TIMES

Por Carol Oliveira e Henrique Arcoverde — Rio de Janeiro


"A medalha é só um objeto, mas o nosso nome vai ficar na história pelo resto das nossas vidas". Arthur Zanetti carrega no peito com carinho uma atuação inesquecível nas Olimpíadas em Londres de 2012 quando conquistou a medalha de ouro nas argolas na ginástica artística. O Esporte Espetacular iniciou neste domingo um novo quadro no programa relembrando grandes conquistas de medalhistas brasileiros nas Olímpiadas. "Minha Medalha" teve a participação do ginasta no primeiro episódio e contará com mais onze campeões olímpicos.

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

Minha medalha: Arthur Zanetti e o ouro nas Olimpíadas de Londres

- Praticamente passa um filme na cabeça em fração de segundo. Uma sensação de lembrança. Emociona muito. É um objeto precioso, né - relembrou Arthur Zanetti ao olhar para a medalha de ouro.

Em um momento de muita pressão e tensão, Arthur Zanetti tinha que se concentrar para se manter estático nos movimentos durante a atuação na final das argolas em Londres 2012. A conexão do atleta com o momento é quase um estado meditativo, no qual só a concentração para execução perfeita dos movimentos é o que importa.

Arthur Zanetti conquista o ouro nas argolas nas Olimpíadas de Londres 2012 — Foto: Ronald Martinez/Getty Images

- Minha memória não é muito boa, são poucas coisas que eu lembro. É praticamente um momento de transe mesmo. Todo mundo me pergunta o que eu estava vendo naquele momento. Eu não lembro o que eu estava vendo e não estava escutando nada. Eu estava simplesmente prestando atenção no meu corpo para ver se estava tudo certo para não dar oportunidade de escapar essa medalha para o Brasil - disse Zanetti.

A conquista não foi apenas inesquecível para Zanetti, mas para o Brasil. Arthur dominou a prova e trouxe para o país a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira.

Arthur Zanetti relembra conquista em Londres 2012 — Foto: Carol Oliveira

- Eu estava no meu dia, foi uma série perfeita. É bom demais. Todos os atletas treinam muito para chegar nesse momento e nem todo mundo consegue. Agarrei com todas as minhas forças mesmo e consegui trazer a primeira medalha da ginástica para o Brasil e já veio logo uma de ouro. É um peso bom para levar para o resto da nossa vida. Como eu falei, ela é só um objeto, mas o nosso nome vai ficar na história pelo resto das nossas vidas - se emocionou Arthur Zanetti.

O quadro "Minha Medalha" será exibido todo domingo no Esporte Espetacular e ainda vai contar com mais onze campeões olímpicos brasileiros: Hebert Conceição, Fabi Alvim, Luísa Stefani, Fernando Scherer, Rafaela Silva, Ricardo Lucarelli, Italo Ferreira, Pedro Barros, Janeth Arcain, Shelda e Isabel Swan.

Veja também

Mais do ge

Palco da cerimônia de abertura e de competições de natação e triatlo, rio segue impróprio para banho; chuvas acima do nível esperado são principal causa

Limpeza do Sena é o maior desafio de Paris a 30 dias das Olimpíadas

Espaço para alimentação na Vila dos Atletas não terá ar-condicionado; imprensa e convidados fazem teste

Restaurante dos atletas em Paris será 24h, terá comida vegetariana, mas calor ainda preocupa - Programa: ge highlights

Momiji Nishiya, medalha de ouro na mesma prova na qual a brasileira foi prata em 2021, não se classificou para os Jogos de 2024; Fadinha está garantida na competição francesa

Skatista que venceu Rayssa Leal em Tóquio está fora de Paris; veja classificados - Programa: Jogos Olímpicos

Convocação oficial com 13 atletas será feita após a final da Liga das Nações

Bernardinho define lista de inscritos para os Jogos Olímpicos de Paris

Seleção feminina queniana conquistou quarta participação olímpica sob comando de técnico brasileiro

Luizomar deixa comando da seleção do Quênia a 31 dias dos Jogos de Paris

Além dos 11 atletas já convocados em abril, seleção conseguiu mais duas vagas nas Olimpíadas

Confederação Brasileira de Judô anuncia lista oficial com 13 atletas para Paris 2024 - Programa: ge highlights

Comentaristas elogiam consistência da seleção feminina com 13 vitórias em 15 partidas e alertam para sequências de pontos de adversários. Desempenho de Júlia Bergmann é ressaltado

Nalbert e Fabi destacam pontos fortes e analisam dificuldades do Brasil na Liga das Nações

Bruno Caboclo é cestinha, e Mãozinha registra duplo-duplo em triunfo brasileiro por 91 a 75

Brasil vence Polônia em amistoso antes do Pré-Olímpico de basquete - Programa: ge highlights

Da surpreendente eliminação para a Iugoslávia em Atlanta 1996 à Batalha de Belgrado, em 2009: Giba, Nalbert, Rodrigão, Serginho e Giovane recordam partidas no "Esporte Espetacular"

Série Rivalidades: seleção masculina coleciona batalhas épicas contra Sérvia - Programa: Esporte Espetacular

Campeão olímpico e mundial tentava a vaga para Paris quando rompeu o bíceps e precisou passar por uma cirurgia que o impediu de seguir com os planos

Fora das Olimpíadas após quinta cirurgia, Arthur Zanetti desabafa: "Não consegui digerir 100%" - Programa: Globo Esporte SP