TIMES

Por Redação ge — Melbourne, Austrália


Apesar de perder sua vitória na corrida sprint da F2 em Melbourne, na madrugada deste sábado, após ser punido por uma colisão na largada que tirou Gabriel Bortoleto da disputa, Isack Hadjar não deixou a Austrália de mãos abanando. Ele voltou a vencer na corrida principal da prova, já no domingo (no horário local e noite de sábado, no Brasil), tendo Paul Aron e Zane Maloney completando o pódio.

Isack Hadjar venceu corrida principal da F2 2024 em Melbourne, na Austrália — Foto: Mike Owen - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Os brasileiros da categoria, porém, não saíram felizes da etapa: Bortoleto voltou a abandonar, dessa vez com problemas mecânicos. Enzo Fittipaldi, por sua vez, foi jogado para fora da pista em uma disputa pelo quinto lugar na parte final da corrida e terminou apenas em 18º por ter postergado, ainda, sua troca de pneus obrigatória.

Ao ge, Bortoleto celebra conquista da F3, explica relação com Alonso e projeta F2 2024

Ao ge, Bortoleto celebra conquista da F3, explica relação com Alonso e projeta F2 2024

Hauger defendeu a pole position à frente do segundo colocado Antonelli, que já deu o bote nas primeira curvas. O italiano, porém, sofreu com a retaliação do rival da MP Motorsport ainda na segunda volta, com a asa móvel acionada.

Quarto colocado e calçando pneus médios, Kush Maini caiu para sétimo e viu Zane Maloney passar por ele para ocupar o terceiro lugar. Roman Stanek, décimo, rodou ainda nas primeiras curvas, mas o incidente não afetou a continuidade da prova.

Bortoleto, de nono, caiu para décimo na largada. Ele ainda visitou os boxes na volta cinco e caiu para a última posição. Por sua vez, Fittipaldi, em 18º, permaneceu na posição do apagar das luzes até as primeiras voltas, quando o desgaste dos pneus supermacios acendeu o alerta nos líderes.

Maini, que caiu para a sétima colocação após a largada, recuperou-se e já era quarto na volta 6. Aí, aproveitou um erro de Maloney entre as voltas 9 e 10, para subir ao terceiro lugar e, logo depois, passar Antonelli para ocupar a vice-liderança.

O movimento foi pouco antes do safety car virtual ser acionado pelo abandono de Joshua Durksen - causado por um toque com Zak O'Sullivan. No mesmo momento, Bortoleto retornava aos boxes da Virtuosi para abandonar, e Fittipaldi, com mais ritmo, já era 12º.

A disputa foi retomada na nona volta com Maini superando Hauger e assumindo a liderança da corrida. Hauger, Antonelli e outros pilotos rumaram aos boxes para trocar os pneus supermacios; mas uma nova amarela tornou a interromper a corrida. Dessa vez, o ex-líder Hauger, que bateu na curva 6 com os pneus frios.

A corrida recomeçou na volta 17; Isack Hadjar, que era oitavo no grid inicial, aproveitou para trocar os pneus sob a bandeira amarela e subiu para o sexto lugar quando a disputa retornou. À frente dele, estava Fittipaldi, que perdeu a posição para o francês. Na 20ª, Hadjar já era quarto colocado enquanto o líder Maini abria 2s3 de vantagem sobre Juan Manuel Correa.

No 23º giro, Paul Aron começou a pressionar Fittipaldi pelo sexto lugar do brasileiro, sem espaço à frente por causa de Stanek. Enzo conseguiu passar o rival da Trident mas foi jogado para fora da pista e acabou na brita; além de despencar para nono, ele foi ultrapassado, ainda, por Miyata.

Dos líderes, Correa foi o primeiro a parar, na volta 31 de 33. Depois foi a vez de Crawford e Maini, que cederam a liderança para Hadjar. Aron e Maloney, que foram os primeiros a fazer o pit stop obrigatório, ocuparam as últimas vagas do pódio. Fittipaldi, que também postergou sua troca de pneus, visitou os boxes no penúltimo giro e acabou em 18º.

Resultado da F2 2024 em Melbourne na Austrália — Foto: F2

Veja também

Mais do ge