em três chaves de quatro. Passam para as quartas de final os dois melhores de cada grupo e mais os dois melhores terceiros.

Luka Doncic marca mais dois pontos contra a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Images

A classificação da Eslovênia ocorreu pouco antes dos Jogos de Tóquio. O time conseguiu a única vaga no pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia, com uma média de 106 pontos por partida. Teve ainda uma preparação boa para o torneio, o que não ocorreu com a Argentina. O time sul-americano perdeu amistosos para Estados Unidos, Nigéria e Austrália.

O jogo

Primeiro período - Argentina 24 x 32 Eslovênia: com 19 pontos, Doncic comandou a sua seleção. Ele fez três cestas de três pontos, o que acabou surpreendo a Argentina, que ficou confusa na marcação. Campazzo foi o destaque argentino, com sete pontos.

Segundo período - Argentina 18 x 30 Eslovênia: Donci começou no banco, o que deixou a Eslovênia com um pouco de dificuldade ofensiva. A diferença no placar caiu para seis pontos logo no começo, o que obrigou o time europeu a parar o jogo. Com o retorno de Donci, a Eslovência voltou a comandar a partida. Até porque o time sul-americano se mostrou precipitado e abusou dos erros nos arremessos de três pontos - levou ainda uma falta técnica. O astro esloveno continuou com a mão calibrada e chegou a duas assistências, oito rebotes e 31 pontos. Scola virou o cestinha argentino com 12 pontos. Placar do intervalo: Argentina 66 x 88 Eslovênia.

Luka Doncic pega mais um rebote em vitória sobre a Argentina — Foto: Gregory Shamus / Getty Imagens

Terceiro período - Argentina 24 x 26 Eslovênia: a argentina começou a equilibrar a partida, mas sempre que se aproximava do placar... Donci resolvia. Dentro ou fora do garrafão. Mesmo assim, Scola e Campazzo ensaiaram uma reação.

Quarto período - Argentina 34 x 30 Eslovênia: Donci jogou menos - ele ficou 31 minutos em quadra. Com isso, a Argentina venceu o último período. A Eslovênia cometeu alguns erros defensivos, o que não colocou em risco a vitória em nenhuma momento. Scola foi o cestinho argentino com 23 pontos.

Mais do ge

Espanhol chega a faturar cerca de R$ 244 milhões em um ano

Alcaraz supera fortuna de Djokovic e vira tenista mais bem pago do ranking

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada