TIMES

Por Redação ge — Melbourne, Austrália


A corrida sprint da Fórmula 2 em Melbourne, na Austrália, terminou com quatro pilotos a menos dentre os 22 que largaram na madrugada deste sábado. Dentre eles está o brasileiro Gabriel Bortoleto, atingido por Josep Maria Martí antes mesmo dos primeiros metros da corrida. Isack Hadjar foi o primeiro na pista, mas recebeu uma punição de 10s no tempo pela colisão na largada e caiu para a sexta colocação. Assim, a vitória ficou com Roman Stanek, e o pódio foi fechado por Dennis Hauger e Kush Maini.

Incidente que tirou Gabriel Bortoleto e Josep Maria Martí da corrida sprint de Melbourne da F2 2024 — Foto: Mike Owen - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Enzo Fittipaldi, único brasileiro a permanecer na prova, teve que largar do pit lane depois de não conseguir deixar seu colchete na 18ª colocação após as luzes vermelhas. Ele cruzou a linha de chegada em 14º, fora da zona de pontuação.

Oliver Bearman disputou sua segunda etapa da F2 no ano após ausentar-se há duas semanas, na Arábia Saudita, para substituir Carlos Sainz na Ferrari no GP da F1. O britânico chegou em oitavo lugar, sendo o único piloto da Prema a pontuar depois que Andrea Kimi Antonelli, seu colega e pupilo da Mercedes, abandonou em disputa pelo pódio no meio da corrida.

Inglês Oliver Bearman fala sobre sua estreia na Fórmula 1 pela Ferrari

Inglês Oliver Bearman fala sobre sua estreia na Fórmula 1 pela Ferrari

A corrida

O safety car entrou na pista praticamente assim que as luzes se apagaram. Isso porque Josep Maria Martí, quarto colocado, ganhou uma posição mas acabou espremido por Isack Hadjar, que era terceiro.

Gabriel Bortoleto, na segunda posição, foi atingido na traseira por Martí e os dois bateram no muro da saída do pit lane no momento em que Enzo Fittipaldi se preparava para adentrar a pista. O lance será investigado após a corrida.

Sem danos, Hadjar assumiu a liderança sucedido pelo pole position Roman Stanek.

A corrida foi retomada na volta sete, e Hadjar já abriu vantagem sobre Stanek. Atrás, o pupilo da Mercedes, Kimi Antonelli, ocupava a quinta colocação tendo largado na nona, e ganhado três posições ainda no começo da prova . O italiano ainda saltou para a terceira colocação, ultrapassando Kush Maini e tomando a última vaga do pódio de Paul Aron, na volta dez.

No entanto, Antonelli rodou sozinho, arrastando Aron e Richard Verschoor consigo; Maini escapou do incidente e seguiu no terceiro lugar, posição que defendeu até as últimas voltas. O safety car retornou na volta 12 e deixou a pista na 15ª.

Paul Aron, que "sobreviveu" ao incidente nos giros anteriores, atravessou o gramado com a asa dianteira danificada no incidente com Verschoor e Antonelli. O piloto da Hitech visitou os boxes para reparar seu carro no 16º giro da prova.

Joshua Durksen acionou a terceira amarela do dia na volta 18 ao parar na brita, mas conseguiu retornar para o traçado e evitar uma nova interrupção da disputa. Hadjar, que abriu 5s sobre Stanek, venceu com tranquilidade. Já Maini perdeu o pódio na penúltima volta, ultrapassado por Dennis Hauger.

Destaque para a recuperação de Victor Martins, que largou em 21º; apareceu em 13º após o incidente que convocou o safety car na largada e, na ocasião da segunda bandeira amarela na volta 11, subiu para o oitavo lugar. O francês da ART Grand Prix terminou a prova na sétima colocação.

Resultado

Resultado da corrida sprint da F2 2024 em Melbourne — Foto: F2

Veja também

Mais do ge