TIMES

Por Redação do ge — Cuiabá


A semifinal entre Nova Mutum e Ação, no Mato-grossense Sub-20, está suspensa pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD-MT). A diretoria do Azulão denunciou o rival pela suposta escalação irregular de um atleta na fase quartas de final. O TJD acatou a denúncia, e o confronto, que seria realizado neste sábado, ficará paralisado até a realização do julgamento.

Ação e Dom Bosco em duelo pelas quartas de final do Mato-grossense Sub-20 — Foto: Gil Gomes/FMF

A notícia de infração se baseia na escalação do jogador Raylton do Nascimento Melo. O meia do Ação foi advertido com três cartões amarelos, o que resultaria em suspensão automática de uma partida. Porém, ele foi relacionado no jogo de volta das quartas de final, diante do Dom Bosco (veja abaixo trecho da denúncia).

Nova Mutum denuncia Ação por suposta irregularidade no Mato-grossense Sub-20 — Foto: Divulgação

Raylton foi amarelado contra a Academia, no dia 21 de maio. Em seguida, recebeu advertência contra o Araguaia, em 18 de junho, e contra o Dom Bosco, no dia 3 de julho. Ele não poderia disputar o segundo duelo das quartas de final, mas esteve entre os titulares conforme a súmula.

Segundo trecho da decisão do TJD-MT, “nesse momento, é imprescindível assegurar a suspensão dos jogos, incluindo, a semifinal agendada para 15/07/2023”.

- O artigo 44, §1º c/c parágrafo único do artigo 13, todos do Regulamento da Competição dispõe que perderá a condição de jogo para a partida oficial subsequente do campeonato, o atleta que foi advertido com 03 (três) cartões amarelos durante o campeonato, zerando após o término nas quartas de finais (chamado de terceira fase, ou seja, poderá jogar apenas na semifinal em diante), sendo responsabilidade dos clubes esta contagem - diz trecho da decisão do TJD-MT.

Possível punição

Conforme o regulamento, os cartões são zerados somente após o fim das quartas de final. O regulamento prevê as seguintes punições:

  • I - Advertência;
  • II - Repreensão escrita;
  • III - Multa; IV - perda do mando de campo;
  • V - Suspensão
  • VI - Desligamento do campeonato

A diretoria do Nova Mutum solicita que seja aplicada a perda de pontos da partida disputada e a consequente desclassificação do Ação no Campeonato Mato-grossense Sub-20.

Eliminado pelo Ação nas quartas de final, o Dom Bosco pode voltar à disputa em caso de desclassificação do Tuiuiú Pantaneiro. Pela urgência do caso, o julgamento deve ser acelerado.

A outra semifinal, entre Mixto e Cuiabá, irá ocorrer normalmente. O confronto de ida será realizado neste sábado, às 16h, no Dutrinha.

Vagas nacionais

Os finalistas do Mato-grossense Sub-20 conquistam vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O campeão se garante também na Copa do Brasil da categoria.

Veja também

Mais do ge