TIMES

Por Redação ge — Berlim, Alemanha


A Fórmula E se encaminha para concluir os primeiros 50% da temporada 2022. E neste fim de semana é o aeroporto desativado de Tempelhof, patrimônio histórico e antiga base militar da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, que sediará as etapas sete e oito do campeonato com o ePrix de Berlim. Quem chega em vantagem para a prova é a equipe de "casa", Mercedes, líder do Mundial. Por outro lado, a compatriota Porsche saiu zerada de Mônaco e despencou da vice-liderança para o sexto lugar.

No sábado, 14, a classificação da 7ª etapa será transmitida pelo sportv3 a partir das 5h45 e, a corrida, no sportv2 às 10h. Já no domingo, o sportv3 exibe a classificação da 8ª etapa, que começa às 5h30 e, a prova, a partir das 10h (todos os eventos no horário de Brasília).

Pascal Wehrlein guia carro da Porsche no ePrix de Berlim da Fórmula E em 2021 — Foto: Andreas Gora/picture alliance via Getty Images

O Circuito faz parte da Fórmula E desde 2015, sediando em 2020 a grande final de seis corridas (formado adotado devido à pandemia do coronavírus, que interrompeu o campeonato) e também ocupando o último posto no calendário de 2021, que coroou o holandês Nyck de Vries como campeão.

A pista temporária se localiza no aeroporto desativado de Tempelhof, construído em 1923 e reprojetado como símbolo do Regime Nazista em 1936 pelo arquiteto Ernst Sagebiel.

Após servir como base militar, o local foi entregue aos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, integrado aos aeroportos da Força Aérea americana e utilizado, durante a Guerra Fria, como ponto de abastecimento de comida e recursos na dividida capital alemã.

Moradores de Berlim no parque do aeroporto desativado de Tempelhof, após afrouxamento de medidas da pandemia em maio de 2021 — Foto: Michele Tantussi/Getty Images

Tempelhof foi devolvido à Alemanha em 1993. Hoje o aeroporto é um patrimônio histórico do país e, para ser transformado em um dos maiores parques urbanos do mundo, com 400 hectares, foi desativado em 2008 e reaberto dois anos depois.

Local histórico

O território em que se localiza o aeroporto, uma vez o maior da Europa, foi colonizado pela Ordem dos Templários no século XIII e adquirido por uma ordem religiosa até ser vendido para Berlim. Desde 1700, passou a receber desfiles e exercícios militares, e foi posteriormente negociado para as Forças Armadas.

Tempelhof já recebeu uma pista de corrida de cavalos, serviu como cemitério para heróis de guerra, um hospital para soldados, quartéis e prisões militares nos séculos XIX e XX, quando voltou a receber desfiles e atividades militarizadas.

Oficiais nazistas observam projeto de expansão do aeroporto de Tempelhof em 1937 — Foto: Corbis

A região ainda foi o berço de um clube de futebol, o BFC Germnaia 1888. Antes da Segunda Guerra, Tempelhof recebeu um dos primeiros campos de concentração nazista, Columbia-Haus, fechado para a expansão do aeroporto.

Duas alemãs em fases diferentes

Atual líder do campeonato de construtores com 120 pontos, a Mercedes chega em vantagem para seu ePrix local. O time vem de vitória na última etapa, o ePrix de Mônaco, com Stoffel Vandoorne - e soma outro triunfo com Nyck de Vries na prova 1 da abertura do campeonato, em Diriyah.

E é o piloto belga quem também lidera o campeonato de pilotos, superando Jean-Eric Vergne, da Techeetah, com o triunfo nas ruas do principado.

Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne e Mitch Evans no pódio em Mônaco — Foto: Getty Images

Por outro lado, a Porsche, segunda equipe alemã do grid, deixou a vice-liderança que ocupava desde fevereiro na vitória de Pascal Wehrlein no México. Em Mônaco, o piloto do carro 94 liderava a prova até abandonar a disputa, com um problema no carro. Depois, André Lotterer foi atingido por Oliver Rowland - que perde três posições no grid em Berlim pelo incidente.

Com isso, a ínfima diferença de nove pontos entre as duas alemãs aumentou para 35 pontos, com a Porsche caindo do segundo para o sexto lugar.

Classificação da Fórmula E entre as equipes após seis corridas na temporada 2021/22 — Foto: Fórmula E

Campeonato segue acirrado

Vandoorne mantém a liderança com uma não tão segura vantagem de seis pontos para Vergne, vice-líder. E apenas dez pontos separam o belga do quarto colocado, Robin Frijns, com 71 pontos contra 81.

No entanto, mais pilotos entram no páreo com a pontuação dobrada da rodada dupla: o ePrix de Berlim colocará em jogo até 58 pontos, com 25 para cada vitória, três para cada pole position e mais um ponto extra para o piloto com a volta mais rápida no sábado e o de domingo.

Classificação da Fórmula E entre os pilotos após seis corridas na temporada 2021-22 — Foto: Fórmula E

Com isso, os rivais do quinto (Edoardo Mortara, com 49 pontos) até o 11º lugar (Jake Dennis, com 28) podem sair em melhor situação da etapa alemã, embora as chances sejam menores.

Já na briga entre as equipes, agora é a Techeetah quem está na cola da Mercedes, anotando 105 pontos contra 120 da atual campeã. Em seis etapas até aqui, a temporada 2022 teve cinco vencedores diferentes, representando quatro equipes: Mercedes, Venturi, Porsche e Jaguar.

Traçado

O circuito temporário de Tempelhof tem 2,4 km de extensão, dez curvas e uma zona de ativação do modo de ataque. Assim como em 2021, serão utilizadas duas configurações diferentes de pista: no sábado, os pilotos correrão no sentido convencional do traçado, anti-horário. Já no domingo, a prova seguirá o sentido oposto, horário.

Traçado do Circuito de Tempelhof, palco do ePrix de Berlim da Fórmula E — Foto: Fórmula E

Um dos principais fatores na pista de Berlim é que a composição diferenciada do asfalto, de concreto, gere uma vibração maior que o padrão - afetando a gestão dos pneus e da energia do carro. A largura da pista, uma das maiores do campeonato, também é promessa de boas disputas na etapa alemã.

Como fica o calendário

Após a rodada dupla em Berlim, restarão oito corridas para o fim do campeonato, com três rodadas duplas em Nova York, Londres e Seoul. Marrakesh, que já sediou etapas da Fórmula E em 2016, 2018, 2019 e 2020, retorna ao calendário da categoria no lugar de Vancouver, em 2 de julho. Confira, abaixo, as datas.

9) ePrix de Jakarta (Indonésia) - 4 de junho
10) ePrix de Marrakesh (Marrocos) - 2 de julho
11/12) ePrix de Nova York (EUA) 16 e 17 de julho
13/14) ePrix de Londres (Reino Unido) - 30 e 31 de julho
15/16) ePrix de Seoul (Coreia do Sul) - 13 e 14 de agosto

Lembre a última prova, em Mônaco

Stoffel Vandoorne vence etapa de Mônaco da Fórmula E

Stoffel Vandoorne vence etapa de Mônaco da Fórmula E

Mais do ge