TIMES

Por Carlos Gil, Carol Oliveira e Carol Zilberman — Rio de Janeiro


Bronze nos 50m livre nos Jogos de Tóquio, Bruno Fratus não disputará as Olimpíadas de Paris. O nadador anunciou a decisão em entrevista exclusiva ao "Globo Esporte". Há dois meses, em fevereiro, Fratus passou por uma cirurgia no joelho e, desde então, se dedica à recuperação. No entanto, não se sente apto a participar da seletiva brasileira, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de maio, no Rio de Janeiro, e distribuirá vagas olímpicas.

Bruno Fratus anuncia que não vai disputar as olimpíadas de Paris

Bruno Fratus anuncia que não vai disputar as olimpíadas de Paris

– É uma decisão difícil, bem complicada, mas estou em paz com ela. Analisando o cenário, a competição, já não acredito mais que eu consiga estar em forma para disputar a prova, brigar pela medalha de ouro (nas Olimpíadas). Aí, para de fazer sentido – disse Bruno, ao GE.

Fora da seletiva, o nadador, que treina nos Estados Unidos, até veio ao Brasil, acompanhado da esposa e técnica, Michelle Lenhardt. Os dois queriam formalizar a decisão de não ir a Paris em conversas com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e patrocinadores pessoais.

Bruno Fratus está fora das Olimpíadas de Paris — Foto: Satiro Sodré/CBDA

Fratus chegou a pedir a dirigentes da natação brasileira uma chance de obter o índice olímpico dos 50m livre até 23 de junho, que é a data limite internacional. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), entretanto, não abriu uma exceção e só levará em consideração os atletas que participarem da seletiva no Rio de Janeiro.

– A CBDA entendeu que seria inviável, não seria conveniente com todos os critérios que foram estabelecidos já há algum tempo. Deixo claro que entendo completamente a justificativa. Realmente, é uma situação delicada, complicada. Não se pode pensar em um atleta sozinho, em uma situação isolada, sendo que você tem dezenas de atletas que vão brigar pela mesma vaga.

A operação no joelho não foi a única pedra no caminho de Fratus. Desde o fim de 2022, o nadador passou também por outras três cirurgias, todas no ombro direito. A sequência de problemas físicos e o tempo fora da água pesaram, como o próprio atleta escreveu nas redes sociais:

– Eu treino desde os 11 anos de idade, e, depois de três ciclos olímpicos seguidos, sendo os dois últimos bem atípicos, meu corpo pediu para respirar.

O baque de ficar fora dos Jogos de Paris, porém, não significa que a aposentadoria está próxima. Fratus, que completará 35 anos em junho, cogita até estender ainda mais a carreira. Ele já participou de três edições de Olimpíadas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) e quer chegar a cinco.

– Meu intuito não é parar. Inclusive, o plano original era ir a Paris e Los Angeles. Mas agora vou precisar ir a Brisbane (2032) para disputar cinco Olimpíadas – projetou.

Veja também

Mais do ge

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada

Central vai participar do programa Vivência Olímpica do Time Brasil na capital francesa

Fora de Paris após lesão, Julia Kudiess chora ao receber convite do Time Brasil