TIMES

Por Lorena Dillon — Paris, França


As Olimpíadas começam daqui a pouco mais de um mês, dia 26 de julho, mas o restaurante oficial dos atletas, na Vila Olímpica, será inaugurado dentro de duas semanas. Nesta terça-feira, o Comitê Organizador dos Jogos de Paris fez o primeiro teste no local, para imprensa e convidados. O espaço fica na Cité du Cinéma, no coração da Vila dos Atletas, e ficará aberto 24 horas por dia durante as Olimpíadas. Um preocupação é com o calor, uma vez que não terá ar condicionado dentro do restaurante.

Restaurante da Vila Olímpica de Paris — Foto: Lorena Dillon

A capacidade do restaurante é de 3.300 pessoas e tem como principal desafio corresponder às diferentes expectativas e hábitos alimentares de mais de 200 nações e, ao mesmo tempo, respeitar os compromissos ambientais do Comitê. Serão 500 receitas diferentes concebidas pelos chefes e divididas em quatro temas culinários: França, Ásia, África-Caribe e cozinhas do mundo.

Restaurante da Vila Olímpica — Foto: Lorena Dillon

A expectativa é de que sejam servidas mais de 40 mil refeições diariamente, com 50 receitas diferentes. Não haverá batata frita, que é um dos clássicos franceses, e nem garrafas de plástico. Os atletas irão encher seus copos em bebedouros. Não será possível levar comida para os quartos, só em caso de atletas lesionados ou doentes, sob pedido de autorização.

Uma das questões importantes é com relação aos vegetarianos. Cada vez mais atletas do mundo inteiro estão com essa dieta, e, segundo a organização, esse foi um dos pontos de maiores mudanças na comparação com os outros restaurantes:

- Temos chefes que realmente trabalharam com receitas vegetarianas. Não é apenas a opção sem carne, são receitas verdadeiras que são propostas. Então, eu acho que tem muitos atletas que vão se deixar tentar - disse Estelle Lamotte, uma das coordenadoras do local.

Restaurante da Vila — Foto: Lorena Dillon

Outro ponto foi a climatização do local. Como a organização tem evitado utilizar ar-condicionado nos locais oficiais, haverá apenas ventiladores no restaurante. A alta temperatura do verão parisiense não preocupa os organizadores:

- A questão do clima é uma boa questão. Há um sistema de climatização instalado para permitir conforto para os atletas, principalmente porque é um antigo edifício do século XX, com movimento de ar, que permite um refrescamento do espaço. Temos um sistema que pode ser ativado apenas em caso de extremo calor - disse.

Termômetro olímpico: vôlei, tiro com arco e ginástica rítmica são os destaques da semana

Termômetro olímpico: vôlei, tiro com arco e ginástica rítmica são os destaques da semana

Veja também

Mais do ge

Fãs desaprovaram cores e formato do lançamento das vestimentas, com uso de manequins

Uniformes olímpicos da Malásia serão reformulados após críticas na internet

Dono de duas medalhas olímpicas no salto com vara, Thiago Braz falha nas três tentativas para 5,82m; atleta disputou o Troféu Brasil com liminar após ser suspenso por doping

Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos

Inspirada pela jogadora, Tifany Robert registrou em sua nova identidade toda a sua admiração: "A Tifanny me trouxe uma força de resiliência"

Professora de vôlei de praia homenageia Tifanny adotando seu nome após a transição

Astro do Dallas Mavericks foi o nome da partida na vitória por 86 a 80, mas Bruno Caboclo também fez bonito e marcou 19 pontos no jogo

Brasil perde para a Eslovênia de Doncic em amistoso antes do Pré-Olímpico

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, primeiro atleta homem trans do tênis de mesa conta os desafios e as alegrias da fase atual, após processo de hormonioterapia e cirurgia

Luca Kumahara celebra transição de gênero: "Tenho me aproximado cada vez mais de quem sou"

Técnico garante que seleção masculina trabalhará para conseguir bons resultados nas Olimpíadas e pede atenção aos saques adversários

Bernardinho lamenta queda, mas projeta Brasil forte em Paris: "De forma alguma isso vai nos abater"

Atleta olímpico representa o Brasil em Paris 2024 na classe ILCA

Bruno Fontes compara local da prova de vela dos Jogos Olímpicos com Florianópolis: "Lembra muito"

Falta menos de um mês para começarem os Jogos Olímpicos que prometem uma contagem progressiva de feitos históricos para o Brasil e o mundo

Contagem regressiva para as histórias que vão marcar as Olimpíadas de Paris

Campeões olímpicos participam de cerimônia que marca o Dia Nacional do Vôlei

Uniformes do vôlei para Paris são revelados em projeção no Cristo Redentor - Programa: ge.globo