TIMES

Por Marcelo Barone e Marcelo Courrege — Rio de Janeiro


Os Jogos Olímpicos de Paris se aproximam. E a exatos 50 dias do início da competição, o COB apresentou o uniforme de treino, vila e pódio que vestirá o Time Brasil na capital francesa. Em um ensaio fotográfico que reuniu Rafaela Silva, campeã olímpica do judô em 2016, a pugilista Bia Ferreira, medalhista de prata em Tóquio 2020, a ginasta Jade Barbosa, e os jovens Henrique Marques e Wanderley Holyfield, do taewkondo e do boxe, respectivamente, o Comitê Olímpico do Brasil exibiu as peças.

COB apresenta os uniformes que a delegação brasileira vai usar em Paris

COB apresenta os uniformes que a delegação brasileira vai usar em Paris

Bia Ferreira, que não "perdoava" nem o seu treinador, Mateus Alves, e implicava toda vez que algum atleta posava para as lentes do fotógrafo, aprovou o uniforme de pódio. É o que ela espera utilizar pela segunda edição consecutiva.

Uniforme de pódio será em tons azul e amarelo — Foto: Alexandre Loureiro/COB

- A gente veste, sente o clima, fica ansiosa para usar, mas vou deixar guardadinho para ficar limpinho e cheiroso para receber a medalha. A gente deixa o uniforme energizado para brilhar na hora certa. Está difícil controlar o sorriso, a felicidade, a adrenalina. A Olimpíada podia começar já - declarou, em entrevista ao "Jornal Nacional".

Mateus Alves, técnico da seleção de boxe, com Bia Ferreira e Wanderley Holyfield — Foto: Alexandre Loureiro/COB

Rafaela Silva deixou o quimono de lado para vestir o uniforme do Time Brasil. Tentava - em vão - manter a seriedade. Mas caía na gargalhada ao desfilar no set.

- Essa interação é muito divertida. A gente tem o privilégio de conviver com algumas modalidades no CT, mas tem outras que só vemos nos Jogos. O que eu mais gostei foi o uniforme de pódio. É foco no objetivo. Estou me sentindo bem, expectativa boa. Vou tratar essa Olimpíada como se fosse a primeira. É um esporte de alto rendimento, não sabemos se terá uma próxima. Vou fazer a melhor preparação possível e, quem sabe, voltar com mais uma medalha de Paris.

Jade Barbosa apresenta uniforme de treino — Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Brasil - que pela primeira vez desde os Jogos de Atenas, em 2004, terá o uniforme predominantemente azul - adotou a cor em um tom mais elegante, condizente com uma cidade glamourosa e considerada uma das capitais mundiais da moda.

- A gente buscou ser sóbrio, elegante. Em se tratando de França é importante, preservando o conforto dos atletas. O uniforme levanta a autoestima do atleta. Se está bem vestido, se agrada, entra em outro astral - declarou Ney Wilson, Diretor de Esportes de Alto Rendimento do COB.

Rafael Silva apresenta o uniforme que será utilizado em Paris — Foto: Alexandre Loureiro/COB

Veja também

Mais do ge

Palco da cerimônia de abertura e de competições de natação e triatlo, rio segue impróprio para banho; chuvas acima do nível esperado são principal causa

Limpeza do Sena é o maior desafio de Paris a 30 dias das Olimpíadas

Espaço para alimentação na Vila dos Atletas não terá ar-condicionado; imprensa e convidados fazem teste

Restaurante dos atletas em Paris será 24h, terá comida vegetariana, mas calor ainda preocupa - Programa: ge highlights

Momiji Nishiya, medalha de ouro na mesma prova na qual a brasileira foi prata em 2021, não se classificou para os Jogos de 2024; Fadinha está garantida na competição francesa

Skatista que venceu Rayssa Leal em Tóquio está fora de Paris; veja classificados - Programa: Jogos Olímpicos

Convocação oficial com 13 atletas será feita após a final da Liga das Nações

Bernardinho define lista de inscritos para os Jogos Olímpicos de Paris

Seleção feminina queniana conquistou quarta participação olímpica sob comando de técnico brasileiro

Luizomar deixa comando da seleção do Quênia a 31 dias dos Jogos de Paris

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Comentaristas elogiam consistência da seleção feminina com 13 vitórias em 15 partidas e alertam para sequências de pontos de adversários. Desempenho de Júlia Bergmann é ressaltado

Nalbert e Fabi destacam pontos fortes e analisam dificuldades do Brasil na Liga das Nações

Bruno Caboclo é cestinha, e Mãozinha registra duplo-duplo em triunfo brasileiro por 91 a 75

Brasil vence Polônia em amistoso antes do Pré-Olímpico de basquete - Programa: ge highlights

Da surpreendente eliminação para a Iugoslávia em Atlanta 1996 à Batalha de Belgrado, em 2009: Giba, Nalbert, Rodrigão, Serginho e Giovane recordam partidas no "Esporte Espetacular"

Série Rivalidades: seleção masculina coleciona batalhas épicas contra Sérvia - Programa: Esporte Espetacular

Campeão olímpico e mundial tentava a vaga para Paris quando rompeu o bíceps e precisou passar por uma cirurgia que o impediu de seguir com os planos

Fora das Olimpíadas após quinta cirurgia, Arthur Zanetti desabafa: "Não consegui digerir 100%" - Programa: Globo Esporte SP