TIMES

Por Redação do ge — Paris


O handebol já começou sua corrida olímpica para os Jogos de Paris. Campeã pan-americana, a seleção brasileira feminina está garantida nas Olimpíadas. A masculina, por outro lado, ficou sem a vaga. Veja os critérios de classificação da modalidade.

Alexandra Nascimento, do Brasil, durante Jogos de Tóquio — Foto: Reuters

Como funciona a classificação do handebol para Paris 2024

São 12 vagas em disputa para cada naipe. A primeira chance de classificação para os Jogos de Paris no handebol foi por meio dos Mundiais. Apenas o campeão garantiu a vaga. No masculino, a Dinamarca levou a melhor. Já na disputa feminina, que aconteceu em dezembro entre Dinamarca, Suécia e Noruega, a França conquistou o tricampeonato mundial. Como já tem vaga garantida como país anfitrião, as francesas cederam a vaga do Mundial para a Noruega, segunda colocada.

Os eventos continentais de classificação distribuem vagas para quatro equipes, tanto no feminino quanto no masculino (uma para cada região). Os vencedores dos respectivos torneios eliminatórios da Ásia, que também abrangem a Oceania, África e Europa, se classificam diretamente para Paris. Nas Américas, os campeões dos Jogos Pan-Americanos em Santiago 2023 garantiram vagas (seleção brasileira feminina e seleção argentina masculina).

As últimas seis vagas para cada naipe são distribuídas através de torneios pré-olímpicos. No total, são três disputas para os homens e três para as mulheres, entre março e abril de 2024.

As datas dos três Pré-Olímpicos masculinos foram em 14,15, 16 ou 17 de março de 2024. Já os Pré-Olímpicos femininos serão em 11,12, 13 ou 14 de abril. Os formatos dos pré-olímpicos são os mesmos: três torneios compostos por quatro seleções cada, com as duas primeiras colocadas se classificando para os Jogos Olímpicos.

França é a atual campeã olímpica no handebol masculino — Foto: Maja Hitij/Getty Images

Veja os brasileiros no handebol em Paris 2024

Com a medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o Brasil se classificou para Paris na categoria feminina. As brasileiras fecharam a campanha com 100% de aproveitamento e garantiram a sétima participação do país na história dos Jogos. Desde 2000, a seleção esteve presente em todas as edições.

Por outro lado, a equipe masculina do Brasil não garantiu vaga por meio do Pan, nem do Pré-Olímpico. Assim, está fora das Olimpíadas de 2024.

Veja data e programação do handebol em Paris 2024

O handebol, que será disputado no ginásio Pierre Mauroy, vai se estender durante todo o calendário dos Jogos. As primeiras partidas das chaves femininas serão no dia 25 de julho, antes mesmo da Cerimônia de Abertura, que será realizada no dia seguinte. Os homens estreiam em 27 de julho. As disputas por medalhas serão nos dias 10 e 11 de agosto.

França vence o Comite Olímpico Russo e conquista o ouro no handebol feminino - Olimpíadas de Tóquio

França vence o Comite Olímpico Russo e conquista o ouro no handebol feminino - Olimpíadas de Tóquio

Entenda o formato do handebol em Paris 2024

O formato de disputa do handebol em Paris segue a linha das últimas edições. As 12 seleções de cada naipe serão divididas em dois grupos com seis equipes. As quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final. Na sequência, há a disputa das semifinais e da decisão.

Veja também

Mais do ge

Guilherme Valadão encara rotina puxada para dar conta do dia a dia em quadra e os estudos para ser médico; atleta foi campeão e MVP da final do Sul-Centro Americano de handebol de 2024

Corte na Rio 2016 leva ex-armador da seleção de handebol a conciliar carreira com medicina; conheça - Programa: Link Vanguarda

CSKA Moscou tem quase o dobro de títulos europeus em relação ao clube espanhol, segundo lista da Perarnau Magazine

Melhor do mundo? Barcelona é vice em ranking poliesportivo "de Champions" - Programa: ge highlights

Atleta conquistou o troféu Most Valuable Player (MVP) e ficou em 3ª lugar geral com Nacional (SC)

Luis Gustavo 'Macapá' é eleito melhor jogador de handebol da América do Sul

Assermurb supera Handresgate na decisão por 24 a 14, enquanto Handfamília bate Galvez por 28 a 27, nesse sábado, no ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. Campanhas campeãs foram invictas

Assermurb é bicampeã feminina e Handfamília fatura título inédito masculino do Aberto de Handebol

Kaique Santos de Souza vai defender o Brasil na China.

Jogador de Praia Grande é convocado para o Mundial de Handebol de Praia

Competição será disputada no ginásio Álvaro Dantas, na capital acreana, com participação de seis times no naipe masculino e quatro no feminino. Finais ocorrem no sábado

Com 10 times, Campeonato Aberto de Handebol Cidade de Rio Branco começa nesta quinta-feira

Disputas ocorreram durante três dias em Ariquemes

Saiba os resultados da etapa do Rondoniense de handebol

A 2ª fase está marcada para novembro.

Estadual Rondoniense de Handebol acontece em Ariquemes

Treinador Francisco Júnior Corrêa Mota é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais após circulação de vídeo em que ele agride adolescente de 15 anos

Técnico de handebol, que agrediu atleta com tapas e empurrões, é considerado foragido pela Polícia Civil

Vídeo que circula nas redes sociais mostra Francisco Júnior Corrêa Mota agredindo jogador de 15 anos. Ele foi suspenso preventivamente pela Federação Mineira de Handebol

Técnico de handebol agride adolescente com tapas e empurrões em Minas; veja vídeo