TIMES

Por Redação do ge — Paris, França


O badminton é uma das modalidades que vão integrar o programa olímpico de Paris 2024. O esporte, que faz parte das Olimpíadas desde 1992, terá 172 atletas na competição, sendo 86 homens e 86 mulheres. Confira como será feita a classificação para o badminton em Paris 2024.

Badminton: com cinco piauienses na seleção, Brasil fatura o bronze na Copa Pan-Americana

Badminton: com cinco piauienses na seleção, Brasil fatura o bronze na Copa Pan-Americana

Como funciona a classificação do badminton para Paris 2024

Das 172 vagas disponíveis, 166 serão definidas através de classificação direta. Além disso, o país-sede, no caso a França, tem uma vaga garantida por gênero. Outras duas vagas femininas e masculinas serão preenchidas através do sistema de vagas universais selecionadas pelo Comitê Olímpico Internacional.

Jaqueline Lima, Samia Lima, Mundial de badminton 2021 — Foto: Badmintonphoto

Cada país poderá enviar no máximo oito atletas por gênero para as Olimpíadas de Paris, mesmo que mais atletas atendam aos critérios de classificação. As vagas do badminton são direcionadas aos países e não aos atletas individualmente.

Nas disputas individuais, duas vagas serão direcionadas para países que têm dois ou mais atletas entre o 1º e o 16º lugar do ranking mundial para Paris. Caso o país não cumpra esse requisito, ele receberá apenas uma vaga para a competição. Nas duplas, o sistema é similar. A diferença é que, para conseguir duas vagas, um país tem de ter dois representantes entre o 1º e 8º do ranking.

As competições que garantem pontos para o ranking acontecem entre 1 de maio de 2023 e 28 de abril de 2024. Valem pontos: as Copas Thomas & Uber e Sudirman, os Campeonatos Mundiais da modalidade, campeonatos de graus 2 e 3 reconhecidos pela Federação Internacional de Badminton, campeonatos continentais e Jogos Continentais, como o Pan-Americano.

Veja os brasileiros no badminton em Paris 2024

Os brasileiros ainda buscam a classificação para os Jogos de Paris

Sania Lima, Juliana Viana, Jaqueline Lima, Samia Lima, Fabrício Farias, badminton nos Jogos Sul-Americanos 2022 — Foto: COB

Veja data e programação do badminton em Paris 2024

As competições do badminton em Paris vão acontecer do dia 27 de julho a 5 de agosto. A casa do esporte nos Jogos será a Arena Porte de La Chapelle.

Fabrício Farias, Davi Silva, Badminton nos Jogos Sul-Americanos 2022 — Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Entenda o formato do badminton em Paris 2024

Tanto para a disputa individual quanto para a disputa de duplas, o formato será o mesmo. Nos Jogos de Paris 2024, o badminton contará com duas fases: a fase de grupos e o mata-mata. A fase do mata-mata começa nas oitavas de final para a categoria individual e nas quartas de final no evento de duplas.

Veja também

Mais do ge