TIMES

Por Giovana Pinheiro


Histórico! Na semana do dia internacional da mulher, Valentina Beltramino mostrou que o BMX estilo livre também é um espaço feminino. A argentina, de 21 anos e oito de bicicleta, foi a primeira mulher a competir no evento e terminou na semi. O Esporte Espetacular transmite ao vivo a final deste domingo, às 10h.

Valentina Beltramino é a primeira mulher a competir na pista de Caracas Trails — Foto: André Vasconcelos

- Estou muito contente de estar aqui. Feliz de completar a competição. Sim, acredito que é especial para motivar outras meninas, que não tenham medo ou vergonha. Que creiam em si mesmas, que por maiores que sejam os saltos, se tiver confiança e perseverança em você mesma, pode participar. Não importa se é menina, é igual - contou empolgada Valentina.

Argentina Valentina Beltramino recebe 46.29 na segunda volta no BMX

Argentina Valentina Beltramino recebe 46.29 na segunda volta no BMX

Muito mais que o resultado em si, foi possível ver um público muito motivado com a estreia feminina na prova. Torcedores comemorando e vibrando pela conquista não só de Valentina, mas do esporte como um todo.

- Conversei com as meninas (do Brasil), competi com elas, conheci e elas também estão orgulhosas deu estar aqui representando elas. Creio que seja uma motivação grande, elas veem que podem participar - conclui a argentina.

Brasil no BMX estilo livre

Principal nome do BMX estilo livre do Brasil, Eduarda Bordignon, a Duda Penso, esteve em Carapicuíba para prestigiar o evento e comentou sobre a dificuldade da pista e o feito de Valentina Beltramino.

- Irado, foi um momento muito especial. E ver que uma menina, a Valen, chegou se impondo, mostrando sua força e passou, participou. Para o Brasil ver que não só os homens, mas as mulheres tem uma força muito grande no BMX. Foi muito importante ela estar aqui, representando. Todo mundo vibrando por esse momento, foi um passo muito grande que ela deu em nome de todas nós - comemorou Duda.

A brasileira também pensa em participar da prova nos próximos anos, hoje, o foco está na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 na modalidade.

- Estamos muito bem, cada vez mais crescendo no ranking. A gente está buscando essa vaga, acho que é o sonho de qualquer atleta estar nos Jogos Olímpicos representando a nossa bandeira. Temos até metade do ano que vem para estar entre os onze primeiros do ranking, atualmente estamos em 13º. É uma soma de pontos, ir para os campeonatos para somar e subir para conseguir - explica e sonha Duda Penso.

Veja também

Mais do ge

Espanhol chega a faturar cerca de R$ 244 milhões em um ano

Alcaraz supera fortuna de Djokovic e vira tenista mais bem pago do ranking

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada