TIMES

Por Jonathas Gabetel — Cuiabá


Os mascotes dos dez times que disputam o Campeonato Mato-grossense ganharam uma versão repaginada. O responsável por isso é o designer Guilherme Santiago, que utilizou uma inteligência artificial para recriar os personagens.

A Ema do Luverdense, o Dourado do Cuiabá, o Tigre do Mixto, o Leão do Dom Bosco, o Capitão América da Academia, o Touro do União, o Mutum do Nova Mutum, o Chicote do Operário VG, o Crocodilo do Cacerense e a Pantera do Sport Sinop foram recriados com o uso da Lexica.

Ema, do Luverdense, feita em inteligência artificial — Foto: Divulgação

Natural da pequena cidade mineira de Matutina e morador de Ponta Grossa, no Paraná, Guilherme tem conexão com Mato Grosso devido a um cliente: Felipe Reolon, atual vice-presidente do Luverdense.

- Ele já era meu cliente e entrou no Luverdense. Me explicou que estava tentando reerguer o clube, falou que precisava de gente pra ajudar e perguntou se eu topava encarar. Disse que poderia contar comigo. Desde então trabalho com o Luverdense, inclusive fiz a camisa do ano passado e desse ano. Essa é minha relação com o estado.

O designer explicou como surgiu a ideia. Inicialmente, a intenção era apenas criar uma nova versão para a Ema do Luverdense, mas ele acabou ampliando a iniciativa aos dez mascotes do estadual.

- Hoje é um assunto bem em alta, o pessoal está criando muita coisa com inteligência artificial. O Felipe falou que precisava dar uma uma repaginada no mascote do Luverdense, porque tem aquele que é usado em dia de jogo. Eu fiquei com essa ideia de como é que eu pensaria em uma ema que passe um pouco mais de respeito, do que aquela amigona das crianças (risos). Pensei como uma inteligência artificial iria me dar uma ema um pouco mais parruda. E já que eu tinha feito a do Luverdense, pensei em fazer a dos outros.

Tigre, do Mixto, em IA — Foto: Divulgação

Por fim, Guilherme detalhou sobre o uso da inteligência artificial e contou que fez pequenos ajustes finais, como a inclusão dos escudos dos times em cada uma das artes.

- Você direciona o software e ele te gera algumas opções. Fui gerando para seguir um padrão nos mascotes. No final eu fiz alguns ajustes no Photoshop só pra dar uma pincelada, mas o trabalho grosso a inteligência artificial que fez.

Veja todos os mascotes

Dourado, do Cuiabá, em IA — Foto: Divulgação

Leão, do Dom Bosco, em IA — Foto: Divulgação

Chicote, do Operário VG, em IA — Foto: Divulgação

Touro, do União de Rondonópolis, em IA — Foto: Divulgação

Mutum, do Nova Mutum, em IA — Foto: Divulgação

Pantera, do Sport Sinop, em IA — Foto: Divulgação

Crocodilo, do Cacerense, em IA — Foto: Divulgação

Capitão América, da Academia, em IA — Foto: Divulgação

Veja também

Mais do ge