TIMES

Por Redação ge — Spa-Francorchamps, Bélgica


Chegou muito perto, mas a decisão do título de Gabriel Bortoleto na Fórmula 3 foi adiada para a décima e última rodada da temporada na Itália, em setembro. O brasileiro chegou em 11º lugar na corrida principal deste domingo, segurado pelo argentino Franco Colapinto na volta final; precisando de apenas um ponto para ser campeão, saiu zerado de todo o fim de semana. A vitória na disputa ficou com Taylor Barnard, com Christian Mansell e Nikita Bedrin no top 3.

Bortoleto mantém os 144 pontos que tinha após a corrida sprint de sábado, que no fim, acabou valendo pontos. Ele tem 38 de vantagem sobre o vice-líder Paul Arol; com exatos 38 em jogo na próxima etapa no Circuito de Monza, sair da Bélgica com 145 pontos garantiram seu título.

Gabriel Bortoleto foi 11º na corrida principal da F3 na Bélgica, em 2023 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Destaque ainda para Sophia Floersch, primeira mulher a pontuar na F3; a alemã partiu da 24ª colocação na prova e chegou em sétimo lugar. A piloto da Academia da Alpine ganhou a maior parte das suas posições na largada e manteve-se entre os dez primeiros pelo resto da disputa. Ela repetiu o feito que alcançou com o nono lugar na etapa da Áustria, porém, foi desclassificada na ocasião.

Dos três brasileiros, Caio Collet, que venceu a corrida sprint neste sábado, foi o melhor colocado: chegou em quinto lugar. Roberto Faria abandonou após acabar na brita.

Sophia Floersch chegou em sétimo lugar na corrida principal da F3 na Bélgica, em 2023 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

A prova deste domingo começou com uma largada em movimento devido à pista molhada. Vice-líder do campeonato, Paul Aron mergulhou da 11ª colocação para a liderança ainda na primeira volta, abrindo boa vantagem sobre Taylor Barnard, segundo.Logo atrás, Floersch, subiu do 24º para o oitavo lugar; Bortoleto, porém, caiu de 15º para 21º. Collet também despencou de nono para 14º.

A pista molhada fez algumas vítimas no início da corrida: calçando pneus médios na volta 4, Woohyun Shin rodou pela grama na curva 12. A bandeira amarela retornaria no giro seguinte quando Ollie Goethe bateu com força na Eau Rouge, embora tenha saído do carro bem e sozinho.

O líder Aron visitou os boxes e trocou os pneus de chuva pelos de pista seca (slick), mas perdeu terreno que não recuperou mais. Aí, outro incidente ainda com o safety car na pista: o brasileiro Roberto Faria, que tinha acabado de colocar pneus slick, acabou parando na brita.

Collet havia ganhado duas posições antes da primeira interrupção da prova enquanto Bortoleto permaneceu em 21º. E o candidato ao título, que fez duas ultrapassagens no exato momento em que o carro de segurança retornou para a pista, teve que devolver as colocações para evitar uma punição.

A corrida foi retomada na volta 8 com Barnard puxando o grid à frente de Mansell e Bedrin. Collet, em décimo, ganhou duas posições e já aparecia em sétimo no nono giro, atrás de Floersch. No fundo do grid, Bortoleto passou Cohen e retornou ao 18º novamente. O brasileiro da Trident ainda passou Tsolov, Gray e Beganovic, assumindo a 14ª colocação.

Bortoleto chegou ao 13º lugar no fim da disputa; encontrou-se com Mari Boya nas três últimas voltas e conseguiu a posição da frente. Depois, passou O'Sullivan e em 11º, entrou na briga pelo último ponto da prova com Franco Colapinto.

O brasileiro chegou a meio segundo do argentino, que fechou a porta para o rival em uma defesa dura de posição. Sem tempo suficiente para efetivar a ultrapassagem, Bortoleto cruzou a linha de chegada em 11º, não pontuou e adiou a disputa do título para a Itália.

Taylor Barnard venceu pela primeira vez na F3, na corrida principal da etapa da Bélgica em 2023 — Foto: Rudy Carezzevoli - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

O líder Barnard enfrentou no fim da prova a concorrência de Mansell, que chegou à zona do pódio ainda no começo da disputa. Porém, manteve a dianteira até a bandeirada na 15ª volta. A F3 retorna com sua rodada final na etapa da Itália no Circuito de Monza, em 1º e 2 de setembro

Veja também

Mais do ge