TIMES

Por Redação do ge — São Paulo, SP


Os companheiros de André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, na conquista da primeira medalha de ouro olímpica do vôlei brasileiro prestaram homenagens ao ex-jogador, que morreu na manhã desta sexta-feira, após uma longa luta contra um linfoma (câncer linfático). Pampa fez parte da geração de ouro de 1992, com atletas como Tande, Mauricio, Carlão, Marcelo Negrão e Paulão - que recentemente levaram uma faixa com os dizerem "Força, Pampa" à homenagem a atletas olímpicos na semana de estreia da Liga das Nações, no Rio de Janeiro, quando o jogador ainda estava internado.

Um grupo que subiu ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Barcelona, sob o comando do técnico Zé Roberto Guimarães. E que fez questão de deixar seu carinho por Pampa registrado nas redes sociais ao longo desta sexta-feira, após a notícia de sua morte.

Pampa anos 1990 — Foto: O Globo

- Hoje morreu uma parte desse time de meninos de ouro do Brasil. Você era um dos mais engraçados. Todo dia você estava feliz, brincando. Agradeço a Deus por ter sido seu amigo, parceiro, por ter pego sua amada filha no colo (Rafinha) e ainda ter jogado ao lado de um dos caras que eu vi bater mais quente numa bola. Obrigado por todo o seu esforço, todo o seu coração maravilhoso e que Papai do Céu te receba como um verdadeiro Campeão do Olimpo. Te amo! - escreveu Tande nos stories.

Homenagem de Tande a Pampa nos stories — Foto: Reprodução Instagram

- Meu amigo, companheiro de tantas jornadas e da maior conquista de nossas vidas. Vamos sentir muito sua falta. Pra mim ainda é difícil realizar que você não tá por aqui. Mas agora descanse em paz, fique bem. Minhas orações estão todas com a sua família e com você, meu amigo.❤️❤️🥇🥇🙏🙏 - publicou Carlão em sua conta oficial no Instagram.

Carlão também enviou um vídeo ao ge:

- Muito difícil falar do Pampa. Além de termos sido campeões olímpicos juntos, fomos campeões em clubes. Ele foi meu parceiro de quarto, meu padrinho de casamento, uma figura incrível, que tinha uma energia sensacional. Acordava sempre em alto-astral, colocava apelidos em todos. Vai ficar uma saudade imensa dessa figura, que fará uma falta muito grande pro vôlei brasileiro.

Carlão lamenta morte de Pampa: "Vai fazer uma falta grande para o vôlei brasileiro"

Carlão lamenta morte de Pampa: "Vai fazer uma falta grande para o vôlei brasileiro"

Marcelo Negrão foi outro que se manifestou. O ex-ponteiro, companheiro de posição de Pampa, não segurou a emoção ao lembrar do amigo. Os dois conviveram bastante na seleção brasileira.

- Estou triste, porque convivi muitos anos com o Pampa. Era um cara fantástico, do bem, positivo. Estava sempre pensando que ia dar certo e me ajudava muito. Nós começamos em Recife, tivemos os mesmos técnicos. Brincava comigo, gostava dos meus resultados. Sendo da mesma posição, torcia por mim, pelo meu desempenho. Obrigado, Pampa. Te amo! Deus, com certeza, vai te receber muito bem aí. Fica em paz. Valeu, meu grande amigo. Um dia a gente se encontra - disse Negrão

Marcelo Negrão se emociona ao lembrar de Pampa: "Um cara fantástico"

Marcelo Negrão se emociona ao lembrar de Pampa: "Um cara fantástico"

O levantador Mauricio também prestou sua homenagem.

- Meu amigo, parceiro de quadra... Nunca irei te esquecer, Deus o receberá com amor. Descanse em paz - postou nos stories.

O levantador Mauricio homenageou Pampa nos stories — Foto: Reprodução Instagram

Das Filipinas, onde treina a seleção feminina local de vôlei, Jorge Edson mandou um depoimento em que lembrou da personalidade exuberante do amigo.

- O Pampa sempre foi um homem que encheu o ambiente, fosse contando piada, fosse fazendo com que todo mundo se envolvesse, de forma alegre, contagiante, da mesma forma que ele foi dentro da quadra, enérgico, contagiante. Meu, já estou sentindo saudade dele, é uma dor bem difícil. A gente nunca está preparado para perder alguém tão próximo. É complicado.

Jorge Edson lembra com carinho do companheiro do ouro olímpico em Barcelona 1992

Jorge Edson lembra com carinho do companheiro do ouro olímpico em Barcelona 1992

O agora treinador aproveitou e mandou uma mensagem à família:

- Eu queria mesmo era deixar um abraço de conforto para toda a família, para a filha Rafaela, para a filha mais nova, agora, para a esposa, Paula. E a vida vai continuar, mas não tão feliz quando era ao saber que voltando para o Brasil a gente podia encontrá-lo, podia vê-lo. É triste, é triste, mas é sempre no tempo e na vontade de Deus. Espero que os corações sejam confortados, que os fãs rezem por ele, que os amigos que estão aí perto façam uma oração, porque daqui onde eu estou também vou fazer a minha. Esse é um menino que deixa muita saudade.

Paulão publicou uma foto em que ele, Pampa, Carlão e Marcelo Negrão aparecem sorridentes e felizes, lembrando do alto astral que caracterizava o amigo.

- Sempre com muita alegria, vai com Deus, querido amigo ❤️🙏.

Paulão faz uma homenagem a Pampa — Foto: Reprodução Instagram

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) publicaram notas oficiais, que reproduzimos completas ao final da matéria. Na da CBV, o presidente da entidade, Radamés Lattari, encerra enaltecendo o papel de Pampa no ouro de 1992:

- Foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial.

Jogadores de vôlei de outras gerações homenageiam Pampa durante o jogo entre Brasil e Itália — Foto: Maurício Val/FV Imagem/CBV

A nota do COB lembra que o presidente da entidade, Paulo Wanderley, também esteve em Barcelona com a delegação brasileira, como treinador do judô.

- Pampa é uma referência do voleibol brasileiro e sempre vestiu a camisa da seleção com muita garra e talento. A conhecida geração de ouro do nosso vôlei perde um de seus grandes integrantes, mas o legado do Pampa no vôlei vai permanecer para sempre inspirando outras gerações - declara Paulo Wanderley.

Nota oficial do COB

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do campeão olímpico de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, nesta sexta-feira (07), vítima de um câncer.

Pampa nasceu no dia 24 de novembro de 1964, no Recife, em Pernambuco. Atleta de vôlei, ele conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, o primeiro título olímpico do vôlei nacional. Além disso, Pampa foi campeão da Liga Mundial de 1993 e medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Havana 1991 com o Brasil.

'Pampa é uma referência do voleibol brasileiro e sempre vestiu a camisa da seleção com muita garra e talento. A conhecida geração de ouro do nosso vôlei perde um de seus grandes integrantes, mas o legado do Pampa no vôlei vai permanecer para sempre inspirando outras gerações', enfatizou o presidente do COB, Paulo Wanderley, que esteve na delegação brasileira em Barcelona 1992 como treinador do judô.

O diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, foi campeão olímpico de judô naquela mesma edição.

Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Pampa, assim como a toda a comunidade do vôlei brasileiro."

Nota oficial da CBV

"Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira.

Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, Pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a seleção brasileira.

'Pampa foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial', diz o presidente da CBV, Radamés Lattari."

Veja também

Mais do ge

Espanhol chega a faturar cerca de R$ 244 milhões em um ano

Alcaraz supera fortuna de Djokovic e vira tenista mais bem pago do ranking

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada