TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


O campeão olímpico Arthur Zanetti passou por cirurgia no braço esquerdo no último dia 20 após sofrer um rompimento agudo do tendão do bíceps distal. A operação foi bem sucedida, mas a lesão preocupa já que o ginasta ainda tinha esperança de estar nos Jogos Olímpicos de 2024, em julho. Zanetti também tinha planos de competir na Copa do Mundo Challenger de Koper (Eslovênia), a partir da próxima quinta-feira.

Arthur Zanetti conquista o ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres 2012 — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

— Arthur Zanetti sofreu um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, que foi reparado no dia seguinte, com uma incisão absolutamente anatômica no antebraço. Ele permaneceu internado apenas para recuperação, e recebeu alta no mesmo dia. A cirurgia foi um sucesso. Não houve nenhuma intercorrência — explicou o Dr. Benno Ejnisman.

Em nota, a assessoria do atleta afirmou que a cirurgia foi um sucesso, mas não tem previsão de recuperação. O médico ortopedista Dr. Benno Ejnisman afirmou ser necessário ao menos duas semanas utilizando tipoia. Esse tipo de lesão costuma demorar mais de dois meses para recuperar, o que afasta Zanetti de Paris.

- Foi um procedimento tranquilo de se fazer. Fui muito bem acompanhado e agora estou focado para que tenha uma recuperação a mais rápida possível — revelou o atleta.

Zanetti tem convivido com problemas de saúde nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, uma virose e dores no ombro o tiraram do Mundial de ginástica artística, na Antuérpia. Ao descobrir que estava com dois tendões rompidos, passou por cirurgia e perdeu também o Pan de Santiago. Tudo isso já tinha atrapalhado a preparação para Paris.

- Cabe ressaltar que a lesão sofrida foi aguda, e não tem nada a ver com as outras lesões que o atleta havia sofrido no braço direito, das quais já estava recuperado — completou o ortopedista.

Neste ano, Zanetti buscava a quarta participação em Olimpíadas. Ele esteve nas edições de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio. Em 2012, conquistou o ouro nas argolas, se tornando o primeiro brasileiro a ganhar medalha olímpica na ginástica artística. Quatro anos depois, competindo em casa, com o apoio da torcida, levou a prata na mesma prova.

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

Nota oficial

Zanetti passa bem após cirurgia no braço esquerdo e o procedimento foi considerado um sucesso

O campeão olímpico Arthur Zanetti foi submetido a uma cirurgia. O procedimento foi realizado pelo ortopedista Dr. Benno Ejnisman e sua equipe, no dia 20/05, em São Paulo, e foi considerado um sucesso. O atleta está sendo acompanhado em seu processo de recuperação.

— Foi um procedimento tranquilo de se fazer. Fui muito bem acompanhado e agora estou focado para que tenha uma recuperação a mais rápida possível — revela o atleta.

Ejnisman deu mais detalhes — Arthur Zanetti sofreu um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, que foi reparado no dia seguinte, com uma incisão absolutamente anatômica no antebraço. Ele permaneceu internado apenas para recuperação, e recebeu alta no mesmo dia. A cirurgia foi um sucesso. Não houve nenhuma intercorrência. Ele vai utilizar tipoia por duas semanas. Cabe ressaltar que a lesão sofrida foi aguda, e não tem nada a ver com as outras lesões que o atleta havia sofrido no braço direito, das quais já estava recuperado.

Veja também

Mais do ge

Ginasta americana volta a lamentar medalha perdida depois de subir no pódio do solo dos Jogos de Paris: "A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou"

Chiles diz estar devastada por bronze retirado das Olimpíadas: "É sobre a cor da minha pele"

Líbero foi campeã da Superliga Feminina com a equipe mineira na última temporada, e disputou a primeira Olimpíadas da carreira em Paris

Nyeme se despede do Minas após bronze nas Olimpíadas e deixa futuro em aberto

Eleição está marcada para 3 de outubro, no Rio, e ainda vai contar com chapa de oposição com Marco La Porta, ex-vice-presidente. Atual presidente está no comando da entidade desde 2017

Paulo Wanderley se candidata à reeleição do COB; entidades e atletas questionam 3º mandato

Procuradoria Nacional Antiterrorista da França faz balanço de segurança durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Autoridades israelenses eram alvos de ataques

Três atentados foram frustrados nos Jogos de Paris, afirma chefe de agência antiterrorismo da França

Thomas Craig, que chegou a ser preso em Paris, vai ficar afastado do esporte por até um ano

Atleta de hóquei da Austrália é suspenso por tentar comprar cocaína durante as Olimpíadas

Tenista de 18 anos faz parte do time brasileiro que estreia no Grupo Mundial da Copa Davis nesta quarta-feira e projeta disputar as Olimpíadas de Los Angeles em 2028: "É um sonho"

De sparring a destaque na Davis, João Fonseca celebra crescimento: "Chocante o tanto que evoluí" - Programa: ge.globo

Acusado de violência doméstica que matou ugandense Rebecca Cheptegei falece quatro dias depois de sua vítima

Namorado que matou maratonista olímpica de Uganda também morre por causa de queimaduras

Com todos os recordes batidos e a consagração de um trabalho de detecção de talentos espalhados pelo país, Brasil já busca preencher lacunas para tentar subir no quadro geral em 2028

Brasil tem Paralimpíadas perfeitas e tem gargalo para subir ao top 3 em Los Angeles 2028; veja análise - Programa: Esporte Espetacular

Depois de apresentação polêmica nas Olimpíadas de Paris, Rachael Gunn aparece na liderança do ranking da Federação Internacional de Dança Desportiva

Australiana que virou meme no breaking surpreende como número 1 do mundo

University of California Los Angeles também foi usada como vila olímpica na edição de 1984 dos jogos

Conheça Universidade que será a vila olímpica de Los Angeles 2028; veja vídeo - Programa: ge highlights