TIMES

Por Redação do ge — Goiânia


Da pole à vitória, estreando pela Crown, Felipe Baptista fez valer a vantagem neste domingo e venceu a corrida 2 da Stock Car na etapa de Goiânia, que inaugurou a temporada 2024. Felipe Massa foi o segundo e Gabriel Casagrande fechou o pódio. Ricardo Maurício brigava no topo, mas sofreu quebra na pista e viu o pneu traseiro direito se soltar.

Felipe Baptista vence a segunda corrida da 1ª etapa da Stock Car, no GP de Goiânia

Felipe Baptista vence a segunda corrida da 1ª etapa da Stock Car, no GP de Goiânia

Na prova 2, composta por 50 minutos e uma volta extra, Baptista dominou e impôs vantagem superior a 5s sobre Massa na bandeirada, sem sofrer quaisquer sustos. A disputa também teve uma cena curiosa com Thiago Camilo, que atropelou material publicitário inflável e chegou a dar um giro com a peça presa ao carro, entortando a asa traseira.

Atual campeão, Gabriel Casagrande lidera a classificação da Stock com 111 pontos. Julio Campos é o vice, com 105, seguido por Felipe Baptista (94), Lucas Foresti (91) e Bruno Baptista (83) no top 5. O vencedor da corrida 2, no domingo, leva 80 pontos; no sábado, a corrida sprint garante 55 pontos ao primeiro colocado.

Felipe Baptista venceu corrida 2 da Stock Car 2024 em Goiânia — Foto: Rafa Catelan/RF1

Antes da largada da corrida 2, a Stock homenageou Wilsinho e também Gil de Ferran, que morreu no fim de 2023. O brasileiro de 56 anos foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis, além de bicampeão da antiga CART (atual Indy Series); antes de falecer, ele atuava como consultor da McLaren na F1.

Neste sábado, inaugurando o novo formato do fim de semana, Rafael Suzuki venceu a corrida 1 (sprint) em Goiânia - etapa que recebe o nome Wilson Fittipaldi Jr em homenagem ao ex-F1, que morreu no dia 23 de fevereiro, aos 80 anos.

Felipe Baptista, da Crown Racing, comemora primeira pole da Stock Car em 2024 — Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Resultado

Resultado - corrida 2 - etapa de Goiânia da Stock Car 2024 — Foto: Reprodução

A corrida

Saindo logo atrás do pole Felipe Baptista, Felipe Massa largou pressionando, mas o piloto da Crown Racing segurou a vantagem à frente. Mais atrás, um toque com Gianluca Petecof fez com que Felipe Fraga perdesse o pneu dianteiro esquerdo e sofresse uma quebra na suspensão, dando fim precoce à participação na prova. A direção de prova anunciou que investigaria o incidente.

Na terceira volta, a vantagem de Baptista sobre Massa era de 1s4, enquanto o ex-F1 sofria com a pressão de Ricardo Maurício. Mais atrás, Enzo Elias tentou entrar na briga entre Rubens Barrichello e Nelson Piquet Jr pela 14ª posição, mas o filho do tricampeão de F1 prevaleceu.

Na volta 6, Gaetano di Mauro parou com o carro e foi visto pedindo um extintor aos fiscais de pista. Devido à posição do carro da Cavaleiro Sports no traçado, a organização acionou a entrada do safety car. Quatro giros depois, a bandeira verde tremulou novamente e Baptista seguiu à frente na relargada. Julio Campos tentou um traçado distinto mais atrás, sofrendo com a perseguição de Bruno Baptista, que virava melhor.

Em um momento curioso, Thiago Camilo foi aos boxes e atropelou uma peça publicitária inflável, que não foi removida a tempo do pit lane, no retorno à pista. O balão ficou preso no carro da Ipiranga Racing, fez pressão e por fim entortou a asa traseira do #21. O piloto chegou a dar um giro antes de receber chamado da organização para ir aos boxes, por questões de segurança.

Stock Car: Thiago Camilo atropela material inflável nos boxes e entorta asa em Goiânia

Stock Car: Thiago Camilo atropela material inflável nos boxes e entorta asa em Goiânia

Em menos de 5 minutos, os dois carros da RC apresentaram problemas com pneus. Primeiro, Daniel Serra perdeu a roda dianteira esquerda - que não estava bem acoplada ao carro - e abandonou sua segunda corrida no fim de semana. Depois, foi a vez de Ricardo Maurício sofrer incidente similar, com quebra na pista e impacto à roda traseira direita.

A 15 minutos do fim, a disputa pela vitória tinha Felipe Baptista à frente, seguido por Massa e Casagrande. Sem o material inflável preso ao carro, Thiago Camilo retornou à pista com o aerofólio torto, defendendo a 19ª posição de Ricardo Zonta. Minutos depois, Rubens Barrichello conseguiu a ultrapassagem sobre Lucas Foresti, mas viu o rival devolver na curva e retomar a quarta colocação.

Com vantagem tranquila, superior a 5s, Felipe Baptista conduziu até a bandeirada e cravou a vitória na corrida 2 à frente de Felipe Massa. Gabriel Casagrande fechou o pódio.

A Stock Car retorna nos dias 23 e 24 de março com a segunda etapa do ano, no Velocittà, em Mogi Guaçu (SP). A categoria terá 24 corridas divididas em 12 etapas entre março e a Super Final em Interlagos, em São Paulo, no dia 15 de dezembro. Veja o calendário completo aqui.

Fora da Pista: Bruno Baptista abre casa em bate-papo com Luciano Burti

Fora da Pista: Bruno Baptista abre casa em bate-papo com Luciano Burti

Veja também

Mais do ge