TIMES

Por Redação do ge — Paris


O nado artístico ainda não começou sua corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024. Por enquanto, o único país garantido é o anfitrião. A França terá direito a competir com oito atletas nas provas da modalidade, equipes e duetos. Outras 88 vagas do esporte, que pela primeira vez poderá contar com a participação de homens nos Jogos, ainda estão em aberto. Veja como será a classificação do nado artístico para as Olimpíadas de Paris 2024.

Seleção brasileira de nado artístico — Foto: Maddie Meyer / Staff

Como funciona a classificação do nado artístico para Paris 2024

No caso das equipes (formadas por oito atletas), a competição será disputada por um total de dez países. Cinco destas vagas serão ocupadas pelas campeãs dos eventos continentais. Com exceção da vaga da Europa, já destinada à França, Ásia, África, Américas e Oceania confirmarão a presença de um representante através de seus respectivos torneios classificatórios.

No caso das Américas, será a equipe campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O evento será disputado na capital chilena de 20 de outubro a 5 de novembro.

As outras cinco vagas serão designadas às equipes mais bem classificadas no 21º Campeonato Mundial da Federação Internacional de Natação (FINA). O evento será em Doha, de 2 a 18 de fevereiro de 2024.

Nado sincronizado — Foto: Atsushi Tomura/Getty Images

No caso dos duetos, o evento será composto por um total de 18 duplas. Dez destas vagas serão automaticamente ocupadas pelos mesmos países que já terão representantes nas equipes. Ou seja, é uma vaga casada - garante equipe, garante dueto. Outras cinco posições serão, assim como nas equipes, destinadas às campeãs dos eventos continentais.

Em caso de duplicidade de classificação, a vaga será automaticamente repassada ao próximo dueto mais bem colocado. Por último, as três vagas ainda restantes serão designadas àquelas duplas ainda não credenciadas e com melhor resultado no Campeonato Mundial da Fina em Doha 2023.

Só podem concorrer às vagas do nado artístico atletas que tenham nascido antes de 31 de dezembro de 2009.

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, os homens poderão participar do nado artístico. No máximo dois podem fazer parte de cada equipe. Os duetos seguem exclusivos às mulheres nas Olimpíadas.

Veja as brasileiras no nado artístico em Paris 2024

As brasileiras ainda buscam a classificação para as Olimpíadas de Paris 2024. O país tem mais chances de classificação nos duetos.

Veja data e programação do nado artístico em Paris 2024

O nado artístico será disputado no Centro Aquático, uma das duas instalações permanentes dos Jogos de Paris 2024 - a outra de estrutura fixa será o Muro de Escalada Le Bourget. O Centro Aquático, além do nado artístico, receberá competições de outras três modalidades: saltos ornamentais, polo aquático e natação.

A programação do nado artístico será entre os dias 5 e 10 de agosto, iniciando pelas provas de dueto e terminando com as equipes.

Entenda o formato do nado artístico em Paris 2024

No caso dos duetos são quatro "nadadas". As 18 duplas participam da rotina livre (sem elementos obrigatórios) e da rotina técnica (com elementos obrigatórios) pela fase eliminatória. Depois 12 avançam para a final e repetem a sequência. Já as equipes não passam por fase qualificatória, as dez disputam direto a rotina livre e a rotina técnica. A soma das duas notas define as campeãs.

Que vença o melhor: Bárbara, Lucas e os segredos do nado artístico

Que vença o melhor: Bárbara, Lucas e os segredos do nado artístico

Veja também

Mais do ge