TIMES

Por Redação ge — Spa-Francorchamps, Bélgica


O que se encaminhava para a terceira vitória de Jamie Chadwick na temporada 2021, na etapa da Bélgica da W Series neste sábado, se transformou no primeiro triunfo da finlandesa Emma Kimilainen, que superou a atual campeã da categoria nos últimos minutos da corrida. O terceiro lugar no pódio também foi decidido nos momentos finais da prova no Circuito de Spa-Francorchamps, com a espanhola Marta García ultrapassando Alice Powell para conquistar o primmeiro pódio do atual campeonato.

A brasileira Bruna Tomaselli, colega de Chadwick na equipe Veloce, largou da 12ª colocação após receber punição e terminou a prova em 15º.

Emma Kimilainen, da Ecurie W, venceu primeira corrida de 2021 em etapa da W Series na Bélgica — Foto: Dan Mullan/Getty Images

A corrida foi realizada após o forte acidente que envolveu seis pilotos na classificação da etapa belga na sexta-feira, na famosa curva Eau Rouge: Sarah Moore, Abbie Eaton, Belén García, Fabienne Wohlwend, Ayla Agren e Beitske Visser. Agren e Visser foram hospitalizadas e não participaram da prova deste sábado.

A disputa, cujo início foi postergado devido à batida de Lando Norris na classificação da Fórmula 1, começou sob bandeira amarela por causa da chuva e as condições da pista. O carro de segurança retornou aos boxes dez minutos após a largada; na pole position, Chadwick se manteve na ponta abrindo de cara 2s de vantagem sobre Alice Powell, em segundo.

Kimilainen, que partiu em quarto, superou Caitlin Wood e pressionou Powell pelo segundo lugar enquanto Chadwick anotava a primeira volta mais rápida da prova. Atrás, Tomaselli se manteve em 12º e segurou a pressão de Abbie Eaton, mas acabou superada pela piloto da Ecurie W e Sarah Moore, caindo para 14º.

Jamie Chadwick largou da pole, mas foi superada nos minutos finais por Emma Kimilainen na prova da W Series da Bélgica — Foto: Lars Baron/Getty Images

Depois de perder o segundo lugar, na metade final da corrida, Powell precisou lidar com as investidas de Marta García, que havia partido da quinta colocação. Lá na frente a vantagem de Chadwick começou a cair quando Kimilainen fez a volta mais rápida da disputa e diminuiu a desvantagem sobre a líder para 1s4.

A menos de cinco minutos para a bandeirada, a finlandesa da Ecurie W reduziu a diferença sobre Chadwick para 0s4 e conseguiu a ultrapassagem, obtendo a liderança e administrando a vantagem para faturar sua primeira vitória em 2021.

Emma Kimilainen vence no circuito de Spa-Francorchamps da etapa do GP da Bélgica da W Series

Emma Kimilainen vence no circuito de Spa-Francorchamps da etapa do GP da Bélgica da W Series

Atrás dela, Marta García finalmente superou Powell e resistiu à tentativa de recuperação da rival para garantir a última vaga no pódio. No fim, Belen García também saiu na frente de Tomaselli, herdando o 14º lugar da brasileira.

Veja também

Mais do ge