TIMES

Por Redação do ge — Bangkok, Tailândia


Líder do ranking mundial, a Itália entrou como favorita e fez valer a superioridade para vencer o Japão na final da Liga das Nações (VNL) feminina de vôlei. Com 24 pontos de Egonu, eleita MVP do torneio, as italianas levaram a melhor por 3 sets a 1 – parciais de 25/17, 25/17, 21/25 e 25/20. É o segundo título da seleção europeia na VNL. O primeiro tinha vindo em 2022. As japonesas, por outro lado, ficaram com uma inédita medalha de prata, já que nunca tinham chegado à decisão.

Veja os melhores momentos de Itália 3 x 1 Japão

Veja os melhores momentos de Itália 3 x 1 Japão

Degradi, surpresa entre as titulares da Itália, foi o grande destaque do primeiro set, em que as italianas venceram com tranquilidade. Ao contrário do duelo com o Brasil, na semifinal, o Japão não encontrou respostas para o ataque adversário e sofreu mais em ralis.

Italianas celebram ponto contra o Japão — Foto: Volleyball World

Na segunda parcial, Egonu assumiu o controle. Foram 12 pontos – quase metade do total marcado pela Itália. O Japão chegou a ficar um longo tempo sem virar bolas e viu o equilíbrio do início do set se dissolver com o passar do tempo. Vale destacar o trabalho também de De Gennaro, líbero italiana, que é bastante eficiente na defesa e ainda protagoniza lances espetaculares.

Itália é bicampeã da Liga das Nações feminina — Foto: Volleyball World

O primeiro ponto de bloqueio do Japão só veio no início do terceiro set. E foi um dos fatores que ajudaram as japonesas a retomarem a confiança na decisão. Com um cardápio variado de jogadas, abriram vantagem na parcial e chegaram a ter 18 a 13 no placar. Até viram uma tentativa de reação da Itália, mas venceram por 25 a 21.

Após a derrota na parcial anterior, a Itália voltou ao quarto set cometendo mais erros. Mesmo assim, se mantinha à frente do placar – muito por conta do trabalho de De Gennaro. A partida chegou a ser interrompida, devido a uma queda de luz no ginásio, em Bangkok. Quando as ações foram retomadas, as italianas recuperaram o bom rendimento e se distanciaram no placar. Administrando a vantagem, fecharam o set e o jogo com vitória por 25 a 20.

Luz do ginásio cai durante final da Liga das Nações de Vôlei Feminino na Tailândia

Luz do ginásio cai durante final da Liga das Nações de Vôlei Feminino na Tailândia

Seleção da VNL feminina não tem brasileiras

Apesar da campanha invicta na fase classificatória, o quarto lugar do Brasil parece ter pesado nas análises individuais. Nenhuma jogadora brasileira entrou para a seleção da Liga das Nações feminina. Nem mesmo Gabi, terceira maior pontuadora do torneio, ou Carol, líder do ranking de bloqueios.

Confira o time ideal da VNL:

  • Levantadora: Alessia Orro (Itália)
  • Oposta: Paola Egonu (Itália)
  • Ponteiras: Sarina Koga (Japão) e Myriam Sylla (Itália)
  • Centrais: Agnieszka Korneluk (Polônia) e Sarah Fahr (Itália)
  • Líbero: Manami Kojima
  • MVP: Paola Egonu (Itália)

Lista de campeãs da Liga das Nações feminina de vôlei

  • 2018: Estados Unidos
  • 2019: Estados Unidos
  • 2021: Estados Unidos
  • 2022: Itália
  • 2023: Turquia
  • 2024: Itália

Veja também

Mais do ge

Após ficar fora do US Open, espanhol de 38 anos vai perder competição por equipes e desfalca seleção da Europa: "Preciso fazer o que é melhor para eles"

Rafael Nadal desiste da Laver Cup e adia retorno aos torneios depois das Olimpíadas

Ginasta americana volta a lamentar medalha perdida depois de subir no pódio do solo dos Jogos de Paris: "A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou"

Chiles diz estar devastada por bronze retirado das Olimpíadas: "É sobre a cor da minha pele"

Líbero foi campeã da Superliga Feminina com a equipe mineira na última temporada, e disputou a primeira Olimpíadas da carreira em Paris

Nyeme se despede do Minas após bronze nas Olimpíadas e deixa futuro em aberto

Eleição está marcada para 3 de outubro, no Rio, e ainda vai contar com chapa de oposição com Marco La Porta, ex-vice-presidente. Atual presidente está no comando da entidade desde 2017

Paulo Wanderley se candidata à reeleição do COB; entidades e atletas questionam 3º mandato

Procuradoria Nacional Antiterrorista da França faz balanço de segurança durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Autoridades israelenses eram alvos de ataques

Três atentados foram frustrados nos Jogos de Paris, afirma chefe de agência antiterrorismo da França

Thomas Craig, que chegou a ser preso em Paris, vai ficar afastado do esporte por até um ano

Atleta de hóquei da Austrália é suspenso por tentar comprar cocaína durante as Olimpíadas

Tenista de 18 anos faz parte do time brasileiro que estreia no Grupo Mundial da Copa Davis nesta quarta-feira e projeta disputar as Olimpíadas de Los Angeles em 2028: "É um sonho"

De sparring a destaque na Davis, João Fonseca celebra crescimento: "Chocante o tanto que evoluí" - Programa: ge.globo

Acusado de violência doméstica que matou ugandense Rebecca Cheptegei falece quatro dias depois de sua vítima

Namorado que matou maratonista olímpica de Uganda também morre por causa de queimaduras

Com todos os recordes batidos e a consagração de um trabalho de detecção de talentos espalhados pelo país, Brasil já busca preencher lacunas para tentar subir no quadro geral em 2028

Brasil tem Paralimpíadas perfeitas e tem gargalo para subir ao top 3 em Los Angeles 2028; veja análise - Programa: Esporte Espetacular

Depois de apresentação polêmica nas Olimpíadas de Paris, Rachael Gunn aparece na liderança do ranking da Federação Internacional de Dança Desportiva

Australiana que virou meme no breaking surpreende como número 1 do mundo