TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


O futebol feminino é a primeira modalidade do Brasil garantida nas Olimpíadas de Paris 2024. Nesta terça, data que marca exatos dois anos para o início dos Jogos da França, a seleção comandada por Pia Sundhage conquistou a classificação com uma vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai pela semifinal da Copa América, em Bucaramanga, na Colômbia.

Bia Zaneratto comemora um dos gols da vitória sobre o Paraguai — Foto: Thais Magalhães/CBF

A seleção da casa, que derrotou a Argentina na outra semi (1 a 0) na segunda-feira, também está classificada para as Olimpíadas. Brasileiras e colombianas decidem a Copa América no sábado, às 21h, com transmissão do sportv.

Além do futebol, outros esportes também iniciaram sua corrida olímpica para Paris 2024. Para este ano, o Brasil tem boas chances de garantir vagas no surfe, na ginástica artística e no hipismo.

As primeiras vagas

Dois esportes deram início à corrida olímpica e já distribuíram as primeiras vagas. No triatlo, o Brasil figurou entre os líderes no Mundial de revezamento de Montreal, em junho, mas não completou a prova, e o único posto em disputa ficou com a Grã-Bretanha. No futebol, Estados Unidos e República Dominicana já se classificaram entre os homens, enquanto brasileiras, americanas e colombianas estão garantidas entre as mulheres, além da França, confirmada nos dois torneios por ser anfitriã dos Jogos.

Futebol da França está garantido nas Olimpíadas de Paris por ser anfitrião — Foto: Reuters

Principais chances para o Brasil em 2022

Surfe - Mundial da ISA (17 a 24/9)
Uma única vaga por gênero vai ser disputada este ano no surfe. No Mundial da ISA, em Huntington Beach, na Califórnia, o país com melhor ranking por equipes entre os homens e o melhor entre as mulheres garantem um posto nos Jogos de 2024 - a competição olímpica vai ser em Teahupo'o, no Taiti, território francês na Oceania. A vaga do Mundial é uma espécie de vaga extra, permite ao país que conquistá-la levar às Olimpíadas até três surfistas em vez do limite de dois representantes classificados por outros critérios, como a WSL de 2023.

Ítalo Ferreira comemora ouro em Tóquio — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

Ginástica Artística - Mundial (29/10 a 6/7)
Com a campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade, o Brasil venceu os Estados Unidos pela primeira vez no Campeonato Pan-Americano neste mês e mostrou que pode brigar por uma das três vagas antecipadas por equipes em disputa no Mundial de Liverpool. Chinesas e americanas são as favoritas, mas as brasileiras estão no páreo pela medalha inédita junto com Grã-Bretanha, Itália e França. A competição na Inglaterra também vai distribuir três vagas por equipes entre os homens, mas o Brasil tem poucas chances de chegar ao pódio inédito. Mais vagas estarão em jogo no Mundial de 2023.

Brasil campeão do Pan-americano de ginástica artística — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Hipismo de saltos - Mundial (10 a 14/8) e Final da Copa das Nações (29/9 a 2/10)
Sexto lugar por equipes no hipismo de saltos das Olimpíadas de Tóquio, o Brasil vai ter duas chances para tentar garantir a vaga para Paris já este ano. No Mundial de Herning, na Dinamarca, cinco equipes se classificam, sem contar a França, que já tem o posto de anfitriã dos Jogos. Em Barcelona, o melhor time da final da Copa das Nações leva mais uma vaga, excluindo os países já garantidos no Mundial. Marlon Zanotelli é o cavaleiro destaque do Brasil no ano, tendo vencido uma importante competição em Paris no mês passado.

Marlon Zanotelli é campeão no Global Champions Tour de Paris — Foto: Divulgação/GCT

Chances mais remotas

Outras quatro modalidades distribuem vagas diretas já em 2022, mas o Brasil não figura entre os favoritos para esses postos.

  • Hipismo de CCE (conjunto completo de equitação) - o top 7 por equipes do Mundial de Pratoni del Vivaro se classifica para Paris. A competição na Itália vai ser de 14 a 18 de setembro.
  • Hipismo de adestramento - o top 6 por equipes do Mundial de Herning se classifica para Paris. A competição na Dinamarca vai ser de 6 a 10 de agosto.
  • Tiro esportivo - o Brasil vai disputar três competições pré-olímpicas de tiro em 2022. Quatro vagas por prova vão estar em disputa no Mundial de pistola e carabina do Egito (15 a 25 de outubro) e no Mundial de shotgun da Croácia (22 de setembro a 11 de outubro). No Campeonato Pan-Americano de Lima, no Peru, mais uma vaga em cada prova estará em jogo, entre 9 e 16 de novembro.
  • Ginástica rítmica - o top 3 por conjuntos e o top 3 do individual geral se classificam para Paris no Mundial de Sofia. A competição na Bulgária vai ser entre 14 e 18 de setembro.

Já foi dada a largada

Sete modalidades ainda não distribuem vagas este ano, mas já deram a largada na corrida por pontos em rankings classificatórios para as Olimpíadas. Para o Brasil, o skate se destaca nesse grupo, com a vice-campeã olímpica Rayssa Leal figurando entre as principais candidatas a um posto nos Jogos. Além do skate, pontos já estão em disputa no vôlei, no judô, no ciclismo mountain bike, no ciclismo de estrada, no taekwondo e no golfe.

Rayssa Leal comemora título do STU em SC — Foto: Marcel Merguizo

A corrida por pontos em rankings pré-olímpico começa ainda este ano no ciclismo BMX, no ciclismo de estrada, no basquete 3X3, no rugby e no levantamento de peso.

Veja também

Mais do ge

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada

Central vai participar do programa Vivência Olímpica do Time Brasil na capital francesa

Fora de Paris após lesão, Julia Kudiess chora ao receber convite do Time Brasil