TIMES

Por Redação ge — Goiânia


A Stock Car já tem o seu primeiro vencedor de 2024: Rafael Suzuki, encerrando um jejum que perdurava desde 2021 em Curitiba. Estreando pela TMG Racing nesta temporada, o piloto largou da pole position e faturou o GP Wilson Fittipaldi Jr na corrida sprint de Goiânia, neste sábado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O resultado inaugurou, ainda, o novo formato dos fins de semana da categoria.Julio Campos e Thiago Camilo completaram o primeiro pódio do novo ano.

O sportv3 exibe ao vivo, neste domingo, a corrida principal do GP Wilson Fittipaldi Jr a partir das 11h30. As atividades são no horário de Brasília. Confira o grid de largada, com Felipe Baptista na pole.

Rafael Suzuki comemora vitória na corrida sprint do GP Wilson Fittipaldi Jr em Goiânia, na Stock Car 2024 — Foto: Duda Bairros/Stock Car

A etapa de Goiânia foi batizada em homenagem a Wilsinho Fittipaldi, ex-F1 e ex-Stock Car falecido em 23 de fevereiro aos 80 anos.

A prova teve uma série de incidentes na pista e no pit lane: ainda na primeira volta, Felipe Baptista, Átila Abreu, Allam Khodair, Daniel Serra e Cacá Bueno se enroscaram. Serra, que não conseguiu evitar a colisão com Baptista, levou a pior e abandonou, enquanto Abreu foi punido com drive-through. Já na janela dos boxes, Baptista foi atingido por Khodair, que também recebeu um drive-trough.

Largada do GP Wilson Fittipaldi Jr em Goiânia, na abertura da temporada 2024 da Stock Car — Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

O calouro Zezinho Muggiati, da KTF Sports, ocupou a vice-liderança da corrida por algumas voltas mas perdeu a chance de brigar pela vitória quando seu carro apagou durante a parada nos boxes. O mesmo aconteceu com o veterano e bicampeão Rubens Barrichello, da Full Time.

Resultado

1º - Rafael Suzuki (TMG Racing), 21 voltas em 31min40s171
2º - Julio Campos (Pole Motorsport), a 3s176
3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing), a 7s954
4º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), a 11s635
5º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport), a 12s732
6º - Bruno Baptista (RCM Motorsport), 14s192
7º - Zezinho Muggiati (KTF Racing), a 18s489
8º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel), a 20s345
9º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 20s735
10º - Guilherme Salas (KTF Racing), a 22s327
11º - Arthur Leist (Full Time Sports), a 23s257
12º - Enzo Elias (Crown Racing), a 24s770
13º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports), a 24s774
14º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing), a 26s441
15º - Rubens Barrichello (Full Time), a 28s548
16º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports), a 29s974
17º - Felipe Fraga (Blau Motorsport), a 34s959
18º - Dudu Barrichello (Full Time), a 35s810
19º - Felipe Baptista (Crown Racing), a 44s692
20º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing), a 46s043

Em Goiânia, Rafael Suzuki vence a primeira corrida do ano na Stock Car

Em Goiânia, Rafael Suzuki vence a primeira corrida do ano na Stock Car

A corrida

Suzuki manteve-se na pole enquanto Thiago Camilo, em terceiro, partia para cima da segunda colocação do calouro Zezinho Muggiati. Ainda na primeira volta, uma batida tirou o pole de domingo, Felipe Baptista, da pista, assim como Átila Abreu, Allam Khodair, Daniel Serra e Cacá Bueno. Apesar do incidente que levou alguns carros para o gramado e decretou fim de corrida para Serra, a prova seguiu.

Muggiati pressionou Suzuki na abertura da segunda volta usando o botão de ultrapassagem, mas sem sucesso no ataque. A direção de prova investigou o incidente do início da corrida, enquanto Suzuki, Muggiati e Camilo ocupavam o pódio provisório - tendo Julio Campos e Bruno Baptista no top 5 até então. Posteriormente, Abreu foi punido com um drive-through, passagem obrigatória pelo pit lane.

Os boxes foram abertos na volta 7; na seguinte, o líder Suzuki fez seu pit stop cedendo a liderança para o calouro da KTF Sports, e voltou para a pista em 15º. Aí, outro incidente: Felipe Baptista foi atingido por Khodair nos boxes, e viu o rival também ser punido com um drive-through.

Líder provisório, Zezinho seguiu a ordem de sua equipe e postergou a visita aos boxes até a 12ª volta. No entanto, seu carro parou na hora de deixar a garagem, tomando-lhe um tempo precioso na prova. O mesmo aconteceu com Rubens Barrichello, cujo carro teve que ser empurrado pelos mecânicos.

As posições se reestabeleceram na volta 16, com Suzuki voltando na lideranças mas tendo, agora, Julio Campos e Thiago Camilo atrás. Com menos de cinco minutos para a bandeirada, o piloto da TMG Racing administrou a vantagem até a bandeirada.

Veja também

Mais do ge