TIMES

Por Redação do ge — Opatija, Croácia


O Brasil entrou em reta final de preparação para o Pré-Olímpico masculino de basquete, que será disputado em Riga, na Letônia, entre os dias 2 e 7 de julho. A seleção está na Croácia e, nesta segunda-feira (24), venceu a Polônia em amistoso, por 91 a 75. O jogo marcou a reestreia do técnico Alexander Petrovic e o retorno de Raulzinho às quadras, após quase um ano afastado por lesão.

Raulzinho em amistoso do Brasil contra a Polônia — Foto: Confederação Brasileira de Basquete

– Feliz de voltar, de fazer meu primeiro jogo após a lesão. Só quem convive comigo sabe tudo que passei. Então, é muito bom poder jogar bem, ajudar. Agora é seguir evoluindo para buscar nossa vaga olímpica – disse Raulzinho.

O cestinha do amistoso foi Bruno Caboclo, com 21 pontos. Mãozinha registrou um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes. Petrovic optou por rodar bastante o elenco, dando oportunidades aos jogadores. Ao todo, 14 atletas estão na Croácia com a seleção brasileira, e dois ainda serão cortados antes do Pré-Olímpico. Yago, em recuperação de lesão, e Marcelinho Huertas, que se juntou ao grupo há pouco tempo, não entraram em quadra nesta segunda.

Contra a Polônia, o Brasil teve bom aproveitamento dentro do garrafão, convertendo 70% dos arremessos, mas o índice caiu bastante nas bolas de três pontos (cinco conversões em 22 tentativas, com 22% de aproveitamento). A vantagem brasileira no placar foi construída, sobretudo, no segundo e no último quartos.

Ainda na Croácia, o Brasil realizará mais dois amistosos antes do Pré-Olímpico. Na quarta-feira, às 13h30 (de Brasília), enfrentará os donos da casa. Dois dias depois, às 15h, duelará com a Eslovênia, que poderá ter o astro Luka Doncic em quadra.

Termômetro olímpico: vôlei, tiro com arco e ginástica rítmica são os destaques da semana

Termômetro olímpico: vôlei, tiro com arco e ginástica rítmica são os destaques da semana

Para se garantir nas Olimpíadas de Paris, o Brasil precisará ser campeão do Pré-Olímpico de Riga. Inicialmente, a seleção está em um grupo com Camarões e Montenegro. Caso avance para as semifinais, poderá enfrentar Letônia, Geórgia ou Filipinas na tentativa de buscar o título.

Dona de três medalhas de bronze (em 1948, 1960 e 1964) em Olimpíadas, a seleção masculina do Brasil não participou dos Jogos de Tóquio. A conquista da vaga em Paris esteve perto de acontecer na Copa do Mundo de 2023, mas o sonho foi interrompido por uma vitória do Canadá sobre a Espanha.

Veja também

Mais do ge

Fãs desaprovaram cores e formato do lançamento das vestimentas, com uso de manequins

Uniformes olímpicos da Malásia serão reformulados após críticas na internet

Dono de duas medalhas olímpicas no salto com vara, Thiago Braz falha nas três tentativas para 5,82m; atleta disputou o Troféu Brasil com liminar após ser suspenso por doping

Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos

Inspirada pela jogadora, Tifany Robert registrou em sua nova identidade toda a sua admiração: "A Tifanny me trouxe uma força de resiliência"

Professora de vôlei de praia homenageia Tifanny adotando seu nome após a transição

Astro do Dallas Mavericks foi o nome da partida na vitória por 86 a 80, mas Bruno Caboclo também fez bonito e marcou 19 pontos no jogo

Brasil perde para a Eslovênia de Doncic em amistoso antes do Pré-Olímpico

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, primeiro atleta homem trans do tênis de mesa conta os desafios e as alegrias da fase atual, após processo de hormonioterapia e cirurgia

Luca Kumahara celebra transição de gênero: "Tenho me aproximado cada vez mais de quem sou"

Técnico garante que seleção masculina trabalhará para conseguir bons resultados nas Olimpíadas e pede atenção aos saques adversários

Bernardinho lamenta queda, mas projeta Brasil forte em Paris: "De forma alguma isso vai nos abater"

Atleta olímpico representa o Brasil em Paris 2024 na classe ILCA

Bruno Fontes compara local da prova de vela dos Jogos Olímpicos com Florianópolis: "Lembra muito"

Falta menos de um mês para começarem os Jogos Olímpicos que prometem uma contagem progressiva de feitos históricos para o Brasil e o mundo

Contagem regressiva para as histórias que vão marcar as Olimpíadas de Paris

Campeões olímpicos participam de cerimônia que marca o Dia Nacional do Vôlei

Uniformes do vôlei para Paris são revelados em projeção no Cristo Redentor - Programa: ge.globo