TIMES

Por Redação do ge — Berlim, Alemanha


Uma polêmica marcou o pentatlo moderno das Olimpíadas de Tóquio: a técnica alemã Kim Raisner foi flagrada dando um soco no cavalo Saint Boy enquanto Anikka Schleu tentava controlá-lo para saltar. A treinadora foi expulsa dos Jogos. A atleta relatou que vem sendo alvo de muito ódio na internet e se defendeu de acusações de crueldade com o animal sorteado para ela no Japão.

- O ódio que encontrei nas redes sociais mascarou a decepção com a medalha perdida. Não tratei o cavalo com extrema severidade. Eu tinha um chicote comigo que foi verificado de antemão. Exatamente como as esporas. Eu realmente não estou ciente de qualquer crueldade com os animais - disse Schleu ao jornal alemão "Die Zeit".

Anikka Schleu, alemã treinada por Kim Raisner, expulsa dos Jogos Olímpicos — Foto: Dan Mullan / Getty Images

Quarta colocada na Rio 2016, a alemã liderava a competição em Tóquio até o hipismo. Diante da recusa de Saint Boy em saltar, a treinadora Kim Raisner foi flagrada dando um golpe no animal, que também havia recusado seguir com a atleta do Comitê Olímpico Russo e campeã mundial de 2017, Gulnaz Gubaydullina, ruindo as esperanças de medalha de ambas competidoras. O desespero das atletas, no entanto, ficou em segundo plano diante da preocupação de quem acompanhava a disputa com o animal.

- Comecei a chorar relativamente rápido. Eu estava tão tensa porque percebi que a competição poderia acabar antes mesmo de eu começar a cavalgar. Os segundos que se passaram pareceram muito mais longos para mim. Foi uma situação difícil e desesperadora para o cavalo e para mim - disse Schleu.

Anikka Schleu, da Alemanha, se apresenta no hipismo do pentatlo moderno

Anikka Schleu, da Alemanha, se apresenta no hipismo do pentatlo moderno

Numa competição de pentatlo moderno, na fase de hipismo, os atletas ganham vinte minutos para se acostumar com um cavalo nunca guiado por eles, que são sorteados. A forma como a equipe alemã reagiu para superar as dificuldades com Saint Boy nas Olimpíadas fez a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciar que está formando um grupo de trabalho para revisar a etapa equestre da modalidade.

De acordo com a UIPM, um Painel Disciplinar deve ser determinado para rever ocorrido na prova feminina em Tóquio. A entidade também informou que conversou com os donos de Saint Boy, e que o cavalo já retornou para a cidade de Shiga, no Japão, com "boa saúde, embora cansado da competição".

Saúde animal em debate

Ainda segundo a UIPM, o conselho executivo da entidade também levará a questão para o próximo congresso internacional, a ser realizado de maneira virtual entre os dias 26 e 28 de novembro, quando também pretende ouvir recomendações sobre as medidas a serem tomadas. Módulos dedicados ao bem-estar animal também serão adicionados ao Programa de Certificação de Treinadores e ao Programa de Certificação de Juízes da UIPM.

Brasileira Ieda Guimarães sofre tombo do cavalo durante prova de hipismo — Foto: REUTERS/Ivan Alvarado

ONG pede exclusão das Olimpíadas

O pouco tempo de ligação entre o animal e o cavaleiro no pentatlo moderno não é uma novidade. Diante de diversas recusas de cavalos em saltar e acidentes já ocorridos em outros eventos, ativistas de diversos países buscam uma mudança concreta na modalidade. A ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), por exemplo, foi mais além e pediu que todas as competições equestres fossem removidas do programa olímpico.

Ainda nas Olimpíadas de Tóquio, a brasileira Ieda Guimarães chamou a atenção ao sofrer um tombo durante a prova de hipismo. Já o cavalo suíço Jet Set, montado por Robin Godel, teve de ser sacrificado após sofrer uma lesão em uma prova de Hipismo CCE. O animal, que já tinha 14 anos de idade, se lesionou no último obstáculo aquático da prova, o que o deixou manco.

Cavalo Jet Set competindo nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Leon Neal/Getty Images

No caso do pentatlo moderno, o presidente da UIPM não entrou no mérito do pedido de exclusão, mas disse aberto a ouvir todas as partes em prol da segurança de todos na modalidade.

- O Congresso UIPM 2021 oferece uma oportunidade para as federações nacionais darem sua opinião. Em nome do conselho executivo da UIPM, estou ansioso para trabalhar com todas as partes interessadas para garantir que façamos os ajustes necessários para fornecer um futuro seguro para a disciplina de equitação dentro do pentatlo moderno.

Veja também

Mais do ge

Fãs desaprovaram cores e formato do lançamento das vestimentas, com uso de manequins

Uniformes olímpicos da Malásia serão reformulados após críticas na internet

Dono de duas medalhas olímpicas no salto com vara, Thiago Braz falha nas três tentativas para 5,82m; atleta disputou o Troféu Brasil com liminar após ser suspenso por doping

Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos

Inspirada pela jogadora, Tifany Robert registrou em sua nova identidade toda a sua admiração: "A Tifanny me trouxe uma força de resiliência"

Professora de vôlei de praia homenageia Tifanny adotando seu nome após a transição

Astro do Dallas Mavericks foi o nome da partida na vitória por 86 a 80, mas Bruno Caboclo também fez bonito e marcou 19 pontos no jogo

Brasil perde para a Eslovênia de Doncic em amistoso antes do Pré-Olímpico

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, primeiro atleta homem trans do tênis de mesa conta os desafios e as alegrias da fase atual, após processo de hormonioterapia e cirurgia

Luca Kumahara celebra transição de gênero: "Tenho me aproximado cada vez mais de quem sou"

Técnico garante que seleção masculina trabalhará para conseguir bons resultados nas Olimpíadas e pede atenção aos saques adversários

Bernardinho lamenta queda, mas projeta Brasil forte em Paris: "De forma alguma isso vai nos abater"

Atleta olímpico representa o Brasil em Paris 2024 na classe ILCA

Bruno Fontes compara local da prova de vela dos Jogos Olímpicos com Florianópolis: "Lembra muito"

Falta menos de um mês para começarem os Jogos Olímpicos que prometem uma contagem progressiva de feitos históricos para o Brasil e o mundo

Contagem regressiva para as histórias que vão marcar as Olimpíadas de Paris

Campeões olímpicos participam de cerimônia que marca o Dia Nacional do Vôlei

Uniformes do vôlei para Paris são revelados em projeção no Cristo Redentor - Programa: ge.globo