TIMES

Por Priscilla Basilio — Rio de Janeiro


Aos olhos de toda a cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor vestiu o novo uniforme do vôlei brasileiro para as Olimpíadas de Paris, nesta quinta-feira. A ação fez parte das comemorações do Dia Nacional do Vôlei, e marcou também o lançamento do documentário "As Bicampeãs", em parceria do sportv com a CBV, além de contar com a presença de medalhistas olímpicos como Fabi, Sheilla, Fabiana, Tande e Paula Pequeno, entre outras estrelas do esporte.

Novos uniformes do vôlei para Paris são revelados em cerimônia no Corcovado — Foto: Marlon Falcão

A cerimônia teve início com as palavras do Padre Omar e do presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Radamés Lattari, que relembrou a campanha de destaque do país no esporte.

Padre Omar e Radamés Lattari, presidente da CBV, em cerimônia de apresentação dos uniformes de Paris 2024 — Foto: Priscilla Basilio

- Acima de tudo, esse uniforme reforça nossa história vitoriosa olímpica, que continua até hoje, com nossas 24 medalhas, sendo 11 na quadra e 13 na praia. Entre elas, o bicampeonato da seleção feminina, que será lembrado e celebrado esta noite. Daqui a pouco, o Cristo Redentor vestirá nossa camisa e eu espero que, assim como ele, o torcedor brasileiro também vista - disse Lattari.

Com uma brincadeira de "chá revelação", os uniformes das seleções brasileiras de vôlei de praia e de vôlei de quadra foram apresentados no escuro, enquanto projeções mostravam o Cristo Redentor já vestido com a nova camisa. Já com as luzes acesas, os ex-jogadores Tande, Virna, Juliana e Bruno Schmidt desfilaram com as novas camisas e shorts da coleção especialmente feita para Paris 2024.

Design da camisa olímpica do vôlei para Paris é projetado no Cristo Redentor

Design da camisa olímpica do vôlei para Paris é projetado no Cristo Redentor

Tande, Bruno Schmidt, Juliana e Virna apresentam novos uniformes do vôlei para Paris — Foto: Priscilla Basilio

Inspirados nas seleções de 84 e de 92, os uniformes vêm repletos de detalhes que contam a história olímpica do país no vôlei. A gola da camisa esconde a frase: "Contém 40 anos de conquistas olímpicas". Já as estampas de losango são constituídas por 20 linhas que cruzam outras 24, formando o ano das Olimpíadas de Paris.

Detalhe na gola da nova camisa do vôlei de quadra para as Olimpíadas de Paris — Foto: Priscilla Basilio

Feitos pela empresa Riachuelo, os uniformes também contam com um tecido que leva o nome da cidade-sede dos Jogos, o Paris Eco. O material é constituído de fibras sustentáveis, que oferecem mais maleabilidade.

Documentário "As Bicampeãs"

Pouco antes da revelação dos novos uniformes, o diretor de cinema Eduardo Hunter e a co-diretora Alessandra Viganó fizeram a apresentação do documentário "As Bicampeãs", que será lançado no dia 16 de julho pela sportv, em parceria com a CBV, sobre a história da seleção que conquistou o bicampeonato olímpico. Fabi, Paula Pequeno, Fabiana e Sheilla foram ao palco falar sobre a importância dos dois títulos para o Brasil, em Pequim 2008 e Londres 2012, e de como as conquistas marcaram suas vidas.

Fabi, Sheilla, Fabiana e Paula Pequeno em cerimônia dos novos uniformes do vôlei para Paris 2024 — Foto: Priscilla Basilio

- É uma honra estar aqui ao lado delas, mas mais do que isso. Poder louvar quem veio antes é sempre muito especial. Vi o Tande aqui, que fez parte da geração que me inspirou, a geração de 92. Então, é um dia de festa, hoje é dia do vôlei. A gente espera que a indumentária dê sorte para a seleção. Que sejam jogos incríveis daqui a 29 dias! - disse Fabi, emocionada.

Paula Pequeno, primeira jogadora da história do país a levar o título de MVP dos Jogos Olímpicos, também exaltou a equipe e lembrou a importância da união entre as jogadoras na conquista do título.

Cena do documentário "As Bicampeãs" é exibida aos pés do Cristo Redentor no Dia Nacional do Vôlei — Foto: Priscilla Basilio

- O que seria de cada uma de nós, se não fosse a outra? Para mim, é um privilégio fazer parte dessa geração, porque só a gente é capaz de relembrar e sentir o que passamos para chegarmos a esses dois títulos olímpicos. Nos piores momentos, a amizade e o amor incondicional falaram mais alto. É disso que se trata o esporte de equipe - contou Paula Pequeno.

Thaisa e Jaqueline, também protagonistas do filme, não puderam estar presentes, mas mandaram recados por vídeo que foram exibidos durante a celebração.

Thais Mello, Eduardo Hunter e Alessandra Viganó lançam o documentário "As Bicampeãs" em Dia Nacional do Vôlei — Foto: Divulgação/CBV

Para os diretores do documentário, o projeto tem como objetivo maior destacar os feitos históricos das mulheres no vôlei, em uma época em que a visibilidade feminina no esporte era reduzida.

- É fundamental destacarmos as conquistas históricas de mulheres incríveis e bicampeãs olímpicas, em um momento no qual o esporte feminino ainda não tinha toda essa cobertura e atenção, algo que lutamos sempre para valorizar, ainda mais nos dias atuais - disse Eduardo Hunter.

Alessandra Viganó, co-diretora da série, destacou a importância de eternizar as conquistas das atletas que conquistaram o bicampeonato olímpico.

- Conseguir reuni-las foi o auge do projeto. Tivemos a certeza de que acertamos em cheio no objetivo ao nos depararmos com todas emocionadas. Foi um trabalho para eternizá-las definitivamente. Fica o nosso agradecimento a todas, pois confiaram no projeto, e isso traz força e emoção para a série, que vai além do esporte - disse Viganó.

Veja também

Mais do ge

Polônia e Eslovênia brigam pela terceira colocação na competição

França enfrenta Japão pela decisão da Liga das Nações masculina de vôlei

Equipe brasileira de hipismo é convocada para os Jogos Olímpicos de Paris em três modalidades: salto, completa e adestramento

Hipismo anuncia equipe, e Pessoa vai às Olimpíadas pela 8º vez - Programa: ge.globo

Fãs desaprovaram cores e formato do lançamento das vestimentas, com uso de manequins

Uniformes olímpicos da Malásia serão reformulados após críticas na internet

Dono de duas medalhas olímpicas no salto com vara, Thiago Braz falha nas três tentativas para 5,82m; atleta disputou o Troféu Brasil com liminar após ser suspenso por doping

Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos

Inspirada pela jogadora, Tifany Robert registrou em sua nova identidade toda a sua admiração: "A Tifanny me trouxe uma força de resiliência"

Professora de vôlei de praia homenageia Tifanny adotando seu nome após a transição

Astro do Dallas Mavericks foi o nome da partida na vitória por 86 a 80, mas Bruno Caboclo também fez bonito e marcou 19 pontos no jogo

Brasil perde para a Eslovênia de Doncic em amistoso antes do Pré-Olímpico

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, primeiro atleta homem trans do tênis de mesa conta os desafios e as alegrias da fase atual, após processo de hormonioterapia e cirurgia

Luca Kumahara celebra transição de gênero: "Tenho me aproximado cada vez mais de quem sou"

Técnico garante que seleção masculina trabalhará para conseguir bons resultados nas Olimpíadas e pede atenção aos saques adversários

Bernardinho lamenta queda, mas projeta Brasil forte em Paris: "De forma alguma isso vai nos abater"

Atleta olímpico representa o Brasil em Paris 2024 na classe ILCA

Bruno Fontes compara local da prova de vela dos Jogos Olímpicos com Florianópolis: "Lembra muito"

Falta menos de um mês para começarem os Jogos Olímpicos que prometem uma contagem progressiva de feitos históricos para o Brasil e o mundo

Contagem regressiva para as histórias que vão marcar as Olimpíadas de Paris