TIMES

Por Giovana Pinheiro e Marcelo Barone — São Paulo e Rio de Janeiro


Duas atletas da mesma equipe, o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, brigaram na última terça-feira, no Troféu Brasil de Natação, sediado no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE). A confusão, que chegou a ter agressão física, foi parar na Delegacia de Boa Viagem e, agora, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da natação vai analisar o caso para decidir se haverá pena para as envolvidas.

A confusão se deu próximo ao pódio, onde três atletas do Pinheiros levaram medalhas. Jhennifer Alves foi ouro nos 100m peito, enquanto Nichelly Lysy e Ana Carolina Vieira ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. A notícia, inicialmente, foi publicada pelo site "UOL".

Ana Vieira (à direita) agrediu Jhennifer (ao centro): ambas são do mesmo clube — Foto: Sátiro Sodré/CBDA

A reportagem do ge apurou que Ana Vieira e Jhennifer costumam trocar indiretas nos campeonatos há algum tempo. Após a prova, elas tiraram fotos juntas - assim como Nichelly Lysy, também integrante do Pinheiros -, porém, Ana ainda disputaria o revezamento e queria "soltar". Jhennifer teria respondido, em tom que soou grosseiro, que era apenas uma foto rápida.

Em seguida, Jhennifer caminhou em direção ao canto da piscina para tirar uma foto com a estátua de uma tartaruga. A atleta teria proferido algo que irritou Ana Vieira. Quando Jhennifer virou de costas, a desafeto a puxou pelo cabelo e a empurrou. Jhennifer bateu com o rosto na grade, ficou de frente e devolveu o puxão. Neste momento, Ana arranhou o pescoço da rival, e ambas precisaram ser apartadas.

Uma fonte ligada a Jhennifer garante que a atleta foi agredida pelas costas, desprevenida, sem proferir a frase que teria desencadeado a confusão. A nadadora estaria abalada com a repercussão, pois não costuma se envolver em polêmicas e apresenta um calombo no pescoço devido aos arranhões.

Quando ganhou a prova, Jhennifer fez o sinal de silêncio, ainda dentro da piscina, colocando o dedo na boca. O gesto - que foi apontado como provocação à Ana -, segundo fontes ligados à atleta, teria sido destinado às pessoas que criticaram sua performance neste primeiro semestre.

A reportagem entrou em contato com Ana Carolina Vieira - que visualizou, mas não respondeu à mensagem. Jhennifer, por sua vez, optou por não conceder entrevista, alegando estar assustada com a situação, mas indicou pessoas próximas para falar.

Jhennifer faz sinal de silêncio após conquistar a medalha de ouro — Foto: Sátiro Sodré/CBDA

Ana Carolina Vieira e Jhennifer Conceição - apesar de pertencerem ao mesmo clube -, não treinam juntas, nem possuem os mesmos técnicos. Não são amigas. Todavia, um desentendimento desta natureza foi inesperado.

Familiares de Jhennifer registraram um Boletim de Ocorrência de Lesão Corporal na Delegacia de Boa Viagem. As atletas não foram punidas pela organização do Troféu Brasil, contudo, o STJD irá analisar o caso para decidir se haverá pena para as envolvidas.

Troféu Brasil de Natação vai até sábado no Recife

Troféu Brasil de Natação vai até sábado no Recife

O que diz o Esporte Clube Pinheiros

A situação foi resolvida internamente entre as atletas. E, como o caso foi denunciado ao STJD, o clube aguarda esta definição.

O que diz a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

A CBDA decidiu permitir que as atletas continuassem a competir "porque o procedimento é: adverti-las formalmente (já que é a primeira vez que acontece) e encaminhar o relatório do acontecido ao STJD. Lá, eles decidem a punição cabível".

Veja também

Mais do ge

Competição de natação segue com disputas nesta quinta-feira em Florianópolis

Veja a programação do 3º dia do Troféu José Finkel

Jovens atletas se destacam nos Jogos Olímpicos de Paris 2024; confira a lista

Olimpíadas 2024: as revelações e os novos nomes do esporte

Nadador francês conquistou quatro ouros e um bronze durante a disputa da natação nos Jogos Olímpicos de Paris

Consagrado em Paris, Léon Marchand carrega fogo olímpico na cerimônia de encerramento

Brasileira era principal esperança de medalha para o Brasil nesta quinta-feira, mas chegou atrás de Moesha Johnson e Ginevra Taddeucci

Olimpíadas 2024 ao vivo: Ana Marcela é quarta colocada na maratona aquática; Sharon van Rouwendaal é bicampeã olímpica - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Brasil não ganha nenhuma medalha, alcança apenas quatro finais e bate recorde negativo desde os Jogos de Seul 1988

Natação brasileira fica zerada e tem pior desempenho dos últimos 36 anos em Olimpíadas

Último dia de natação tem recordes mundiais e olímpicos quebrados no individual e revezamentos

Olimpíadas 2024 ao vivo: finais da natação do dia 04/08 - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Dia de natação tem tetracampeonato olímpico de Katie Ledecky e recordes mundiais batidos

Olimpíadas ao vivo: finais da natação do dia 03/08 - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Leon Marchand leva mais um e soma quatro ouros e quatro recordes olímpicos; Melhor tempo dos 50m livre continua com César Cielo

Olimpíadas 2024 ao vivo: finais da natação do dia 02/08 - Programa: Jogos Olímpicos Paris 2024

Tamara Potocka, da Eslováquia, é atendida ao deixar a piscina e deixa Centro Aquático de Saint-Denis com uma máscara de oxigênio. Organização informa que atleta está consciente

Nadadora desmaia após concluir prova dos 200m medley e é socorrida às pressas