TIMES

Por Redação ge — Imola, Itália


A primeira vitória do calouro Franco Colapinto na Fórmula 2 não poderia ser mais especial: depois de largar em segundo lugar e ainda cair para terceiro neste sábado, na corrida sprint da etapa de Imola, o jovem de 20 anos tornou-se primeiro piloto da Argentina a subir ao topo do pódio da última categoria de base a anteceder a Fórmula 1, desde sua reformulação em 2017. No geral, ele ainda foi o primeiro do país desde José María Lopez, que triunfou na antiga GP2 Series em 2005.

O piloto da MP Motorsport largou em segundo lugar e assumiu a liderança na última volta, passando o também novato Paul Aron. Zane Maloney, que começou a corrida em quinto, completou o pódio.

Dos brasileiros, Gabriel Bortoleto foi o melhor colocado e chegou em sexto lugar após largar em décimo. Já Enzo Fittipaldi abandonou após envolver-se em uma batida coletiva ainda na primeira volta.

Franco Colapinto recebe bandeirada na corrida sprint da F2 2024 em Imola — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Aron saiu do terceiro para o segundo lugar, já encostando no pole position Amaury Coordel na tentativa da ultrapassagem pela liderança. Logo atrás, um toque entre o quarto colocado Roman Stanek e Isack Hadjar, que era sétimo, fez os dois rodarem na pista e atingir outros carros.

Joshua Durksen, Dennis Hauger e Enzo Fittipaldi foram alguns dos atingidos pela colisão, antes da primeira curva, o que levou à convocação do safety car. Quem se deu bem foi Gabriel Bortoleto: pole da corrida principal de domingo, o brasileiro subiu do décimo para o sexto lugar aproveitando o incidente.

A bandeira amarela foi removida na volta 6. Aron, que assumiu a liderança antes do incidente inicial, manteve-se na ponta à frente de Cordeel. Colapinto, terceiro colocado após ser superado por Aron no começo da prova, ultrapassou o vice-líder no giro seguinte, passando a ocupar a segunda colocação.

O argentino se aproximou do rival na 15ª volta de 25, quando estavam separados por pouco mais de meio segundo. Enquanto isso, Coordel passou a ter sua última vaga do pódio ameaçada pela aproximação de Zane Maloney, que fez a ultrapassagem a duas voltas para o fim da prova.

Na última volta, a manobra decisiva para "dar o troco": Colapinto ultrapassou Aron, que chegou a destracionar na saída da curva Rivazza - facilitando a manobra do rival, por dentro. Conduzindo nos metros finais, garantiu o resultado recebendo a bandeirada em primeiro lugar.

Franco Colapinto é calouro da temporada 2024 da F2 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Bortoleto seguiu na sexta colocação depois que a prova recomeçou, mas buscando a aproximação de Oliver Bearman, de olho no quinto lugar; na 11ª volta, a diferença entre eles caiu para menos de meio segundo. Porém, estabilizou-se nos giros à frente, sem mudanças.

Resultado

Resultado da corrida sprint da F2 em Imola — Foto: F2

Veja também

Mais do ge