TIMES

Por Isabelly Melo e Renata Barros, ge MS


Campeão brasileiro, judoca Elias Neto é o orgulho dos avós

Campeão brasileiro, judoca Elias Neto é o orgulho dos avós

Destaque sul-mato-grossense no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, após ser campeão na categoria meio-médio (73kg), Elias Rodrigues Moreira Neto conversou com o ge MS e contou sobre a sua trajetória no esporte, que é completamente interligada no vínculo com o avós maternos.

"Já teve competição que ele (avô) com a minha avó pegaram e dirigiram 1.300 km para me ver no outro dia competir, chegaram lá e eu chegar a ser campeão da competição", lembrou.

A conexão começa pelo nome da jovem promessa, herdado do avô, que há três anos não acompanha mais o neto nos campeonatos. Em 2021 a maior referência do jovem morreu vítima de Covid-19, doença que também deixou graves sequelas para a avó, Gesli Moreira, que hoje tem apenas 11% dos rins funcionando.

Campeão brasileiro, judoca Elias Neto é o orgulho dos avós. — Foto: Huanderson Merlotti

O cotidiano da família mudou. Para manter Elias no judô foram várias rifas e doações, mas uma costume foi mantido, a companhia da avó.

"Vale a pena ver ele subir lá no pódio, receber a medalha dele, todo mundo parabenizar ele, isso pra mim é maravilha", disse dona Gesli.

Em 2024 Elias já foi campeão Brasileiro regional Sub-21, Brasileiro Sub-18 e participou recentemente de um estágio em Portugal. Agora o foco é no Open Pan-Americano, que será disputado no Paraguai.

"É por isso que eu me mantenho no esporte ainda. Eu sei que eu posso mudar a minha logística de vida, tanto a minha, quanto da minha família.

Leia também

Fale com o ge! – Quer enviar uma sugestão de pauta para a redação do ge MS? Então salve o nosso contato (67) 9 9933-5358 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte sul-mato-grossense.

Veja também

Mais do ge