TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


O campeão olímpico Arthur Zanetti passou por cirurgia no braço esquerdo no último dia 20 após sofrer um rompimento agudo do tendão do bíceps distal. A operação foi bem sucedida, mas a lesão preocupa já que o ginasta ainda tinha esperança de estar nos Jogos Olímpicos de 2024, em julho. Zanetti também tinha planos de competir na Copa do Mundo Challenger de Koper (Eslovênia), a partir da próxima quinta-feira.

Arthur Zanetti conquista o ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres 2012 — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

— Arthur Zanetti sofreu um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, que foi reparado no dia seguinte, com uma incisão absolutamente anatômica no antebraço. Ele permaneceu internado apenas para recuperação, e recebeu alta no mesmo dia. A cirurgia foi um sucesso. Não houve nenhuma intercorrência — explicou o Dr. Benno Ejnisman.

Em nota, a assessoria do atleta afirmou que a cirurgia foi um sucesso, mas não tem previsão de recuperação. O médico ortopedista Dr. Benno Ejnisman afirmou ser necessário ao menos duas semanas utilizando tipoia. Esse tipo de lesão costuma demorar mais de dois meses para recuperar, o que afasta Zanetti de Paris.

- Foi um procedimento tranquilo de se fazer. Fui muito bem acompanhado e agora estou focado para que tenha uma recuperação a mais rápida possível — revelou o atleta.

Zanetti tem convivido com problemas de saúde nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, uma virose e dores no ombro o tiraram do Mundial de ginástica artística, na Antuérpia. Ao descobrir que estava com dois tendões rompidos, passou por cirurgia e perdeu também o Pan de Santiago. Tudo isso já tinha atrapalhado a preparação para Paris.

- Cabe ressaltar que a lesão sofrida foi aguda, e não tem nada a ver com as outras lesões que o atleta havia sofrido no braço direito, das quais já estava recuperado — completou o ortopedista.

Neste ano, Zanetti buscava a quarta participação em Olimpíadas. Ele esteve nas edições de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio. Em 2012, conquistou o ouro nas argolas, se tornando o primeiro brasileiro a ganhar medalha olímpica na ginástica artística. Quatro anos depois, competindo em casa, com o apoio da torcida, levou a prata na mesma prova.

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

Nota oficial

Zanetti passa bem após cirurgia no braço esquerdo e o procedimento foi considerado um sucesso

O campeão olímpico Arthur Zanetti foi submetido a uma cirurgia. O procedimento foi realizado pelo ortopedista Dr. Benno Ejnisman e sua equipe, no dia 20/05, em São Paulo, e foi considerado um sucesso. O atleta está sendo acompanhado em seu processo de recuperação.

— Foi um procedimento tranquilo de se fazer. Fui muito bem acompanhado e agora estou focado para que tenha uma recuperação a mais rápida possível — revela o atleta.

Ejnisman deu mais detalhes — Arthur Zanetti sofreu um rompimento agudo do tendão do bíceps distal do braço esquerdo, que foi reparado no dia seguinte, com uma incisão absolutamente anatômica no antebraço. Ele permaneceu internado apenas para recuperação, e recebeu alta no mesmo dia. A cirurgia foi um sucesso. Não houve nenhuma intercorrência. Ele vai utilizar tipoia por duas semanas. Cabe ressaltar que a lesão sofrida foi aguda, e não tem nada a ver com as outras lesões que o atleta havia sofrido no braço direito, das quais já estava recuperado.

Veja também

Mais do ge

Palco da cerimônia de abertura e de competições de natação e triatlo, rio segue impróprio para banho; chuvas acima do nível esperado são principal causa

Limpeza do Sena é o maior desafio de Paris a 30 dias das Olimpíadas

Espaço para alimentação na Vila dos Atletas não terá ar-condicionado; imprensa e convidados fazem teste

Restaurante dos atletas em Paris será 24h, terá comida vegetariana, mas calor ainda preocupa - Programa: ge highlights

Momiji Nishiya, medalha de ouro na mesma prova na qual a brasileira foi prata em 2021, não se classificou para os Jogos de 2024; Fadinha está garantida na competição francesa

Skatista que venceu Rayssa Leal em Tóquio está fora de Paris; veja classificados - Programa: Jogos Olímpicos

Convocação oficial com 13 atletas será feita após a final da Liga das Nações

Bernardinho define lista de inscritos para os Jogos Olímpicos de Paris

Seleção feminina queniana conquistou quarta participação olímpica sob comando de técnico brasileiro

Luizomar deixa comando da seleção do Quênia a 31 dias dos Jogos de Paris

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Comentaristas elogiam consistência da seleção feminina com 13 vitórias em 15 partidas e alertam para sequências de pontos de adversários. Desempenho de Júlia Bergmann é ressaltado

Nalbert e Fabi destacam pontos fortes e analisam dificuldades do Brasil na Liga das Nações

Bruno Caboclo é cestinha, e Mãozinha registra duplo-duplo em triunfo brasileiro por 91 a 75

Brasil vence Polônia em amistoso antes do Pré-Olímpico de basquete - Programa: ge highlights

Da surpreendente eliminação para a Iugoslávia em Atlanta 1996 à Batalha de Belgrado, em 2009: Giba, Nalbert, Rodrigão, Serginho e Giovane recordam partidas no "Esporte Espetacular"

Série Rivalidades: seleção masculina coleciona batalhas épicas contra Sérvia - Programa: Esporte Espetacular

Campeão olímpico e mundial tentava a vaga para Paris quando rompeu o bíceps e precisou passar por uma cirurgia que o impediu de seguir com os planos

Fora das Olimpíadas após quinta cirurgia, Arthur Zanetti desabafa: "Não consegui digerir 100%" - Programa: Globo Esporte SP