TIMES

Por Redação ge — Budapeste, Hungria


Vitória de Jamie Chadwick? Não hoje. A britânica Alice Powell venceu a etapa de Hungaroring da W Series neste sábado, controlando a corrida do início ao fim e evitando o ataque da compatriota, que foi de quinto para o segundo lugar. Powell, vice-campeã de 2021, se torna a primeira piloto além da líder do campeonato, que já venceu quatro corridas, a triunfar nesta temporada. Beitske Visser, que largou em segundo, chegou em terceiro.

A brasileira Bruna Tomaselli voltou a pontuar após quatro etapas de jejum. Ela largou em 15º, se beneficiou de um erro de Nerea Marti e ultrapassou Juju Noda, Belen García e Chloe Chambers para cruzar a linha de chegada em décimo lugar.

Alice Powell voltou a vencer na W Series, em 2022 — Foto: Dan Mullan/Getty Images

Powell conquistou a quinta vitória da carreira de ponta a ponta, após largar da pole position. Foi sua segunda pole position, conquistada à frente de Visser e Marti.

Confira a melhor volta do treino oficial da W Series para a 5a etapa de Budapeste

Confira a melhor volta do treino oficial da W Series para a 5a etapa de Budapeste

A prova começou sob safety car devido à pista molhada, mas com a trégua da chuva que afetou o terceiro treino livre da F1, a disputa na W Series não foi atrapalhada. Chadwick, líder do campeonato, deixou para trás Marti, Marta García e Betiske Visser, mas não conseguiu se aproximar da líder Powell.

Marti protagonizou o primeiro incidente da sessão ainda sob o safety car; ela escapou da pista, passou pela grama e acertou uma placa de publicidade, mas conseguiu retomar a terceira colocação. Durante a corrida, ela ainda tocaria na colega da Quantfury W. Jessica Hawkins abandonou após contato com Emma Kimilainen, e Bianca Gustamante parou seu carro na pista, sozinha, convocando o safety car.

Resultado

Resultado da W Series na etapa de Budapeste — Foto: W Series

Largada

O carro de segurança deixou a pista após cinco minutos desde a largada. Powell manteve a ponta à frente de Visser, apesar da pressão da finlandesa. Logo atrás, Chadwick já atacava Marti e conseguiu ultrapassar a espanhola pra assumir o quarto lugar. Belen García também passou a colega de equipe, mas um toque entre a dupla fez Marti rodar e sair da pista. Ela caiu para 18º.

Confira a largada da W Series na 5a etapa de Budapeste.

Confira a largada da W Series na 5a etapa de Budapeste.

Tomaselli, que partiu em 15º, foi superada por Juju Noda mas voltou à posição de origem com o erro de Marti. Na ponta, Chadwick partia pra cima de Marta García na volta 4. A espanhola se defendeu da líder do campeonato, mas a britânica da Jenner Racing conseguiu a posição e entrou na zona do pódio, em terceiro. Depois, Garcia ainda teve que lidar com a pressão de Abbi Pulling.

Perto da metade da corrida, Tomaseli já estava em 14º. Logo à frente, Hawkins despencou do sexto para o 17º lugar após contato com Emma Kimilainen. Pouco depois, mais um incidente: a caloura Bianca Bustamante acertou de traseira a barreira de proteção. Ela voltou para a pista, mas em último lugar. Porém, parou próximo à entrada do pit lane, trazendo o safety car novamente na volta 10.

Jamie Chadwick foi de quinto ao segundo lugar na etapa da Hungria da W Series — Foto: Dan Mullan/Getty Images

No oitavo giro, Chadwick conseguiu passar Visser rumo à briga com Powell pela liderança. Nos minutos seguintes, a piloto da Jenner Racing diminuiu pela metade a desvantagem para a rival, mas sem aproximação real.

A prova foi retomada na volta 13, com Chadwick ainda na cola de Powell. Tomaselli ultrapassou Belen García nos segundos finais para assumir a 11ª colocação. Na volta derradeira, a brasileira entra na zona de pontuaçãow series pós superar Chloe Chambers.

Veja também

Mais do ge