TIMES

Por Redação ge — Spielberg, Áustria


A Yamaha anunciou na manhã desta quinta-feira que decidiu suspender Maverick Viñales da etapa da Áustria da MotoGP, a 11ª prova da temporada 2021, marcada para o próximo fim de semana.

A decisão foi tomada após a equipe concluir que o piloto teria "operado a moto de forma irregular" na última corrida, na Estíria, o que poderia ter provocado danos significantes ao motor, "causando sérios riscos ao próprio piloto e a outros pilotos do grid". A Yamaha não explica em detalhes quais teriam sido as ações de Vinãles.

Na ocasião, o espanhol abandonou a prova alegando problemas elétricos que insistiam em mostrar a palavra "pitlane" no painel de sua motocicleta. A Yamaha afirmou que o piloto não será substituído na Áustria e que o futuro da parceria será analisado nos próximos dias.

Viñales: — Foto: Dorna

Confira o comunicado da Yamaha

"A Yamaha decidiu suspender Maverick Viñales da etapa da Áustria em função da inexplicável operação irregular da motocicleta durante a corrida na Estíria, no último fim de semana. A decisão da Yamaha foi tomada após uma profunda análise nos dados de telemetria nos últimos dias.

A conclusão da equipe é de que as ações do piloto poderiam ter causado dano significante ao motor da moto, o que teria causado sérios riscos ao próprio piloto e a outros pilotos do grid. Não haverá um piloto substituto no GP da Áustria. Decisões a respeito de corridas futuras serão tomadas após uma análise mais profunda da situação e conversas entre a Yamaha e o piloto"

Maverick Viñales na etapa da Estíria da MotoGP — Foto: Josef Bollwein/SEPA.Media /Getty Images

Este é só mais um capítulo de uma relação já deteriorada entre piloto e equipe, que deve ir para a Aprilia no ano que vem. Para piorar, o pai do piloto usou as redes sociais para acusar a Yamaha de sabotagem contra Viñales. O piloto não ecoou o pai, mas deixou claro que o clima entre ele e a chefia da equipe é ruim.

- Eu, com meu time, meus mecânicos, é ótimo. Outra coisa é (a relação) com os chefes da Yamaha. Mas com os meus mecânicos está tudo perfeito e sou muito grato, porque estamos fazendo tudo que podemos com o que temos em mãos - diz Maverick.

Viñales chegou na equipe em 2017 e impressionou pelas performances na primeira parte daquela temporada, vencendo três vezes naquele ano e terminando o campeonato em terceiro. Mas desde então vem sofrendo para ter um bom desempenho com a moto da Yamaha, que já fez diversas trocas na equipe de engenheiros do piloto para tentar resolver a situação.

Veja também

Mais do ge