TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro, Brasil


A disputa do tênis em Paris 2024 terá a ausência de um grande nome: a belarussa Aryna Sabalenka. A tenista número 3 do ranking mundial confirmou, nesta segunda-feira, que ficará fora dos Jogos de Paris para focar no calendário oficial da WTA e "cuidar da saúde".

- Eu tenho que sacrificar alguma coisa. Nesta fase da minha carreira e principalmente com todas as lutas que tive nos últimos meses, preciso cuidar da minha saúde.

Aryna Sabalenka comemora ponto diante de Iga Swiatek na final do Masters 1000 de Madrid — Foto: REUTERS/Susana Vera

A atleta de 26 anos, representante de Belarus, justificou a ausência em Paris 2024 devido ao calendário apertado de WTA e grandes desafios que terá nos próximos meses:

- Não vou jogar as Olimpíadas por causa das regras da WTA com torneios obrigatórios. Infelizmente tenho que sacrificar os Jogos - disse a atual número 3 do mundo.

Termômetro olímpico: vôlei feminino e Hugo Calderano são os destaques da semana

Termômetro olímpico: vôlei feminino e Hugo Calderano são os destaques da semana

A disputa do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris acontece nas quadras de saibro de Roland Garros. Vinte e dois dias depois os grandes nomes do esporte estarão no US Open, Grand Slam norte-americano que é disputado nas quadras duras. A atleta ressaltou a diferença entre os torneios e disse preferir se preparar para o torneio de WTA.

- Prefiro descansar um pouco para ter certeza de que estou pronta fisicamente e de saúde para as quadras duras. É demais para mim e tomei a decisão de cuidar da minha saúde - completou.

Aryna Sabalenka estreia com vitória no Miami Open — Foto: Megan Briggs/Getty Images

Vale ressaltar que, além da necessidade de conciliar os calendários, Sabalenka não poderia representar o seu país na competição, já que atletas russos e bielorrussos classificados para os Jogos só poderão competir como atletas neutros, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Daniil Medvedev, por exemplo, estará nas Olimpíadas de Paris 2024 como atleta neutro.

Outra desistência

Além de Sabalenka, a tunisiana Ons Jabeur, que também figura no top 10 do mundo, também anunciou desistência do torneio nesta segunda-feira (17). A tenista, por meio de uma nota oficial, informou que não estará na disputa dos Jogos por conta da mudança de piso e possibilidade de lesões no joelho:

- Após consultar minha equipe médica visando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, decidimos que a rápida mudança de superfícies poderia colocar o meu joelho e o restante da temporada em risco, então, infelizmente, estou fora das Olimpíadas. Sempre amei representar meu país, mas preciso escutar meu corpo e minha equipe médica - publicou Ons Jabeur.

Ons Jabeur, da Tunísia, lamenta erro e tenta se concentrar na final do US Open contra Iga Swiatek, da Polônia — Foto: Matthew Stockman/Getty Images

A competição de tênis nos Jogos Olímpicos 2024 será realizada entre os dias 27 de julho e 4 de agosto.

Veja também

Mais do ge

Fãs desaprovaram cores e formato do lançamento das vestimentas, com uso de manequins

Uniformes olímpicos da Malásia serão reformulados após críticas na internet

Dono de duas medalhas olímpicas no salto com vara, Thiago Braz falha nas três tentativas para 5,82m; atleta disputou o Troféu Brasil com liminar após ser suspenso por doping

Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris - Programa: Jogos Olímpicos

Inspirada pela jogadora, Tifany Robert registrou em sua nova identidade toda a sua admiração: "A Tifanny me trouxe uma força de resiliência"

Professora de vôlei de praia homenageia Tifanny adotando seu nome após a transição

Astro do Dallas Mavericks foi o nome da partida na vitória por 86 a 80, mas Bruno Caboclo também fez bonito e marcou 19 pontos no jogo

Brasil perde para a Eslovênia de Doncic em amistoso antes do Pré-Olímpico

No Dia do Orgulho LGBTQIAP+, primeiro atleta homem trans do tênis de mesa conta os desafios e as alegrias da fase atual, após processo de hormonioterapia e cirurgia

Luca Kumahara celebra transição de gênero: "Tenho me aproximado cada vez mais de quem sou"

Técnico garante que seleção masculina trabalhará para conseguir bons resultados nas Olimpíadas e pede atenção aos saques adversários

Bernardinho lamenta queda, mas projeta Brasil forte em Paris: "De forma alguma isso vai nos abater"

Atleta olímpico representa o Brasil em Paris 2024 na classe ILCA

Bruno Fontes compara local da prova de vela dos Jogos Olímpicos com Florianópolis: "Lembra muito"

Falta menos de um mês para começarem os Jogos Olímpicos que prometem uma contagem progressiva de feitos históricos para o Brasil e o mundo

Contagem regressiva para as histórias que vão marcar as Olimpíadas de Paris

Campeões olímpicos participam de cerimônia que marca o Dia Nacional do Vôlei

Uniformes do vôlei para Paris são revelados em projeção no Cristo Redentor - Programa: ge.globo