TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A W Series confirmou nesta segunda que vai encerrar a temporada de forma precoce. Com problemas financeiros, a categoria de monopostos exclusivamente feminina não terá a disputa das três últimas corridas previstas para 2022: Estados Unidos e a rodada dupla no México. O término prematuro garante o título de Jamie Chadwick, mais nova tricampeã e única vencedora da W Series até hoje (2019, 2021 e 2022).

A antecipação do fim do calendário ocorre após a W Series não receber a quantia acordada com um investidor. Catherine Bond Muir, CEO da categoria, revelou as adversidades financeiras pela primeira vez na etapa de Singapura.

- É com tristeza e frustração que anunciamos que as altamente esperadas três corridas finais da temporada, em Austin e na Cidade do México, não irão acontecer. (...) Devido a recentes circunstâncias, fora do controle da W Series, não recebemos fundos contratados devidos a nós. Por isso, fomos forçados a tomar a lamentável decisão de não completar nosso calendário previsto - disse Bond Muir, em comunicado, nesta segunda.

O comunicado divulgado pela W Series promete um "futuro ainda mais brilhante" para a categoria, apesar do encerramento da temporada e as dificuldades de financiamento. Bond Muir, por sua vez, destacou o pouco tempo hábil para garantir a viabilidade das corridas nas Américas.

Jamie Chadwick comemora a vitória na etapa de Paul Ricard da W Series em 2022 — Foto: Clive Rose/Getty Images

- Trabalhamos duro para arrecadar a quantia necessária que nos permitia concluir a temporada. Infelizmente, não foi possível fazê-lo em uma janela curta de tempo após o não recebimento de fundos contratados e a desaceleração na economia global. É bem documentado que esportes femininos recebem muito menos financiamento que seus correspondentes masculinos, e a W Series não é exceção. (...) Ainda que não estejamos em posição de fazer um anúncio formal, há muitas conversas positivas em andamento.

"Todos os envolvidos compartilham nossa paixão e nossa crença na missão de proporcionar ao nosso incrível meio de pilotas uma plataforma para mostrarem seus talentos, e correrem diante de fãs entusiasmados pelo mundo", completou.

Informações de bastidores apontam que a suspensão foi uma contenção de danos, evitando colocar em risco o calendário da W Series para 2023. Um patrocinador, previsto para as etapas restantes, desistiu do negócio. O anúncio foi feito a pilotos e equipes em reunião nesta segunda.

Jamie Chadwick comemora a vitória na etapa de Silverstone da W Series em 2022 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Com o término precoce de 2022, Jamie Chadwick foi coroada tricampeã da W Series. A piloto da Jenner Racing acumula 11 vitórias, dez pole positions e 18 pódios na carreira. A britânica carimbou a conquista com 143 pontos, 50 de vantagem sobre a vice-campeã Beitske Visser.

Após a estreia em 2019, a W Series não correu em 2020 por questões financeiras; desta vez, o agravante foi o impacto da pandemia do novo coronavírus. No ano passado, a categoria retornou como suporte às etapas da Fórmula 1.

Veja também

Mais do ge